Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Vaso de cimento feito por mim

Cláudio José Teixeira06/05/2006 22:11
Vaso de cimento feito por mim
Olá pessoal.

Como já mensionei anteriormente, sou simpático à ligas de cimento como material de vasos e outros acessórios para bonsai, tenho feito alguns testes e no momento cheguei a este vaso, feito à mão e sem molde. Gotaria então que os amigos me dessem opiniões e dicas de como melhorar este produto.
Abraços à todos.

Cnarita06/05/2006 22:22
Cláudio,

Parece madeira entalhada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Se você não mostrasse o interior juraria que era madeira entalhada...

Dá a receita (da liga, das quantidades de ingredientes, etc...)!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Inclusive do acabamento (pintura, polimento, brilho, verniz, efeitos especiais, estrias, veios com imitação de madeira, etc...)

Você é uma artista.........

Foi o melhor vaso "feito por mim" que já apareceu recentemente...

Como conseguiu sem molde????????????????????????

Podia fotografar as diversas seqüências e por num álbum...

Vasos custam tão caro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cnarita
Lúcio Manoel Picanço06/05/2006 22:29
Claudio,
Fantástico mesmo. Muito bonito.
Como conseguiu?!
Você está de parabéns,é um artista.
Um forte abraço
Lúcio
Cláudio José Teixeira06/05/2006 22:57
Meus amigos.

Fiquei empolgado com os elogios, vou investir mais nesta produção. Amanhã é domingo, se alguma loja estiver aberta, vou comprar cimento e farei outros. Com isto tirarei fotos em seqüencia e falarei de todo o procedimento, material...
Valeu mesmo.
Abraços,
Cláudio.
Fabio Cristiano06/05/2006 23:47
Parabéns artista Claudio!!!!! 😄 😄 😄

Belo Vaso hein!!!!

Abraços,,

Fábio Cristiano
thierri07/05/2006 01:32
Claudio, meus parabens!
Muito belo esse seu vaso!

assim que puder nos fale os procedimentos detalhados de como faze-lo!

Abraço
bs_freitas07/05/2006 01:37
Muito interessante,

Eis que surge uma nova técnica de modelagem de Vasos! 😲
Cláudio C. Ratto07/05/2006 10:01
Muito bom mesmo xará, você está de parabéns !

Um abraço,
Angela Fernandes07/05/2006 12:51
Oi Cláudio José !!!!! 😂 😂 😂

Parabéns !!!!! Lindo o vaso !!!!!! 😄 😄 😄

Você vai longe !!!! Agora nos diga.... foi feito através de ocagem ????

Gostei muitíssimo e quero ver mais ainda quando eu voltar.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Rodrigo-RS07/05/2006 13:08
Cláudio José Teixeira

ficou muito bonito!!! com a dificuldade de encontrar vasos eu tb acabei me aventurando em fazer vasos de cimento,... o resultado é bom,...
vc fez o molde com areia fina?

valeu!!
darkaso07/05/2006 19:41
Cláudio,

vou esperar sua evolução do vaso, ficou bom mesmo. Gosto de fazer os meus também, e acho que copiar uns de vez em quando é bom para abrir o leque, então manda aí pra gente.

T+
Cláudio José Teixeira07/05/2006 20:07
Olá novamente pessoal.

Fiquei muito feliz com os elogios, agradeço a todos a gentileza. Infelizmente amanheceu chovendo muito por aqui, queria eu ter feito um vaso neste domingo e compartilhar com os amigos através de fotos, passo à passo todos os procedimentos. Tudo bem, ficou para o próximo final de semana.
Cnarita, não houve uma intenção de imitar madeira, a cor e a textura vieram do material que misturei com o cimento, foi uma papa de terra preta e argila peneiradas junto com o cimento.
Ângela, o que seria uma ocagem? Se for o que estou pensando, não foi "ocagem", foi na mão mesmo.
Rodrigo, não usei moldes, foi no olho e na mão. Um dia no futuro, acho que usarei moldes, vai deixar mais preciso o trabalho.
A todos obrigado.
Claudio.
Elio09/05/2006 20:32
Olá Claudio!

Faço coro com os demais........................ficou 10!!!
Você está intimado a colocar um passo a passo e com as instruções .................detalhadas, se não vc é um homem morto!!!!

brincadeira, cara............................mas ficou uma maravilha!

