Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Jambeiro 10 anos.

Denis Porto Lomba04/07/2015 15:39
Ajuda com Jambeiro 10 anos.
Olá amigos. Estou com esse Jambeiro há 2 anos e perdi a mão na condução. O tempo tá curto e as plantas acabam ficando sem a atenção devida no momento certo. Preciso saber como faço para compactar a folhagem e reconstruir a copa. Têm buracos na estrutura da copa e preciso de ajuda. Amo essa planta.

1 - Desfolhar e diminuir todos os galhos?
2 - Trocar de vaso (está há uma ano e meio nesse) e tb podar bastante (encurtar) os galhos ?
3 - ?

coloquei fotos dos quatro lados e dos "buracos" na copa.

obrigado amigos!

Gilson Reis05/07/2015 13:47
Olá Denis!

A minha sugestão seria:

1- selecionar os galhos para formação da copa, me parece que tem galhos demais se cruzando, pelo menos esta é a impressão que as fotos me passaram, pode ser que não seja bem assim;
2-podar os galhos mais curtos para estimular a ramificação e melhor preenchimento dos espaços vazios;
3-aramar os galhos e reposicionar de modo a distribuir de modo +/- igual por todos os lados, também vai ajudar a fechar os vãos existentes;
4-após aramados abaixar os 2 galhos inferiores que aparecem na primeira foto de modo preencher mais o espaço que fica do vaso até o inicio da copa;
5-talvez deixar como frente a posição da segunda foto porque tem uma certa curvatura que vai valorizar ainda mais a beleza do seu bonsai;
6-talvez trocar de vaso por um mais raso e menor, mais proporcional. Quem sabe utilizar um redondo ou oval;
7-cortar esta raíz mais alta que aparece na segunda e terceira e quarta foto;

Devem surgir mais sugestões, vamos ver o que os outros amigos do fórum pensam. O mais importante é que a sua planta parece muito saudável!! 😉 Com umas pinceladas vai ficar bem bacana!!

Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi07/07/2015 21:38
Concordo com as sugestões do Gilson, sendo que no item 6 eu colocaria por um certo tempo num recipiente maior a fim de que a recuperação de folhagem e ramificação fosse mais rápida. somente depois de atingir os objetivos voltar para o vaso de bonsai, daí sim escolhendo o vaso ideal. Abraço
Denis Porto Lomba08/07/2015 16:22
Muito obrigado amigos!

Farei isso, incluindo a mamadeira!

abs!