taffarel27/12/2004 18:12
Depois de usar o enraizador !?
Peguei uma muda, usei o enraizador, e agora,
sei que tenho que deixar mais ou menos uns
15 dias a planta em meia sombra, como
fica a rega, normal?
Tepois de quanto tempo posso aduba-la!?
Obrigado....
Sergivaldo27/12/2004 21:46
Olá Taffarel,
A planta só irá necessitar de adubação quando estiver com as raízes totalmente recuperadas. Lembre-se que sem raízes a planta não tem como absorver os nutrientes do solo.
Um sinal de que as raízes estão começando a se recuperar é o surgimento de novas brotações.
Assim sendo, recomendaria o seguinte:
- Primeiro, aguarde a brotação das folhas;
- Segundo, coloque a planta (já recuperada) para tomar sol (local definitivo);
- Terceiro, certifique-se de que a planta realmente "pegou" (continua a brotar) e, se desejar acelerar seu crescimento, inicie a adubação.
Um abração,
Sergivaldo
taffarel28/12/2004 13:40
Sergivaldo escreveu:
Olá Taffarel,
A planta só irá necessitar de adubação quando estiver com as raízes totalmente recuperadas. Lembre-se que sem raízes a planta não tem como absorver os nutrientes do solo.
Um sinal de que as raízes estão começando a se recuperar é o surgimento de novas brotações.
Assim sendo, recomendaria o seguinte:
- Primeiro, aguarde a brotação das folhas;
- Segundo, coloque a planta (já recuperada) para tomar sol (local definitivo);
- Terceiro, certifique-se de que a planta realmente "pegou" (continua a brotar) e, se desejar acelerar seu crescimento, inicie a adubação.
Um abração,
Sergivaldo
A minha muda não retirei nenhuma folha e galho,
está como eu peguei. Tenho que retirar algumas folhas
e galhos para ela melhor desenvolver !?! por que !!?
Muito obrigado pela ajuda
Sergivaldo29/12/2004 06:48
Taffarel,
Normalmente, as plantas replantadas recebem um novo substrato que, teóricamente, contem nutrientes suficientes para sustentar a planta por um bom período. Nesse caso, a adubação só se faz necessária pelo motivo que expus na mensagem anterior: para acelerar o crescimento da planta.
Considerando que trata-se de uma muda já bem desenvolvida, convém apenas você esperar que a planta recomece a brotar para iniciar uma adubação, tendo o cuidado para não exagerar na dosagem.
Um abração,
Sergivaldo
Felipe Frango Zappala29/12/2004 13:27
Tafarrel,
Deixe por uns 20 dias, use enraizador 2 vezes na semana, mantenha as regas de acordo com a umidade do substrato...
É 90% certo de que sua muda vá em frente.
Abração
castor05/01/2005 13:21
Algumas espécies demoram mais para recuperar-se, qual planta é a sua ?
Castor