Abraço
PINO10/05/2006 12:21
tchê loco, ficou muito bom...
ia até postar os que eu fiz, mas agora vou esperar as fotos e tentar melhorar os meus 😄
Mário A G Leal10/05/2006 13:07
Cláudio, parabéns! É sempre uma nova oportunidade aos nossos amigos cada novo trabalho. Quando fizer o passo-a-passo, por favor, coloque no Fórum FAÇA VOCÊ MESMO.
Grande abraço.
Cláudio José Teixeira11/05/2006 01:07
Olá amigos,

Estou muito motivado com tantos elogios, o que começou como curiosidade, está se transformando em algo mais sério, estou até pesquisando em livros e procurando amigos que trabalham com este material, para tentar melhorar cada vez mais este produto. Com certeza também conto com a participação de todos aqui no fórum para avançar tanto na parte técnica, como também na artística.
Mário, aqui no Rio está chovendo muito esta semana, assim que o tempo melhorar estarei documentando em fotos e trazendo para todos, será um prazer. Estou atento, usarei o fórum que me recomendaste.
Abraços a todos,
Cláudio.
nickyfury12/05/2006 23:52
vasos
Claudio, seu trabalho nessa modelagem com cimento ficou ótimo. Mas para além do que opinaram os colegas, principalmente os que pedem receita, creio que voce fará bem em guardar esse segredo e explorar comercialmente seu trabalho.
Mesmo porque, atualmente em nosso país, temos visto o mercado dos produtores de vasos de qualidade para bonsai aumentar dia-a-dia, o que só engrandece ainda mais nossas possibilidades de adquirirmos material bom para nossas plantas.
A título de exemplo temos: Izumi, Sami, Jorge Ribas, Sergio Onodera, Mizuno, Rock Junior e a Artplay. Esta última, aliás, fabrica ainda suiban, para peijing. Temos ainda o material de primeirissima importado pelo Colega Fernando Magalhaes, da Bonsai Morro Velho (Tokoname).
Creio que com o seu trabalho, poderemos ter mais um excelente artesão na arte de confeccionar vasos maravilhosos para nossos bonsai.
Parabens e boa sorte!
Espero poder adquirir peças do seu trabalho.
toffanetto13/05/2006 10:55
Pensei em fazer um vazo de pedra cortada, ou caco de pedra, retalho de granito, unidos por parafuso e argamassa. Acho que vai dar certo.

Adorei o vazo principalmente o fato de ter sido feito no olho, acho que esses trabalhos LIVRES mostram a grandiosidade da alma contida no ser humano que os problemas do dia a dia, mesmo insistindo cruelmente, não conseguem demolir.

Como diria Decimus Máximus Merídias, " o que fazemos em vida ecoa na eternidade "

Portanto, Claudio, continue fazendo o eco de seu trabalho reverberar pela eternidade.

Grande abraço.
Cláudio José Teixeira14/05/2006 14:56
Olá Nickyfury.

É verdade Niky, um amiga minha falou a mesma coisa, realmente do ponto de vista comercial seria bom guardar o segredo, quem sabe poderia até ganhar algum vendendo uns vasinhos. Por outro lado, tive observando tópicos aqui no fórum sobre o assunto, vi que todo o segredo
já foi abordado por outros amigos. O único diferencial é a parte manual da coisa, ou seja, aquela que é mais difícil de passar para alguém.
Bem, tentarei dar as dicas, afinal participação é meu objetivo primário neste espaço, sem expor o fator individual do trabalho.
Valeu Nicky, essa visão tenho que treinar na minha vida.
Abraços, Cláudio.

Olá Toffaneto,

Agradeço os elogios, trabalho manual, fator diferencial... Esse é o meu intuito em tudo relacionado com bonsai. Daí minha visão diferente em alguns tópicos neste fórum.
Vasos de pedra, lages e outros. Temos muito ainda para conversar no futuro.
Abraços,
Cláudio.
Angela Fernandes14/05/2006 16:51
Querido Cláudio !!!!!! 😂 😂 😂

A feitura de vasos requer muita aproximação com a modelagem, algo extremamante difícil...

Fiz curso com o mestre SAMI, só que não tenho habilidade para tanto. Parabenizo-o pela disponibilidade.

Sobre o método de ocagem, acho que no passo a passo há uma matéria super interessante do nosso mediador LANDO sobre ocagem. Ele é fera nesta arte.............

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Cláudio José Teixeira14/05/2006 17:27
Fala aí Ângela,

Quando você falou sobre ocagem, realmente eu não conhecia. Contudo, viajando sobre outros tópicos aqui no fórum acabei descobrindo do que se trata. Vou te falar, é bem mais simples do que meu método, esse negócio de ficar modelando a parede do vaso com cimento não é mole. O cimento tem uma consistência diferente da argila, se a umidade da massa não estiver legal, fica desabando o tempo todo. Tem ainda o problema da secagem, ela não é uniforme, o bloco fica suando o tempo todo, fico secando com jornal para seguir com o trabalho.
Bem, estou falando mal mas na verdade acho muito legal, acabei de produzir outro agora a tarde, se alguma alma bondosa me emprestar
uma máquina digital, posto fotos ainda hoje.
Valeu Ângela,
Abraços, Cláudio.
Elio13/06/2006 19:00
Olá Claudio!

O amigo havia se disposto a nos passar as dicas. O Mário até sugeriu vc colocar no Passo-a-Passo!
Podemos aguardar?
Abraço