Azaléias em jardineira há mais de 12 anos
Caros amigos, preciso da ajuda de vocês….tenho uma jardineira com 2 azaleias que ficou meio que abandonada por vários anos (mais de 12!), sem qualquer tipo de cuidado especial com adubação, podas, etc.
Elas se desenvolveram, mas acho que de forma muito limitada, até mesmo por falta de nutrientes ou regas adequadas.
Como sou iniciante, gostaria da ajuda de vocês sobre como proceder com elas!
Inicialmente eu só fiz uma limpeza no vaso, pois haviam muitas samambaias, com raízes que se enrolavam nos troncos das azaleias. Para ter uma idéia, eu retirei uns 5 cm de raízes em torno delas!
Eu preparei um substrato para azaleias, de acordo com várias dicas dos colegas, que li aqui no fórum.
Agora tenho dúvidas sobre como proceder, e como conduzir inicialmente as plantas.
Eu retiro da jardineira e replanto em uma bacia grande? Reduzo um pouco as raízes para caber na bacia?
Faço uma poda drástica nelas?
Vocês podem ver nas fotos que são vários troncos…. será que são uma planta só ou várias?
Bom, vou aguardar as opiniões para iniciar os trabalhos!
Obrigado!
PS.: Tenho algumas outras plantas em situação similar, que pretendo recuperar também, mas acho que vou criando tópicos específicos, se não for encher muito vocês….rs…. tenho um Junípero, dois Podocarpos, um Acer Palmatum Dissectum Rubrum, Acer Palmatum...
Foto 1 - Azaléias na jardineira

Foto 2 - Azaléia A (da direita na foto)

Foto 3 - Azaléia A - detalhe dos troncos

Foto 4 - Azaléia A - detalhe dos troncos

Foto 5 - Azaléia A - detalhe dos troncos

Foto 6 - Azaléia B (da esquerda na jardineira

Foto 7 - Azaléia B - detalhe dos troncos

Foto 8 - Azaléia B - detalhe dos troncos

Bom, acho que é isso. tenho muitas dúvidas também se são várias plantas em cada grupo ou se são individuais que tiveram brotações baixas a partir tronco enterrado....
Fico no aguardo de ajuda!!!
Obrigado.
Elas se desenvolveram, mas acho que de forma muito limitada, até mesmo por falta de nutrientes ou regas adequadas.
Como sou iniciante, gostaria da ajuda de vocês sobre como proceder com elas!
Inicialmente eu só fiz uma limpeza no vaso, pois haviam muitas samambaias, com raízes que se enrolavam nos troncos das azaleias. Para ter uma idéia, eu retirei uns 5 cm de raízes em torno delas!
Eu preparei um substrato para azaleias, de acordo com várias dicas dos colegas, que li aqui no fórum.
Agora tenho dúvidas sobre como proceder, e como conduzir inicialmente as plantas.
Eu retiro da jardineira e replanto em uma bacia grande? Reduzo um pouco as raízes para caber na bacia?
Faço uma poda drástica nelas?
Vocês podem ver nas fotos que são vários troncos…. será que são uma planta só ou várias?
Bom, vou aguardar as opiniões para iniciar os trabalhos!
Obrigado!
PS.: Tenho algumas outras plantas em situação similar, que pretendo recuperar também, mas acho que vou criando tópicos específicos, se não for encher muito vocês….rs…. tenho um Junípero, dois Podocarpos, um Acer Palmatum Dissectum Rubrum, Acer Palmatum...
Foto 1 - Azaléias na jardineira

Foto 2 - Azaléia A (da direita na foto)

Foto 3 - Azaléia A - detalhe dos troncos

Foto 4 - Azaléia A - detalhe dos troncos

Foto 5 - Azaléia A - detalhe dos troncos

Foto 6 - Azaléia B (da esquerda na jardineira

Foto 7 - Azaléia B - detalhe dos troncos

Foto 8 - Azaléia B - detalhe dos troncos

Bom, acho que é isso. tenho muitas dúvidas também se são várias plantas em cada grupo ou se são individuais que tiveram brotações baixas a partir tronco enterrado....
Fico no aguardo de ajuda!!!
Obrigado.