Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Colheita de Vágem(Flamboyant)

bs_freitas29/03/2006 16:07
Colheita de Vágem(Flamboyant)
Ae galera,

Queria saber qual a melhor época pra a colheita da vágem do flamboyant?estou em dúvida se é quando ela está verde ou seca. 😉
Cnarita29/03/2006 18:03
BS_FREITAS,

Recomendo retirar as sementes somente depois de secas! Aí você vai ter certeza de que estão maduras e secas naturalmente...

Cnarita
bs_freitas29/03/2006 21:08
Cnatira,

Valeu pela ajuda cara,é que aqui na cidade os flamboyants estão xeios de vágem,agora é só esperar.

P.s Queria saber também qual a melhor técnica para a germinação das sementes do flamboyant . 😉
Cnarita30/03/2006 21:30
bs_freitas,

Eu, particularmente, não faço nada... enterro e esqueço...

Alguns germinam em questão de dias, mas a maioria demora, demora...

Alguns germinam só no ano seguinte quando o tegumento que envolve a semente começar a apodrecer...

Assim, algumas pessoas recomendar romper a casca mecanicamente... raspando no cimento..., lixando..., colocando em água..., em água quente..., martelando..., raspando com uma faca..., etc...

Aquelas empresas que vendem sementes fazem com ácido... com produtos químicos...

Se tiver uma boa quantidade de sementes em mãos tente as várias opções... você irá descobrir o melhor jeito...

Só com a experiência para descobrir o seu jeito...

Procure na internet que irá encontrar um farto material à respeito... não necessariamente com sementes de Flamboyants...

Já em ensinaram a tacar fogo nas sementes envoltas de jornal...

Cada um tem a sua dica...

Cnarita
bs_freitas31/03/2006 06:19
Cnarita,

mais uma vez o brigado pela atenção 😉 ,pesquisei e encontrei um módulo bastante interessante,o postei lá na área de "materias",achei praticamete tudo o que precisava nele. 😉 se quiser dar uma olhada está como, "Tudo sobre GErminação e Dormência de Sementes" 🙄 .
Ivanil Pimentel Vieira03/04/2006 20:19
Olá bs_freitas,

É isso aí jóvem! Pediu ajuda e aparece prestando serviços...vou visitar
teu Tópico!
Parabéns!

Ivanil
Ivanil Pimentel Vieira03/04/2006 20:20
Olá bs_freitas,

É isso aí jóvem! Pediu ajuda e aparece prestando serviços...vou visitar
teu Tópico!
Parabéns!

Ivanil
bs_freitas03/04/2006 21:42
Ivanil,

^^Faço o que posso para ajudar a mim e a todos!valeu pela força!
Liza20/04/2006 16:55
Olá Amigos, tudo bem?

Cnarita, para germinar as semenste voce costuma usar qual tipo de substrato?

Seria interessante colocar em areia umida (pura) ou seria melhor colocar em alguma mistura de terra, areia, etc?

Obrigada,
Cnarita20/04/2006 18:51
Liza,

Nada em especial! Húmus de minhoca ou muita matéria orgânica decomposta + terra + areia grossa! É só! Para qualquer planta! É o básico para começar...

Depois, com o tempo, vá pesquisando...

Algumas espécies gostam mais de solos pobres...

Outras, de solos ácidos...

Outras, tanto faz a acidez...

Árvores que dão em beiras de rios gostam de solos úmidos...

Algumas gostam de solos encharcados...

Etc...

Cnarita
Ivanil Pimentel Vieira20/04/2006 19:01
Olá Liza,
Olá a todos!

Perguntei a um amigo que trabalhava na produção de plantas, partindo de sementes, qual a maneira de proceder quando deparamos com as de
casca dura.Me falou que colocava as sementes num recipiente bem refor-
çado junto ao fogo, e que seria como esquentar água para chimarrão. An
tes de ferver retira-se do fogo e as sementes permanecem ai por 24 hs.
Me falou que colocava o dedo até que podia aguentar sem queimar é claro
Ainda não testei, mas estão comigo algumas sementes duras que semana
vindoura farei o teste.

Abraços,

Ivanil
Claudio Fellini20/04/2006 19:54
Amigos,

Ano passado plantei muitas sementes de Flamboyant e fiz o seguinte:

Depois de colher as vagens secas, com uma leve torção elas se abriram e as sementes estavam lá, todas soltas.
Dei uma leve raspada na casca, só para quebrar o brilho, na ponta mais fina, deixei elas na água da noite pro dia.
No dia seguinte todas elas estavam bem maiores "inchadas", plantei na areia pura, para poder separá-las mais facilmente.
Nasceram todas e foram tantas que acabei plantanto de tudo que foi jeito, na pedra, na madeira, na bandeija, em vaso fundo, bosques de 3, 5 ,7, 9, 21, no chão, de dupla, sozinha etc etc, dei de presentes para amigos e aí vai, não joguei nenhuma fora, não tive coragem.
As primeiras nasceram em 5 dias, as últimas em até 15 dias, mas foram todas, mesmo as "defeituosas", plantei em algum lugar.

Espero que ajude a minha experiência.

Abraços