Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pau Brasil bonsai...

Aurora21/11/2015 23:43
Pau Brasil bonsai...
Olá sou Aurora

Será que alguém já tentou fazer um bonsai de Pau Brasil?

Sou iniciante na arte mas mesmo assim me arrisquei a fazer um alporque em um Pau Brasil que tenho em um vaso graande, separei em setembro e agora está assim:

Agradeceria comentários ou broncas
SEKI - Elio Luis Secchi23/11/2015 22:40
Este tronco mais grosso está competindo com o da esquerda que tem uma forma mais interessante. Então o eu cortaria este tronco da direita bem rente ao tronco principal, contando com nova brotação mais fina ali para formar o primeiro galho. Aliás, não corta bem rente, corta com cerca de 1 cm de comprimento pois isso ajuda a brotar neste ponto, no futuro com alicate se retira o toquinho que ficou. Pau Brasil é um desafio interessante para bonsai. Ele tem tendência a formar entrenós meio longos, então a tesoura vai ter que trabalhar seguidamente. Abraço
Aurora28/11/2015 21:43
Olá Seki
Agradeço a instrução; tinha intenção de diminuir o galho da direita mas estava em dúvida de onde.
Quanto às podas das brotações, sou meio sem noção por isso vou perguntar: pode-se efetuar várias podas seguidas em curto espaço de tempo - isto é - digamos uma por mês (dependendo do desenvolvimento da planta, claro) sem prejudicar?
No caso deste alporque de Pau Brasil, quando separei em setembro, retirei todas as folhas e agora em novembro brotaram as da foto. Será que poderia pensar em cortar as pontas dos galhos já?