Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mini Pitanga - O que fazer?

matheus.salvador25/08/2015 22:41
Mini Pitanga - O que fazer?
Boa Noite Pessoal.

Tenho essa muda de MiniPitanga, e não sei bem que estilo fazer nela, se devo podar os galhos e deixar brotar novamente, se faço uma poda drastica, pois, os galhos estao bem distantes.

Enfim, preciso de ideias 🙂

Gilson Reis30/08/2015 20:51
Matheus

Ainda tá muito fininha. Deixa ela crescer livremente até engrossar e poder fazer algo. Neste meio tempo pode ir aramando e direcionado os galhos para não ficar com tão retos como estão hoje.

Abraço
matheus.salvador31/08/2015 13:35
Certo.
Isso que estou fazendo. Quero deixar ela crescer.

Minha maior dúvida, e se já devo fazer alguma poda agora, ou deixo quieto mesmo.

Agradeço desde já.
Gilson Reis01/09/2015 00:09
Não, deixa crescer pra engrossar!!! Quanto mais podar mais demora pra crescer.

Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi10/09/2015 17:13
Isso mesmo, deixa crescer. E cuide de retirar pequenos brotos que nascem na base do tronco. Ela gosta de fazer isso o que prejudica o engrossamento do tronco principal. No futuro uma poda drástica para formar o bonsai 100% com brotação nova. Aqueles arames ali estão de bobeira. Pode retirar. Esta parte de qualquer modo não vai ser aproveitada. Está muito longa e distante. Esta espécie não engrossa muito então não dá para pensar em fazer um bonsai alto com ela. Abraço
matheus.salvador10/09/2015 17:16
Valeuu mestre Elio.

Os arames nao estão mais mesmo, coloquei ai não sei porque exatamente...kkkkk, mas retirei em seguida.

Valeu pelas dicas.