Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer Palmatum

Clayton26/10/2015 21:01
Acer Palmatum
Fala gente, mais uma planta, mais um pedido de ajuda...

esta planta está comigo em Sorocaba já a umas 7 semanas e, aparentemente, já se acostumou ao clima daqui... está soltando novas folhas e, mesmo eu molhando apenas uma vez por dia, nunca a encontrei com as folhas muchas...

tinha aberto o tópico abaixo para começar a tirar dúvidas pontuais sobre ela, estava planejando fazer suspense e só mostrar depois de estar pré estilizada... mas não têm jeito, achei melhor perguntar antes de mexer..

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=24759

Agora vamos a planta

geral

o lado que acho que seria a frente

o lado de traz da planta

Dúvidas:

estilo e sugestões e próximos passos...

os amigos João Pinheiro e Élio Luis Secchi já me tiraram dúvidas sobre a desfolha no tópico anterior...

pensei em:

desfolhar;
avaliar melhor a estrutura dos galhos;
eliminar os galhos que serão desnecessários para a planta futura;
e deixar a planta descansar...

Abraços
Gilson Reis31/10/2015 18:44
Olá Clayton,

A sua planta possui um bom cálibre de tronco. É melhor desfolhar primeiro para ver melhor a estrutura e poder decidir quais galhos ficam e quais devem sair. A principio não vai precisar de poda drástica. Se não tiver trabalhado nela ainda e quiser por umas fotos sem folhas fica mais fácil opinar.

Abraço
Clayton11/11/2015 18:45
Olá,

segui com a desfolha... abaixo as fotos da planta desfolhada de 4 ângulos diferentes...

Sugestões são sempre bem vindas... abraços

Gilson Reis14/11/2015 22:51
Olá Clayton,

Segue imagem do paint da minha sugestão que seria abaixar o galho da direita, retirar os dois da esquerda e o mais fino que está junto destes outros dois direcionar pra esquerda.O galho logo abaixo do local do corte do tronco seria reposicionado para ser o novo ápice. A parte de cima pode ser retirada por alporque e aproveitada para ser uma nova árvore. Com isto você conseguiria um tronco com mais conicidade e galhos mais proporcionais.

É apenas uma das várias possibilidades, Pensa bem antes de fazer qualquer coisa.
Boa sorte.

Abraço
Clayton16/11/2015 15:28
Fala Gilson

Obrigado pela idéia, acho que entendi...

A projeção do paint não está abrindo... você poderia enviar novamente, por favor....

Abraço
Gilson Reis17/11/2015 19:21