sementes da cidade do Rio de Janeiro
Cláudio José Teixeira15/04/2006 21:21
sementes da cidade do Rio de Janeiro
Todos os anos, nos últimos 5 anos, eu realizo um ritual iniciático em minha cidade nos meses de maio e junho. Acordo de madrugada e me dirijo a lugares sem um planejamento prévio, coloco uns sacos plásticos na pochete e saio a cata de todas as sementes que encontro. Coleto tantas, que muito mais da metade sequer são plantadas. Pois bem, se alguma alma gêmea no bonsai em outros estados, ou até países, também possui hábitos semelhantes por favor entrem em contato, no mínimo poderemos trocar o excedente da coleta.
Cnarita15/04/2006 21:57
Cláudio,
Achei eu era o único "maluco" a fazer isto...
Nunca disse nada a respeito de "vergonha" dos meus hábitos... Mas depois de você ter "confessado" estou também me abrindo... Afinal já são dois... Deve aparecer mais...
Coleto não só sementes, mas mudinhas, estacas, folhas, flores, fotos, pedras, areias, gravetos, toras, informações, dicas, endereços, cartões, vasilhas, vasos, etc...
Quando estou em crise de falta de vasos (nunca comprei um vaso...) vou ao cemitério! Lá sempre uma monte de vasos vazios jogados fora! É só pedir que eles dão de graça... (Acho que estou realmente maluco, né! Quanta decadência...)
Não só entre maio e junho, mas o ano inteiro...
Não só em minha cidade, mas a qualquer lugar que vou...
Quando viajo a passeio ou a serviço sempre trago novidades...
Também tenho hábito de carregar saquinhos plásticos...
Além dos saquinhos também carrego sempre uma tesoura de poda para coleta de estacas, vagens, flores, folhas, etc...
No meu carro sempre tem um kit coleta: saquinhos, tesoura, garrafa com água, papel toalha, etc...
Quando pego uma muda ou estaca envolvo em uma papel toalha, umedeço e coloco num saquinho... É prático...
Acho que sou "cleptomaníaco" das plantas... (cuidado com as suas plantinhas, pessoal)
Será que estou doido?
Cláudio, não ando de madrugada, mas acho que o meu caso é bem pior que o seu...
Será que tem cura?
Obrigado,
Cnarita
Cláudio José Teixeira15/04/2006 22:44
Realmente estou aliviado, eu já quis estaquiar algumas árvores no aterro do flamengo,principalmente uns "ficus" diferentes e maravilhosos que vi por lá. Andar com ferramentas pelos parques da zona sul da cidade é perigoso, pois com certeza algum guarda municipal irá te abordar. Uma vez parei para coletar favas de anjico numa calçada de um condomínio da Barra e os seguranças ficaram nervosos comigo.
O lance do cemitério é meio esquisito, porém válido
No mais valeu saber que pessoas fazem coisas parecidas mesmo partindo de pontos tão diferentes, um abraço.
leandro Spagiari16/04/2006 01:20
Olá pessoal,
minha esposa que vai ficar aliviada de saber que não sou o único,
ela já estava achando que eu era doente, o pior é que estou passando para ela, ás vezes eu não vejo algo e ela me mostra uma planta,
isto deve ser neurose,
cnarita, eu levo um kit na mochila quando vou para o serviço de madrugada, ando um bom pedaço à pé, sempre se acha algo.
abraços.
Ivanil Pimentel Vieira16/04/2006 17:13
Olá a todos,
Gente!!!
Não estou criticando não...estou admirado da infinidade de maneiras de
se conseguir sementes e plantas para coleções de Bonsai.
Até agora só retirei uma plantinha de uma repreza que estava subindo
o nivel d´agua e iria morrer afogada.
Como trabalhei durante 12 anos como chefe de escoteiros, o Grupo leva
va mudinhas para serem plantadas no local do acampamento.E ainda não
perdi o costume.
Ainda procuro defender a natureza, mas não sou contra o meio de se au
mentar nossas coleções.Quem retira uma planta do seu habitat natural é
porque irá dar um atendimento todo especial para a plantinha.Com ape-
nas uma estaca poderão ser conseguidas muitas outras.Com uma semen-
te então...
Cnarita,
Vasos de cemitério! eu ainda não tinha conhecimento desta prática.
Tenho visto serem descartados depois de finados e limpeza.Mas se forem
doados e para uma boa intenção, por que não...
Leandro,
Você só tinha me falado de gostar de pescaria e nunca me contou da pro
cedência de algumas de tuas plantas.Vá em frente; mas me mande algu
mas sementes de tempos em tempos.
