Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tronco Rachado

Paulo Oliveira Filho30/08/2016 10:23
Tronco Rachado
Olá pessoal, bom dia.

Estou um pouco preocupado com algumas árvores. Há uns dois anos, fiz um yamadori de um pingo de ouro e um pé de acerola. Deixei os galhos crescerem livremente, e vi que o lugar do corte, bem no topo, secou e está rachando. Isso pode ocasionar algum problema mais sério, como ir secando até a morte?

Ah, uma vez eu fiz um jim num pingo de ouro e ele rachou também 😲
João Pinheiro12/09/2016 12:08
Tudo bom amigo Paulo?

O meu pingo de ouro, também secou uma boa parte depois do yamadori, tive que realizar uma poda radical nele. Mas não morreu. A boa notícia é que não progride até secar! rs
😂
O processo para, na verdade seca a parte "morta" da planta. O uso de cicatrizantes nos locais onde a poda foi mais severa ajuda a cicatrizar e até proteger melhor nosso bonsai.
O que você pode e deve fazer é buscar tratar a madeira morta com alguma proteção.
De uma olhada neste tópico.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23731&postdays=0&postorder=asc&start=0
Normalmente não existe um padrão do melhor produto. Em geral uso a regra que escutei do Eduardo Mizuno: Se for conífera, calda sulfocálcica. Se outro tipo de planta, sempre verde e etc, outro produto como esmalte, verniz e etc.
Um abraço.
JP.