taffarel25/12/2004 18:08
SOLO ?!?!
O SOLO DE UM BONSAI TEM QUE ESTAR SEMPRE
ÚMIDO, BEM ÚMIDO,,,,,OU MAIS SECO !?!?
OBRIGADO
Antonio Castro25/12/2004 18:39
Olá taffarel
😲
Citação:
ÚMIDO, BEM ÚMIDO,,,,,OU MAIS SECO !?!? 😕 😲
Húmido Quanto Baste, não demasiado húmido por irá apodrecer as raizes e não seco por as matará.
já tens alguns bonsai companheiro 🙂, se ainda tens dificuldade utiliza a técnica de pau de "espetada", para poderes analisar como está de humidade, por vezes os solos não são de boa drenagem e criam bolsas que retêm a humidade, pode parecer que drena bem mas não.
Deve-se regar quando a camada superficial está aparentemente seca mas no interior ainda não deve estar, contudo por vezes deixa-se secar um pouco mais no interior, mas para possibilitar a oxigenação da raizes.
O facto de regar e verificarmos que ela está a sair pelo buraco de drenagem não quer dizer que esteja efectivamente a atingir o solo na sua totalidade pode ser um canal, mais tarde até pelo peso se nota como ele está de água.
Eu adquiri uma Vareta para analizar a húmidade e devias de ver os niveis diferentes, embora afastados apenas 3 ou 4 cm num vaso profundo.
Abraço,
Castro
taffarel25/12/2004 23:59
Solo
Explica melhor esse metodo ?!?!
Antonio Castro escreveu:
Olá taffarel
😲
Citação:
ÚMIDO, BEM ÚMIDO,,,,,OU MAIS SECO !?!? 😕 😲
Húmido Quanto Baste, não demasiado húmido por irá apodrecer as raizes e não seco por as matará.
já tens alguns bonsai companheiro 🙂, se ainda tens dificuldade utiliza a técnica de pau de "espetada", para poderes analisar como está de humidade, por vezes os solos não são de boa drenagem e criam bolsas que retêm a humidade, pode parecer que drena bem mas não.
Deve-se regar quando a camada superficial está aparentemente seca mas no interior ainda não deve estar, contudo por vezes deixa-se secar um pouco mais no interior, mas para possibilitar a oxigenação da raizes.
O facto de regar e verificarmos que ela está a sair pelo buraco de drenagem não quer dizer que esteja efectivamente a atingir o solo na sua totalidade pode ser um canal, mais tarde até pelo peso se nota como ele está de água.
Eu adquiri uma Vareta para analizar a húmidade e devias de ver os niveis diferentes, embora afastados apenas 3 ou 4 cm num vaso profundo.
Abraço,
Castro
Antonio Castro26/12/2004 13:33
Qual o de "Pauzinho de espetada" 🙂 ??
Consiste em espetar no solo um "Pau de Espetada", tipo palitos compridos que se usam no churrasco 🙄 🙂 😄 .
Deve aguardar + ou - 20min, para depois quando se retirar poder ver como está de humidade na parte que esteve enterrada.
Uma vez concluido este tempo pode permanecer sempre no vaso e já não é necessário esperar sempre que queiras ver como ele está.
Convém no entanto ser substituido de tempos em tempos, devido a estar sempre exposto á húmidade é uma porta para aparecimento de fungos.
Após algum tempo de utilização vai tentando adivinhar como está ele de acordo com indicios que o solo apresente, vai chegar uma altura em que já estamos mais á vontade e acertamos mais vezes....era isso que querias saber 😄 ??
Abraço,
Castro
Mário A G Leal26/12/2004 20:06
Controle interessante
Caro Antonio Castro, é a primeira vez que ouço falar sobre este método para conferir a umidade no interior do vaso. Sempre aprendendo! Muito interessante e ...eficaz!
Valeu a dica.
Antonio Castro27/12/2004 11:51
Olá ...
Essa técnica eu ainda uso nas espécies mais dificeis, cujo solo ainda é aquele mais prático para o seu transporte comercial 😠 (argila chinesa) .
Não é de minha autoria, aparece reproduzida em muitos livros de Bonsai....de qualquer modo fiquei contente por ter podido ajudar 😄
Abraço,
Castro