Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tamboril

Sergivaldo02/01/2005 10:36
Tamboril
Olá Pessoal,

Tenho algumas sementes de Tamboril (Enterolobium contortisiliquum) para distribuir.

Um abração,

Sergivaldo
Cnarita11/02/2006 20:53
Cansei de plantar tamboril, vulgo orelha de macaco, nunca consegui que germinassem!
Sabe qual é o segredo?
A árvore é linda!

cnarita@zipmail.com.br
Sergivaldo12/02/2006 01:14
Cnarita escreveu:
Cansei de plantar tamboril, vulgo orelha de macaco, nunca consegui que germinassem!
Sabe qual é o segredo?
A árvore é linda!

cnarita@zipmail.com.br

Olá "Cnazita"

Embora tenha disponibilizado as sementes do Tamboril, não cheguei a fazer semeadura das mesmas.

Creio que uma escarificação mecânica, quer seja através do uso de lixas, limas ou mesmo ralando-as sobre uma superferfície áspera, facilitaria a penetração da água no interior dessas sementes e, conseqüentemente, as levaria à germinação.

Isto é apenas uma opinião.

Um grande abraço,

Sergivaldo
Centenaro15/02/2006 02:22
Olá, tbm existe jeitos mais faceis de fazer a qebra da dormencia,
basta botar as sementes encima de um jornal e tocar fogo no jornal, o fogo qebra a dormencia facil, tbm da para se ferver as sementes, eu so nao sei o tempo exato q ela tenq fika na agua fervendo.

Mas o jeito mais eficiente e raspar, cortar ou excarificar uma ponta da semente, so tenqe ter o cuidado de nao rasparnem cortar a parte q esta o embrião.
Cnarita20/02/2006 20:49
Centenaro,

Fiz o que você sugeriu! Peguei as últimas sementes da estação do Tamboril enrolei num jornal e taquei fogo! É uma folha de jornal só, né?
Plantei, se nascer te conto!

Juro pra você, faz mais de sete anos que tento conseguir mudas daquele tamboril! Tava até achando que a árvore fosse estéril! Como não tem outras por perto achei que a auto-fecundação fosse produzir sementes estéreis! Todos os anos pegava um monte de vagens, tirava as sementes, às centenas, e plantava! Achava que pelo menos uma iria vingar!

obrigado,

Cnarita
Cnarita20/02/2006 21:02
Sergivaldo,

Desculpe-me! Só agora que me toquei! Não devia ter tecido aqueles comentários a respeito do tamboril! Falei tanto mal das sementes que acho que ninguém se interessou! Mill desculpas, sinceramente não era o meu intento! Apenas queria saber como fazer para que elas germinassem!
Sou apaixonado pelo tamboril! É uma beleza de árvore! É quase uma obsessão conseguir uma muda!

É decepcionante oferecer e ninguém se interessar, não? Acho que devíamos fazer uma trabalho de divulgação das nossas árvores nativas! O pessoal fica muito apegado a espécies tradicionais (exóticas)! Há outras alternativas, tão belas como as coníferas! Se o pessoal conhecesse mais as nossas árvores acho que se interessariam mais em cultivá-las!

Abraços,

Cnarita
darkaso20/02/2006 21:38
Cnarita,

concordo plenamente com você e tenho certeza que o colega Sergivaldo também, de que nossa nativas também são muito interessantes. Mas também devo concordar com você que estava depondo contra o coitado do tamboril. não se preocupe. Se tudo der certo te mando uma que já está brotando. já saíram duas, vou torcer para que vinguem.
Sergivaldo21/02/2006 20:42
Cnarita escreveu:
Sergivaldo,

Desculpe-me! Só agora que me toquei! Não devia ter tecido aqueles comentários a respeito do tamboril! Falei tanto mal das sementes que acho que ninguém se interessou! Mill desculpas, sinceramente não era o meu intento! Apenas queria saber como fazer para que elas germinassem!
Sou apaixonado pelo tamboril! É uma beleza de árvore! É quase uma obsessão conseguir uma muda!

É decepcionante oferecer e ninguém se interessar, não? Acho que devíamos fazer uma trabalho de divulgação das nossas árvores nativas! O pessoal fica muito apegado a espécies tradicionais (exóticas)! Há outras alternativas, tão belas como as coníferas! Se o pessoal conhecesse mais as nossas árvores acho que se interessariam mais em cultivá-las!

Abraços,

Cnarita

Oi Cnarita,

Cá estamos novamente... 😂 😂 😂

Não há de que pedir desculpas. Como você bem falou, o Tamboril é uma árvore belíssima e tenho certeza absoluta de que o grande perdedor não fui eu. Seria uma opção a mais no cultivo do bonsai ou, no mínimo, uma árvore a mais na natureza.

Naquele momento era o que eu podia oferecer. Parto do princípio que, se cada um de nós colocássemos em disponibilidade as sementes que tivéssemos sobrando, todos sairiam ganhando.

Tenho lido suas postagens e o parabenizo pelas inúmeras doações de sementes, de variadas espécies, que vocêt em feito. Assim como você, também sou um grande apaixonado pelas espécies nativas, aliás, este tema já venho perseguindo há algum tempo... 😂 😂 😂

Um abração,

Sergivaldo
Cnarita21/02/2006 21:50
Segivaldo, Darkaso,

Sinto-me aliviado que vocês tenham me entendido...

Darkaso,

Muito obrigado pela oferta, mas eu quero as mudas da minha árvore...
É quase uma relação doentia que desenvolvi com aquela árvore da pracinha...

É pura obsessão! Durante anos ela me negou... agora só quero dela...

Se você conseguir mais sementes, não me importa quando (pode ser no ano que vem), eu aceito... mas eu quero semeá-las e vê-las nascer...

Como te disse no outro tópico: é como ter um filho...

Obrigado, aos dois pela compreeensão...

Abraços,

Cnarita