Acer Palmatum + Acer Rubrum + Sakura
Fala gente,
dúvidas de iniciante, tenham calma... rsrsrs
estou com 10 sementes de palmatum + 5 de rubrum + 9 de sakura e uma dúvida cruel... como plantar e garantir uma germinação ao menos rezoável?
Quanto a germinação dos acer, pelas várias "versões" que tenho lido, o básico seria:
1º deixar na água quente por 48 horas;
2º envolver as sementes em algodão ou papel toalha umedecido, não encharcado e colocar num saco plástico;
3º deixar na geladeira, verificando periodicamente a umidade e surgimento de raízes, por pelo menos 2 meses;
4º quando raízes aparecerem, plantar em pequenos vazos para mudas, manter em lugar protegido do sol mas que receba bastante luz do dia;
5º depois de um ano transferir para um recipiente de treinamento e começar a tratar como muda para bonsai.
Dúvidas:
qual a temperatura da água para a fase 1?
qual o substrato para o primeiro plantio das sementes, fase 4?
ouvi dizer que a época adequada para iniciar o processo é no final do verão para que a germinação ocorra no outono, é isso mesmo? há chance de sucesso começando agora, no final de agosto?
há alguma outra coisa importante ou mesmo errada no processo acima?
Quanto a germinação da sakura:
não sei nada, há algum processo especial?
há dormência a ser quebrada nesse tipo de semente?
há época adequada? agora seria um problema?
Grato,
Clayton
dúvidas de iniciante, tenham calma... rsrsrs
estou com 10 sementes de palmatum + 5 de rubrum + 9 de sakura e uma dúvida cruel... como plantar e garantir uma germinação ao menos rezoável?
Quanto a germinação dos acer, pelas várias "versões" que tenho lido, o básico seria:
1º deixar na água quente por 48 horas;
2º envolver as sementes em algodão ou papel toalha umedecido, não encharcado e colocar num saco plástico;
3º deixar na geladeira, verificando periodicamente a umidade e surgimento de raízes, por pelo menos 2 meses;
4º quando raízes aparecerem, plantar em pequenos vazos para mudas, manter em lugar protegido do sol mas que receba bastante luz do dia;
5º depois de um ano transferir para um recipiente de treinamento e começar a tratar como muda para bonsai.
Dúvidas:
qual a temperatura da água para a fase 1?
qual o substrato para o primeiro plantio das sementes, fase 4?
ouvi dizer que a época adequada para iniciar o processo é no final do verão para que a germinação ocorra no outono, é isso mesmo? há chance de sucesso começando agora, no final de agosto?
há alguma outra coisa importante ou mesmo errada no processo acima?
Quanto a germinação da sakura:
não sei nada, há algum processo especial?
há dormência a ser quebrada nesse tipo de semente?
há época adequada? agora seria um problema?
Grato,
Clayton