Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sistema de irrigação c/ timer

sergiofilipi29/12/2004 14:46
Sistema de irrigação c/ timer
Pessoall...

Uma contribuição pros colegas bonsaistas que passaram pelas mesmas dificuldades no trato de seus bonsai durante as viagens.

Aí estão as fotos do sistema de irrigação automático e de baixíssimo custo, ideia do amigo Olavo aqui de SP , ele colocou nos outros fórum, então reolvi postar aqui tambem para ajudar a quem se interessar.

A idéia é ajudar os colegas que como eu, vão viajar agora no final do ano e ficariam preocupados com a água dos seus bonsai... e grana é claro...

Relação do material ...

Timer mecânico: R$15,80 na Irka - Rua Vitória 346 – Sta Efigenia

Timer

Válvula solenóide de máquina de lavar : Ou válvula retentora de saída como os técnicos chamam.

Válvula da Brastemp antiga é mais barata R$6,00 na Rua Glete entre o nr 700 e 800 tem várias lojas.

Pra instalar tem uma seta no sentido em que passa a água.
Comprar as conexões hidráulicas necessárias a rede Hidráulica (luvas, veda roscas, abraçadeiras etc...
É só colocar um fio paralelo (ou dois pólos) ligacos nos dois conectores metálico da válvula e com uma tomada na outra ponta e ligada no Timer .

Válvula

Mangueira ou encanamento preto flexível: Rolo de 50 Mt na C&C R$16,50

Mangueira

Micro-aspersor: Nas lojas próximo ao CEAGESP (uma das travessas da Dr Gastão Vidigal , acho que é na Rua Heliópoilis ou uma próxima R$0,50 cada mais R$0,25 cada vedação azul.
Existem vários tipos de aspersores, os que estou usando e achei melhor são estes com a tampinha verde e um outro com tampinha laranja.

A diferença entre os dois é que o laranja solta um spray mais fino que o verde

Pra colocar a vedação tem que furar a mangueira com uma broca de 7 mm, encaixar a vedação e depois o aspersor...
Se vazar é pq a vedação rasgou, é bom comprar umas a mais!

Micro asperssor

CAPSA - R. Aroaba , 391 - Vila Leopoldina - 3831-6348
A rua começa num dos lados do CEASA, na Av Dr
Gastão Vidigal.

Como os endereços são todos aqui de SP Aí vai o link do fabricante pra se conseguir um representante mais próximo e descrição dos aspersores. Os demais materiais acha-se com mais facilidade.

www.agrojet.com.br

Tem um modelo, acho que com a vasão de 6L/h creio ser mais adequado pra ficar os 15 minutos ligado.

A programação do Timer é muito simples...

Ajuste na seta a hora local
Abaixe 1 pino no horário em que vc queira que a rega seja feita (no meu caso coloquei 15 min. As 9:30hs e mais 15 min. As 15:30hs,
Cada pininho preto abaixado corresponde a 15 minutos do mecanismo ligado ou tempo da rega.

Programação

O timer gira durante as 24:00 hs e toda hora que passar por um pino abaixado ficará ligado os 15min, 30min, 45min, 1:00hr ou mais... De acordo com a quantidade de pinos abaixados
15 min. Já é mais que suficiente!

Agora é só colocar a mangueira sobre os vasos a um distância entre 1 e 1 ½ mt.

Colocar um aspersor na mangueira a cada 1 metro (isso tb depende da distância entre o vaso e o aspersor) Cada aspersor tem capacidade de regar 1,3 m² +/-

Pra ligar a água...

Note se não vaza NADA, pois estamos mexendo com água e eletricidade!!!!!

Pra vedar bem a mangueira na válvula foi preciso colocar veda-roscas no bico da válvula antes de colocar a mangueira e apertar bem a abraçadeira na mangueira!!! (vedou bem na primeira)

É muito bom colocar a válvula na saída de uma torneira pra poder regular a quantidade de água que vai pra mangueira pois a válvula abre totalmente e se vc tiver muita pressão na água e o seu sistema for pequeno e com poucas saídas de aspersores pode arrancar os mesmos da mangueira (apesar de serem bem resistentes a isso)

Agora as plantas vão estar sempre molhadas nos horários escolhidos, todos os dias e não vou incomodar ninguém, pedindo pra fazer o serviço enquanto estou fora.

Molha muito bem!!!!

Pra tampar o final da mangueira e como não achei nda pronto pra isso, fiz como costumo ver em chácaras, dobrei e coloquei um arame pra segurar bem dobrado. Funciona!

Contras do sistema:

O timer mecânico fica ligado no mínimo 15 min. Acho que o ideal seria entre 7 e 10 min (gasta água a mais) Mas pode ser resolvido se colocar um timer digital com mais recursos (R$35,00 no mesmo endereço. Só que, se acabar a luz perde a programação)

Vai ficar aquelas mangueiras pretas encima ( FEIO mas tem um ótimo benefício e até conforto)

Estou dando uma ótima receita e que me ajudou muito!
MAS...

NÃO me responsabilizo por tentativas frustradas, erros ou acidentes de ninguém!!!!

Boa Sorte!!!

Desculpem por usar tanto espaço no fórum
SFILIPI
Sergivaldo01/01/2005 11:16
Olá Sergio,

Muito bom mesmo, este sistema de irrigação. O Olavo está sempre nos presenciando com tópicos muitíssimos úteis.

Esse tipo de micro-aspersores eu ainda não conhecia e achei muito legal. Vou ver se consigo compra´-los.

Um abração,

Sergivaldo
bergson02/01/2005 04:40
Gente,

Idéia fantástica!!!! Útil, prática, fácil e de baixo custo. Quanto ao aspecto feio, é fácil de resolver, é suficiente utilizar braçadeiras metálicas para segurar a instalação. Cabe a cada um usar a imaginação.
A cada dia nosso fórum mostra para que veio. Pessoas interessadas em desenvolver e facilitar o cultivo de bonsai e desprendidas de vaidades, que não se furtam em dividir com todos soluções inteligentes.

Abraços em todos!!!

bergson