Clayton, os ramos no tronco baixo podem até ser deixados, mas tem ramos na base da terra e muitos que nascem abaixo do nível da terra entendo como disse o joão que devem ser retirados. Mas agora pensando bem, considerando que no futuro esta base do tronco provavelmente será levantada um tanto, se o seu desejo é engrossamento da base, pode ser até que ajudariam (pode). Sobre as projeções futuras, devido a grossura de sua planta creio que se encaixam mais na primeira e última opção que você postou. Para isso já poderia fazer uma boa seleção dos galhos que formam a estrutura principal. Aquele primeiro galho mais grosso, acho difícil posicionar adequadamente, ele sai muito para cima formando uma forquilha com o tronco principal. Eu retiraria e deixaria ou outro menos grosso que tem aí para se o primeiro galho. também retiraria os mais grossos todos que estão acima, escolhendo o melhor movimento para ir deixando uma linha de tronco e galhos mais finos bem posicionados. Não tenha medo de podar pois a azaléia rebrota com muito vigor. Tenho uma que podei drasticamente há 2 anos, exatamente em setembro, deixando somente um toquinho, sem nenhum galho ou folha e agora já está assim. Reforçando há dois anos só ficou o toquinho do tronco principal. A outra foto mostra as primeiras brotações 60 dias após a poda drástica. Não tenho foto só do toquinho..rsrsrs
Novembro de 2013 - 60 dias após a poda drástica. O ângulo da foto é diferente.