Aroeira
de Bem23/12/2004 16:38
Aroeira
bergson23/12/2004 21:22
André,
É realmente uma aroeira vermelha, também chamada de aroeira ou aroeira-mansa, pertence a família das anacardiáceas (mesma do caju), nome científico: Schinus terebinthifolius, sua origem está no Brasil (em especial na mata atlântica), atinge até 08 metros de altura, e pode ser propagada por estaquia de galhos e por sementes. Seu destaque é a folha serrilhada, com uma textura levemente crespa. As vezes a árvore Nim é confundida com aroeira, no entanto a textura da folha é macia. A aroeira é também usada com fins medicinais. Uma outra forma de propagação é através dos pássaros que diseminam suas sementes pela ingestão dos frutos, sua flor é especialmente apreciada pelas abelhas nativas. Ela possue um crescimento relativamente rápido, quando em solo fértil e bem irrigado.
Espero ter ajudado
[]s
bergson
de Bem24/12/2004 05:45
Ajudou bastantes Bergson, Obrigado !! 😄
Cláudio C. Ratto27/12/2004 07:48
bergson escreveu:
André,
É realmente uma aroeira vermelha, também chamada de aroeira ou aroeira-mansa, pertence a família das anacardiáceas (mesma do caju), nome científico: Schinus terebinthifolius, sua origem está no Brasil (em especial na mata atlântica), atinge até 08 metros de altura, e pode ser propagada por estaquia de galhos e por sementes. Seu destaque é a folha serrilhada, com uma textura levemente crespa. As vezes a árvore Nim é confundida com aroeira, no entanto a textura da folha é macia. A aroeira é também usada com fins medicinais. Uma outra forma de propagação é através dos pássaros que diseminam suas sementes pela ingestão dos frutos, sua flor é especialmente apreciada pelas abelhas nativas. Ela possue um crescimento relativamente rápido, quando em solo fértil e bem irrigado.
Espero ter ajudado
[]s
bergson
Bergson,
Só para completar a sua descrição da espécie.........A mesma recebe esse nome de epíteto "terebinthifolius" por causa da terebentina que ela produz. Pessoas com sensibilidade a esta resina, os vapores provocam irritações nas mucosas oculares e respiratórias.
[]s
bergson27/12/2004 08:46
Claudio,
Agradeço a informação, vou juntar as que tenho. É por isso que é bom este fórum, nos formamos uma grande corrente, um sempre ajuda o outro. Não só para complementar, mas quando necessário corrigir.
[]s
obrigado pela atenção.
bergson
Felipe Frango Zappala29/12/2004 13:49
Gente, vocês tem certeza de que se trata de Aroeira vermelha???
[]'s
Mário A G Leal29/12/2004 14:15
Aroeira
Felipe, ela também é conhecida por aroeira pimenteira.
Felipe Frango Zappala escreveu:
Gente, vocês tem certeza de que se trata de Aroeira vermelha???
[]'s
Felipe Frango Zappala29/12/2004 15:20
OK Mário, é que por aqui essa espécie é abundante...
Na minha lembrança as folhas eram de uma textura aveludada...
Abraços.
Lando29/12/2004 15:40
Pessoal,
Já ouvi falar em aroeira vermelha, aroeira branca e aroeira da praia. Será que existe mais alguma? Não sei identificar bem essa espécie, mas aqui na minha região, as aroeiras têm o pecíolo avermelhado, e o pessoal as chamam de aroeira vermelha; elas têm cachos de flores muito pequenas e exalam forte perfume; como o Bergson falou, são frequentemente visitadas por abelhas nativas (também chamadas indígenas - me amarro!) e etc. (já falaram tudo!). No exemplar do de Bem, o peciolo é verde.
Quais são as características que as distinguem entre si?
Taí mais uma espécie que podemos destrinchar melhor suas características, como no exemplo "ficus e ficus" e "caliandras e caliandras". Vamos pesquisar pessoal!!!
Vou fotografá-la e postar aqui.
