Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa Chinesa.

João Pinheiro12/11/2015 12:11
Serissa Chinesa.
Bom dia a todos os amigos do fórum 🙂

Hoje irei expor a minha serissa chinesa que comprei da família Mizuno na 41ª Exposição de bonsai no Jardim Botânico SP em Abril deste ano.

Pose ao lado da sra. Junca Mizuno.😮ops:

18/04/2015 - Escolha da Frente.

23/07/2015 - Deixei-a crescer livremente. Minutos antes da poda mais drástica.

😲 Pós poda. Disseram que eu havia exagerado, cheguei a ter receio de perde-la.

16/08/2015 - Planta respondendo com brotações. Inserção de uma micro orquídea coletada em Santa Isabel/SP em um pé de goiabeira. Peguei por notar que havia muitas delas no mesmo pé. Presa por um aramezinho de pão de forma bem suave.

12/11/2015 - Como o primeiro galho dela era de fundo (não da pra ver nas fotos anteriores) e ela apresentava poucos galhos de fundo (o que inviabiliza a remoção), deixei um primeiro galho da direita crescer livremente a fim de ganhar calibre e harmonizar o conjunto.

Detalhe da micro orquidea, que pegou 😄.

12/11/2015 - Hoje pós poda e tração do primeiro galho.

Vista aérea.

Pude constatar que é uma planta com rápido desenvolvimento e fácil modelagem! Muito gostosa de trabalhar.

As estacas podadas, pegam relativamente fácil, bastanto estar um pouco lenhosa, tirando se a maior parte das folhas (deixar de preferência as mais novas) plantada na terra mesmo.

Espero que gostem. Abraços.
João Pinheiro06/03/2016 22:10
Atualizando - 06/03/2016.

Estou deixando os dois primeiros galhos engrossarem, por isso o comprimento maior dos mesmos. Ao lado, uma muda que fiz a partir de uma das podas.

Um pouco mais de perto.

Vista aérea.

Abraços.

JP.
Paulo Andre14/04/2016 21:25
Parabéns João pela Serissa vai ficar uma beleza quando concluida, pelo pouco de conhecimento que tenho consegui ver que ela tem uma sinuosidade
de tronco bem natural, já com o galho da direita,esquerda e do fundo vai ficar uma obra de primeira.
MarcoBonsaiPoa15/04/2016 20:32
Legal sua serissa! A parte de cima dela está perfeita, já pensou em fazer um alporque e fazer duas? Trabalharia com a parte de cima próximo ao solo!
João Pinheiro19/04/2016 10:41
Oi prezado amigo MarcoBonsai!

Que felicidade vê-lo de volta ao fórum.
Aonde mais ou menos vc acha que eu deveria fazer um alporque?
Eu já pensei em diminuir a altura um pouco, mas o ápice está ficando bacana, ai fiquei com um pouco de dó rsrs.. mas gosto de ouvir os amigos.

E quando der, atualiza as suas plantas!

**

Obrigado Paulo Andre 🙂

Forte abraço,
JP
Willian20/04/2016 14:53
Não precisa fazer alporque em serissa, elas pegam muito bem, desde que tenha bastante umidade... Não perca tempo , pode e plante que certamente pegará.
Willian20/04/2016 14:53
Duplicado.
MarcoBonsaiPoa22/04/2016 06:26
Olá!
Faria acima do primeiro galho! A vantagem do alporque é conseguir um nebari diferenciado em pouco tempo!
Minhas plantas vem sobrevivendo nos últimos anos, apenas como plantas em vaso. Este ano estou conseguindo pegar com tempo, a partir da primavera deste ano, algumas já vão se aplumar! Meu dilema é vasos...kkkk precisaria de uns cem mil reais!
João Paulo Batista Lyrio12/05/2016 23:14
Rapaz, muito interessante sua condução.
Estou com uma dessas, ire acompanhar para também fazer o mesmo.
Mas, a minha irei deixá-la engrossar mais, ela está quase no calibre da sua.
Grande abraço e parabéns pela aquisição.
João Pinheiro16/05/2016 19:41
Caro MarcoBonsaiPoa, também to com o mesmo problema kkkkk
Fui na exposição e me encantei com os vasos, mas pelo preço... não cheguei nem a pegar nas mãos. Claro que valem, pelo trabalho e técnica dos artistas...
Esposa amada me deu uns 3 pequenos de aniversário hehehe 😂 😂

Meu xará João Paulo! rsrs obrigado pela sua participação!
Gosto muito da espécie. Segue foto atualizada:

15/05/2016

Peço para dar uma olhada no amigo edson0605 que faz ótimos trabalhos com aramação e ramificações em suas plantas e que podem lhe ser úteis para se inspirar:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=231894
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23074&postdays=0&postorder=asc&start=0
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=24640

Abraços,

JP.
João Paulo Batista Lyrio18/05/2016 11:48
Meu amigo, muito obrigado pela indicação.

A minha está igual a sua, estou deixando ela engrossar mais para fazer as intervenções.

Segue aí:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=232151#232151

Eu tenho essa, de folhas verdes e a outra espécie com folhas verdes e brancas.

Vou colocar a outra em outro tópico

Grande abraço.