Distante 30 km daqui existe a maior quantidade de araucárias do mundo,são dos indios Kaingangues e Guaranys.Não! eu não vou praticar,
não; os indios daqui ainda atiram flechas na gente! 😂
O Fórum do Mário é demais!!!
A gente brincando se entende né!
Abraços a todos,
Ivanil
Cnarita16/04/2006 17:48
Ivanil,
É! É desespero de causa... A pobreza nos ensina a ser criativos...
Pelos menos destes vasos pretos de plásticos e vasos de barros nunca precisei comprar... Uma semana depois do Dia das Mães, do Dia dos Pais e Finados procure a Administração dos Cemitérios...
Aprendi muita coisa neste fórum! Agora é a minha vez de compartilhar o que aprendi na vida...
Abraços,
Cnarita
Ivanil Pimentel Vieira16/04/2006 19:02
Cnarita,
Continue a aprender e a compartilhar com a gente!
Mesmo com (pobreza) e tudo mais..
Não da, para não ser Feliz!
Ivanil
-------
_ Ao formar-nos, a natureza tem seus caprichos, ela nos faz observar di-
versas inclinações.(Moliève)
darkaso16/04/2006 20:07
Amigos,
faço um pouco diferente, vejo quando estou andando de ônibus alguma árvore interessante e depois volto lá para catar.
T+
MARCIA PEREIRA DA SILVA17/04/2006 22:21
Que bom saber que a gente que certos habitos se repetem mundo afora.., eu tb tenho a mania de pegar sementes por onde vejo, e quando não consigo coletar deixo todo mundo a minha volta louco de tanto perturbar e pedir ajuda... mas o melhor e que os meus colegas de trabalho agora quando encontram alguma coisa pelo caminho já sabem o endereço certo e volta e meia sempre ganho um presentinho.
Ta bom da gente começar a trocar sementes e espalhar esta energia
Abs
Marcia
Claudio Fellini17/04/2006 22:44
Também não fico atrás, ando com Kit no carro e quando tem passeio em fazenda, já estou com as malas prontas.
Minha sacada está tão cheia de plantas, que já virou ponto de visitação.
Neste final de semana uma vizinha me deu uma Renda Portuguesa, linda linda, não sei nem onde coloco, por enquanto está ocupando o lugar do sofá.
Churrasco na sacada.... nunca mais!!!!!
Alguém já subiu em árvore de 15 mts para pegar uma "mudinha"??? o louco aqui subiu, aquele ficus lá do forum que o amigo Illex desenhou, o tal de "gameleira".
Abraços
ANDRADE18/04/2006 12:30
OLA AMIGOS
EU TAMBEM TENHO ESTE ABITO
SOU CHAMADO PELOS MEUS AMIGOS DE ZE DO MATO
MAIS ISSO NÃO ME IMPORTA O QUE IMPORTA É QUE TODO BONSAITA TEM ESTE ESPIRITO
,POIU SEMPRE SOBRA ALGUMA MUDA PARA PLANTAR EM UM BARRANCO OU BEIRA DE RIO E ISTO EÉ Q IMPORTA
ABRAÇÇOS A TODOS
Rafael C R Freire13/12/2008 21:24
sementes/vagens de calliandra e flamboyant
No Aterro do Flamengo, proximo ao museu da Carmen Miranda tem um monte de calliandras (brevipes?) que estão com flores e vagens, hoje mesmo fui lá.
Um lugar que é bom para pegar sementes de flamboyant é o mirante do parque Izac Rabin em Botafogo, perto do Rio Plaza Shopping (antigo off-price), mas não sei se no momento há sementes lá.
um abraço
Rafael C R Freire
Ivanil Pimentel Vieira14/12/2008 19:37
Rafael,
que pena o Rio de janeiro estar muito longe de minha cidade, bom ,não só por esse motivo.
Qual é a cor da caliandra que vc postou?É que estou a procura da branca...
Ivanil
Rafael C R Freire16/12/2008 10:17
Essa calliandra tem flor rosa, com a base branca.
MiguelSM06/03/2009 14:46
Bah, achei que eu era o único louco,
as vezes prefiro ir de apé para um lugar longe, apesar de ter como ir de carro ou carona, só para repassar as arvores ver se não há nada de interessante.
Quanto a vasos de cemiterio, esses dias passei em frente a um aqui na minha cidade e vi uma pilha de vasos de plástico pretos indo para o lixo, sei que não são ideiais para bonsai, mas acho que seriam úteis para fazer mudas e treinamento.
Abraço!