Um abraço,
Orlando (Lando)
nickyfury30/12/2004 08:42
aroeira
a aroeira pimenteira tem esse nome por causa dos frutinhos vermelhos que emite, em cachos, e que são utilizados para produzir um condimento, quando as sementes estão secas, adicionado a temperos, principalmente pimenta do reino, colorau e outros. não é tão ardida mas o gosto é interessante. um colega aqui em Brasilia disse que a condução dos galhos é manhosa, vez que não aceita bem a aramação. as vezes o galho morre sem dar sinais de fragilidade. oportunamente postarei foto de uma arvore adulta, carregada de frutinhas, que tem proximo a minha casa. um abraço.
Lando30/12/2004 12:26
Fala, pessoal!
Fotografei hoje uma aroeira que é corriqueira aqui na região. Reparem que tanto o aspecto da folhagem (brilho, textura e formato), como a cor dos caules e pecíolos são diferentes da postada pelo de Bem:
Aqui com mais detalhes:
Qual será esta espécie?
Até mais,
Orlando (Lando)
sergiofilipi30/12/2004 13:12
LANDO NÃO DEU PARA VER A IMAGEM.
FILIPI
Felipe Frango Zappala30/12/2004 13:23
Realmente essa é a espécie comum aqui.
Abraços.
Lando31/12/2004 10:49
Oi, Filipi!
Pode ser problema de conexão...
Até mais,
Orlando (Lando)
nickyfury03/01/2005 21:44
aroeira
Orlando, fotografei uma aroeira pimenta que cresce em uma oficina proximo de minha casa. não sei se a imagem ficou boa. coletei várias sementes, que germinaram e estão em fase de crescimento. crescem rápido, e desenvolvem-se muito bem. um colega disse que não servem para bonsai, vez que perdem galhos com facilidade. não explicou porque isso ocorre. vou tentar assim mesmo.
algumas mudas, inclusive, aramei para ver no que vai dar. um abraço.
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21946&pid=370983&size=3
essa arvore, tem varios troncos partindo do solo que se unem e abrem galhos para todos os lados. tem aproximadamente uns cinco metros de altura.
de Bem03/01/2005 23:02
Re: aroeira
nickyfury escreveu:
Orlando, fotografei uma aroeira pimenta que cresce em uma oficina proximo de minha casa. não sei se a imagem ficou boa. coletei várias sementes, que germinaram e estão em fase de crescimento. crescem rápido, e desenvolvem-se muito bem. um colega disse que não servem para bonsai, vez que perdem galhos com facilidade. não explicou porque isso ocorre. vou tentar assim mesmo.
algumas mudas, inclusive, aramei para ver no que vai dar. um abraço.
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21946&pid=370983&size=3
essa arvore, tem varios troncos partindo do solo que se unem e abrem galhos para todos os lados. tem aproximadamente uns cinco metros de altura.
Cara,
Sensacional !! Dá pra fazer uns 75 alporques nessa árvore !!!!
A aroeira que possuo, aquela a qual eu postei a foto, realmente apresenta um crescimento vigoroso de galhos, contudo realmente alguns bons morrem inexplicavelmente. Estou tentando mantê-la naquele formato, mas se não der, acabo optando por um hokidachi. Tenho uma outra, menor e mais antiga, provavelmente originária de um velho gallho, que estou alporquiando há 1 mê e meio. Acho que já está botando raízes. Nenhum frutificou até agora.
Lando05/01/2005 11:47
Nickyfury,
As aroeiras daqui também dão frutinhos vermelhos como o exemplar que você fotografou. Aliás, elas se parecem demais!
Tem um lugar aqui que tem uma árvore de aroeira velha abeça - percebe-se pela casca e pelo tronco robusto!!
Numa breve oportunidade fotografarei-a.
Um abraço,
Orlando (Lando)
bergson05/01/2005 13:59
A fotos que estão anexadas são referentes a mesma aroeira vermelha, nativa da mata atlântica.
[]s
bergson