Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azaleia para minha esposa, quem me ajuda?

Wermeoson Ramos15/11/2016 15:15
Olá queridos, tudo bem com todos? Outro dia, fui a uma floricultura aqui em Curitiba com minha esposa, e pra nossa alegria, perdida no meio de um monte de plantas de galhos finos, encontramos essa azaleia aqui. Ela tem 8 milímetros de tronco e parece ter um nebari legal. Custou 18 "Temers".

Estou com dúvidas sobre quais galhos devo tirar; será que vcs podem dar algumas sugestões?

Vc verão nas fotos um galho, no que me parece ser o lado de trás (decisão tomada com base no nebari), que daria profundidade para a planta está muito quebrado. Talvez o melhor seja retirá-lo. Há uma brotação saindo logo abaixo do galho quebrado; pensei usá-la para repor este galho, caso os amigos considerem uma boa ideia. No mais, aguardo a ajuda dos nobres colegas.

Pensei neste lado para a frente da árvore, o que vcs acha (não consigo redimencionar esta primeira foto de modo nenhum)

A foto a seguir é o lado esquerdo em relação a primeira foto.

Este é a parte de trás em relação à primeira foto

Abaixo o lado direito em relação à primeira foto. Aqui vcs verão o galho quebrado.

O rachado está bem na base do galho, ao seu lado esquerdo. Essa seta indica a brotação que disse que talvez possa ser usada para repor este galho, caso ele seja necessário para este projeto. Na 7ª foto dá pra vê-los bem de outro ângulo.

Acho que é isso. Aguardo a preciosa ajuda dos amigos e boa noite a todos.
Sergio Batalini16/11/2016 16:57

Boa tarde!
Tomando esta foto como frente, se minha fosse, retiraria o galho quebrado que é este junto aos brotos, certo? Isso iria abrir uma linha para a visualização do tronco, os brotos novos tb saem, será preciso muitos anos para ficarem compatíveis com o resto, não vale a pena.
Isto feito, escolha 3 ou quatro galhos da mesma espessura e em posições distintas. faça uma poda drástica, reduzindo a altura deles para uns 20cm apenas. Os de fora ligeiramente mais curtos que os de dentro da planta, para facilitar a triangulação futura para um hokidashi. . Esta é uma possibilidade, aproveitando a profusão de galhos, ou tb poderá escolher apenas um deles e trabalhar com a intenção de um moyogi...

Espero ter ajudado.

Um forte abraço.
Wermeoson Ramos17/11/2016 10:09
Sergio Batalini escreveu:

Boa tarde!
Tomando esta foto como frente, se minha fosse, retiraria o galho quebrado que é este junto aos brotos, certo? Isso iria abrir uma linha para a visualização do tronco, os brotos novos tb saem, será preciso muitos anos para ficarem compatíveis com o resto, não vale a pena.
Isto feito, escolha 3 ou quatro galhos da mesma espessura e em posições distintas. faça uma poda drástica, reduzindo a altura deles para uns 20cm apenas. Os de fora ligeiramente mais curtos que os de dentro da planta, para facilitar a triangulação futura para um hokidashi. . Esta é uma possibilidade, aproveitando a profusão de galhos, ou tb poderá escolher apenas um deles e trabalhar com a intenção de um moyogi...

Espero ter ajudado.

Um forte abraço.

Olá Sérgio, tudo bem brother?

Claro que foi de grande ajuda. Desde que a comprei pensei encaminhar ou para troncos múltiplos ou um hokidashi.

Sérgio, pelas fotos, vc arriscaria quais galhos deveria ficar?

Abraços
Sergio Batalini17/11/2016 14:19
Boa tarde!
Como ainda esta no torrão original, está né??? vc pode limpar esse tronco e ir descendo até achar as raízes grossas, que vão formar o nebare, procure com um hashi ( palito, espetinho, chave de fenda...) Com esse procedimento vc vai ganhar alguns cm de tronco, acredito que tem um tronco enterrado aí...depois de descobrir e escovar o tronco e o nebare, vc escolhe os galhos em função das raizes...A intenção é escolher como frente a posição em que o nebare e o tronco forem mais largos. O nebare aparente, o tronco baixo e os galhos em posições radiais fornecerão os itens para um hokidashi ou múltiplos troncos que tb é bem legal e parecido. No hokidashi vc trabalha uma copa com todos os galhos. Múltiplos troncos, cada tronco tem sua copa individual, mas armonizando com o conjunto, como se fosse uma floresta...
Wermeoson Ramos17/11/2016 17:02
Sérgio... comecei a limpar o tronco como vc sugeriu, mas parei. Tem muita, mas muita raiz capilar logo na superfície. Usando o hashi estou ferindo muitos destas raízes capilares. Dei um jato de água por cima, mas ouvi falar que nunca se deve lavar as raízes de uma azaleia. Cerca de 1 cm abaixo da primeira foto encontrei um raiz grossa, cerca de

Decidi parar e esperar sua orientação. Veja as fotos

http://imgur.com/kaYj6Z2.jpghttp://imgur.com/sOaqHUp.jpghttp://imgur.com/ml9l1G6.jpghttp://imgur.com/VOBUEKs.jpg
Sergio Batalini19/11/2016 11:53
Não abriu as fotos;....
🙁
João Paulo Batista Lyrio22/11/2016 21:21
Dando uma força ao amigo.

Wermeoson Ramos23/11/2016 11:29
Faaala Jõao Paulo, muito obrigado pela ajuda.

Vi que não havia aparecido a foto, tentei corrigir, mas como não consegui, deixei de lado.

Obrigado mesmo.