Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

E pra quem gosta de Fícus...

12
flaviano storani09/04/2006 19:45
E pra quem gosta de Fícus...
Seguindo uma matéria enviada pelo Pedro, pesquisei mais sobre o Sidiao, vejam só...

A árvore em questão...

esimulando a brotação de raízes aéreas, típicas no fícus.

A planta em 1998.

As marcações...

A planta em 2004.

E é aí q vc pensa: Um dia ainda vou ter um assim...rs.
Cnarita09/04/2006 20:05
Flaviano,

Realmente...

Já conhecia esta técnica de tubos! Na verdade é mais para proteger as raízes e impedir que ela se funde logo no tronco! A idéia é levar as raízes mais para longe acentuando o efeito das raízes aéreas...

Se não me engano foi feito o mesmo com a figueira que tem no Jardim Botânico do Rio( ou São Paulo)! No caso foi usado varas de bambus grossos e ocos! Depois que as raízes chegaram ao solo engrossaram e estouraram as varas de bambu! Com o tempo, a árvore envelhecida, dá a impressão que são vários troncos...

obrigado,

Cnarita
darkaso09/04/2006 20:45
Flaviano,

também conhecia a matéria mas nunca vi um ficus tão denso como este.

Cnarita,

é no ibirapuera, não. Muito antigo. Dizem que foi um chinês que fez.

T+
flaviano storani09/04/2006 21:08
Eh verdade, soh quis enfatizar a maneira com q ele utilizou a técnica, tinha visto algo parecido em um site espanhol, mas com pequenas mudas, ele usava canudos, achei legal.
Quis enfatizar na verdade a ramificação deste maravilhoso exemplar do Sidiao.
Valeu galera.
Rodrigo Bitú13/04/2006 09:36
😲 😲 😲 😲 Nossa!!!!!!!!!!!

Tou aqui babando!!! Impressionado com a ramificação desse ficus!!! 😈 😈

Meu sonho! 😮ops: 😮ops: Será que um dia os meus chegam lá???rs 😮ops:

Abraços,
Rodrigo Bitú
Adriano Rodrigo do Valle13/04/2006 16:31
😲 😲 😲 QUE BELO TRABALHO!!!!!!!

AINDA MAIS COM UM EXEMPLAR TÃO ESPESSO, FABULOSO, GRANDIOSSO, ESTOU ATÉ SEM PALAVRAS PARA DESCREVER ESTÁ MARAVILHA DE FICUS...

EU TB NUNCA TIVE O PRAZER DE VISUALIZAR UM FICUS TÃO BEM EXTRUTURADO COMO ESTE.

VALEU FLAVIANO PELA MATÉRIA.

ABRAÇOS.

ADRIANO.
Rodrigo Bitú13/04/2006 17:38
Mas afinal, o que são todas essas marcações na penúltima foto???

Abraços,
Rodrigo Bitú
flaviano storani15/04/2006 03:35
Fala Rodrigo, creio eu que sejam definições realizadas pelo autor com relação a futuras podas e brotações, se vc comparar vai perceber que a brotação segue a marcação dos pontos em cor laranja.
Valeu veio.
Willian30/04/2006 01:33
Alguém sabe me informar onde está essa matéria comentada no tópico?
Leonardo30/04/2006 03:06
nossa... UM DIA VOU TER UM DESSES 😄 ^^

Pessoal... alguem sabe dizer que subspécie de ficus é esta no caso???

Seria uma FIGUEIRA neh? esta tecnica fica legal em outras espécies??

vleww 😉
darkaso03/05/2006 21:34
Leonardo,

esta técnica dará certo em outras espécies que possuem a característica de soltar raízes no tronco como o fícus. Outras diferentes seria necessário um cuidado especial como colocar enraizador nos tubos, mas não ficaria muito natural, pois essa característica é de muito poucas plantas na natureza.

T+
alvaro de castro sousa23/05/2006 16:46
re
flaviano,
😲 😲 😲 😲 😲 que coisas lindaaaaaaaa!!!
to enprecionado com esse ficus e maravilhoso, obrigado pela postagem.
Cláudio José Teixeira27/08/2006 19:41
Olá,

Estou com dúvidas, manter as raízes nos tubos seriam para afastá-las do caule? E depois, como poderia ser feito? Ou melhor o que fazer com as raízes depois que estourarem o tubo?

