Hitokiri26/12/2004 21:13
1º Bonsai, iniciante
Olá a todos, sempre admirei muito a arte do bonsai mais infelizmente nunca tive tempo, pra tal dedicação, por causa de estudo e trabalho, agora que tudo esta mais estavel, tenho tempo pra cuidar, sendo assim queria muito a ajuda de todos vcs pessoas a qual ja tem um conhecimento muito bom, estou querendo começar por um desses 2 em 1º Jaboticabeira e em 2º Azaléia o quem sabe até os dois juntos, so que meu conhecimento e um pouco fraco, apesar de ja ter lido muito, e queria uma ajuda pra pode planta, estou querendo planta em janeiro, pra ficar como uma dedicação a minha faculdade...... aqui em casa tenho uma Jaboticabeira que sempre tem bons frutos e ja tem elas aqui uns 20 anos ou + queria pode pega a muda a partir dela..... quanto ao Métodos de Propagação, ou como plantar, poderia me ajudar, indicando algum metodo pra iniciante de tudo...... agradeço desde já a atenção de todos e desculpe por perguntas tão bobas e que realmente eu não sei quase nd..... um abraço pra todos e obrigado desde já
Mário A G Leal27/12/2004 17:00
Ajuda
Vamos começar pela jaboticaba. O método de propagação ideal é por semente, principalmente, porque você está começando e queremos, todos, que você acerte desde o começo. No período que a jabuticabeira produzir os frutos, apanhe algumas jabuticabas bem maduras, aquelas que passaram um pouco do ponto de chupar. Retire a semente e plante. Faça uma caixa de madeira ou use uma bacia plástica que você possa plantar de 30 a 50 sementes, outra opção é comprar vasinhos individuais com 10 cms de boca, plástico que custam alguns centavos, neste caso você plantará uma semente por vaso. Pode usar a terra que de onde está o pé da jabuticabeira; se ela está bem o solo é bom! Para melhorar um pouco esta terra use uma quantidade de areia grossa (Esta usada em construção) para melhorar a drenagem na seguinte proporção:
60% será de terra
40% de areia grossa.
Outra opção para o solo é você ir até uma loja de jardinagem e comprar um ou dois sacos de substratato (Não é caro); este um preparado ideal para sementeiras, isento de outras outras sementes ou fungos pois é tratado para esta finalidade. Coloque as semente com distância de 10 cms uma das outras e cubra com a terra deixando as sementes uns 3mm abaixo do nível do solo claro, no caso de você usar um recepiente grande. Mantenha úmida a terra...sempre. Se você fizer corretamente, dentro de 10 a 20 dias começarão a nascer os seus futuros bonsai.
Quando acontecer, informe-nos que vamos, todos, orientando na terra ideal para aquele momento, adubação, etc.
Nota, o período de frutificação já passou, Novembro - Dezembro mas, algumas árvores quando bem tratadas produzem fora de época. Se for o caso...
Mão a obra.