Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

kakemono

alvaro de castro sousa04/04/2006 16:11
kakemono
Ola amigos,
gostaria que me desem informaçoes sebre esta arte, pois pretendo praticala.
1- qual e o material usado para fazer os desenhos;
2- em qual material se faz;
3- quais sao os desenhos epecificos para cada estilo.

por enquanto e so com forme vanhao as respostas podem vir + duvudas.
desde ja obrigado.
Illex26/10/2006 00:08
Re: kakemono
Olá Amigos,

Estou subindo este tópico do Alvaro, pois não havia nenhuma resposta, e outra coisa, é incrivelmente pertinente ao Bonsai este assunto. Gostaria muito de saber também as respostas para as perguntas do amigo:

1- Qual e o material usado para fazer os desenhos?
2- Em qual material se faz?
3- Quais sao os desenhos epecificos para cada estilo?

Se puderem responder ficaremos muito gratos amigos. T+.

Abraços:

Illex
duprat16/11/2006 02:59
Bem não sei se há alguma especificidade nos trabalhos que acompanham bonsais mas já vi diversas pinturas chinesas e japonesas tradicionais neste formato. Os trabalhos a que me refiro foram feitos com aguada de nanquim sobre papel de arroz ou sobre seda. Suporte muito fino e delicado colado sobre um papel ou tecido mais grosso. Quanto ao estilo não sei se existe alguma especificidade relacionada a árvore a ser acompanhada. Gostaria também de saber. Mas me parece que fica de muito bom gosto seguir o estilo tradicional – com aguadas simples, leves e diretas, grandes áreas vazias ocupadas somente por uma tensão visual.
Veja por exemplo este belo e famoso trabalho de Sesshu Toyo. Ficaria bom perto de qualquer bonsai não acha?
duprat16/11/2006 15:58
Minha intuição não está tão ruim assim.
Encontrei uma matéria aqui no site do Atelier do Bonsai mesmo que esclarece todas estas questões e mais algumas. Procure “como expor seu bonsai” em http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html