Pessoal, achei ao ficus fantástico, mas realmente não entendi os tubos???

Se alguém puder me dar uma lûz, agradeço.

Abraços,

Cláudio.
darkaso27/08/2006 21:49
Cláudio,

os tubos fazem o fícus aumentar a saída de raízes aéreas. Elas vão mais rápido ao solo e engrossam mais rápido. Depois normalmente se amarra umas tiras envolta das raízes e elas se juntam ao tronco, formando um tronco mais interessante.

T+
Cláudio José Teixeira28/08/2006 07:45
Valeu Darkaso,

Eu estava suspeitando disso, como não havia nenhuma foto com o posicionamento das raízes junto ao caule, fiquei na dúvida.

Obrigado,

Abraços,

Cláudio.
samuelhw29/04/2007 12:53
Que legal!!
Nossa adorei essa materia, porém não entende o proceso, gostaria, se algeum puder que me enviasse a materia detahada ou entuam me explicasse.
ate
mziede26/05/2007 15:33
nao consigo ver as fotos...
fabianoscosta01/06/2007 19:53
nem eu... 😢
mziede02/06/2007 10:17
Alguem pode nos ajudar !!!!!!
Por favor eu adoro ficus !!!!
[ 😲
fabianoscosta02/06/2007 12:14
Amigos, realmente é impressionante este ficus.

Mas eu em minha humilde ignorância, não vejo grande diferença desde a 1a foto, do tronco, a não ser de seu engrossamento natural pelo tempo.

Será q não falta uma foto do ANTES, e depois vem estas do DEPOIS???
É lógico que aí está um processo, mas fotos do MEIO, creio que tbém estão faltando, ficando difícil a compreensão por completo.

Vc poderia nos dar a fonte desta matéria?

Gostei muito e fiquei muito curioso por um passo-a-passo completo, quem sabe alguém sabe de outro site que tenha o mesmo processo tvz até com outra planta...

Grande abraço e obrigado,
Fabiano
flaviano storani16/06/2007 01:33
Fabiano, segue o endereço, lá vc pode visualisar excelentes exemplares, além de alguns "passo a passo". Ajudam bastante.
Pode ver tbm as ferramentas que ele usa, o resultado é coisa de outro planeta.
Sem contar que o Sidiao é uma fera.
Dê uma vasculhada, vale a pena.
Espero ter ajudado.

Att.

Flaviano.

http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://sidiao.myweb.hinet.net/photo_e_8.htm&sa=X&oi=translate&resnum=4&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dsidiao%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4ADBS_pt-BRBR225BR225
mziede16/06/2007 13:22
Ele plantou mudas no alto da planta é isso ou eu to enganado !!!!!
flaviano storani17/06/2007 00:07
Prezado mziede, ele esta realizando a técnica de alporquia, aproveitando partes (galhos) para a obtenção de novas mudas, quanto aos tubos, estes são utilizados para levarem as raízes aéreas (típicas do Fícus) até o solo, acelerando assim seu crescimento que posteriormente serão unificadas ao tronco principal causando um belo efeito. Note nos Fícus que vemos facilmente pelas ruas, não tem esta aparência?
Pois esta é a idéia.
Espero ter ajudado.

Abraços.
Flaviano.
Cláudio José Teixeira17/06/2007 16:22
Olá a todos,

Grande Flaviano, como vai? Como estão suas mudas e seus projetos?

Em relação a esta matéria eu gostaria de ressaltar que parece que neste site os trabalhos em ficus são feitos na variedade microcarpa, uma que não é muito comum por aqui. O retusa também responde muito bem a esta técnica, já o benjamina responde, mas não na mesma velocidade de soltura de raízes aéreas. Alguém já tentou em outras variedades?

Abraços,

Cláudio.
flaviano storani17/06/2007 16:43
Cláudio!!!
Como estão as coisas meu amigo?
Também concordo com sua colocação, eles utilizam o microcarpa em quase todas as experiências, tenho uma mudinha aqui, e ainda falta muito...rs
Bem, o sonho continua, perseverando, estudando e pricipalmente acreditando. E vc rapaz?!?
Como estão suas plantas?
Deixarei meu tel (novo) em uma MP para colocarmos o papo em dia.
Grande abraço amigo.
Flaviano.
12