Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

HELP....AJUDA COM JASMIM !!!!!!

taffarel08/01/2005 22:12
HELP....AJUDA COM JASMIM !!!!!!
ACHO QUE PODEI DEMAIS MEU JASMIM,
E AGORA, ACHO QUE ESTÁ MORRENDO, POIS
CAIU TODAS AS FOLHAS DELE, E NÃO ESTÁ VINDO
NENHUMA FOLHA NOVA,,,
O QUE ESTÁ ACONTECENDO, SERÁ QUE ESTÁ
MORRENDO !?!?!?

O QUE DEVO FAZER AGORA !??!

POR FAVOR ME AJUDEMMMM...!!!!

MUITO OBRIGADOOOOO
Mário A G Leal08/01/2005 22:52
Re: HELP....AJUDA COM JASMIM !!!!!!
Taffarel, você está falando de poda de raízes? Conte o que foi feito? Faz quanto tempo?

taffarel escreveu:
ACHO QUE PODEI DEMAIS MEU JASMIM,
E AGORA, ACHO QUE ESTÁ MORRENDO, POIS
CAIU TODAS AS FOLHAS DELE, E NÃO ESTÁ VINDO
NENHUMA FOLHA NOVA,,,
O QUE ESTÁ ACONTECENDO, SERÁ QUE ESTÁ
MORRENDO !?!?!?

O QUE DEVO FAZER AGORA !??!

POR FAVOR ME AJUDEMMMM...!!!!

MUITO OBRIGADOOOOO
Marileda09/01/2005 10:20
isso não é moleza!!!
😕 Parece que faz parte aí do nosso começo dar umas assassinadas...
Ganhei uma mudona de pitanga de minha mãe, na lata e no final da primavera mandei ver... podei raiz... dei um estilo nos galhos e dei uma desfolhada... 😲 caiu tudo quanto é folha... pareceia um cadáver... e assim está até agora! Pra ver se ela está viva, vou lá e dou uma descascadinha no tronco...VERDINHO!! 😂 !!
Estamos assim... eu de olho nela e ela nem aí comigo... 😉 MAS NÃO QUERO NEM SABER... TÁ VIVA!!!! 😛
Dá uma descascadinha... 😉
Mário A G Leal09/01/2005 10:41
Re: isso não é moleza!!!
Marileda, esta a grande vantagem de nossas árvores, tem uma capacidade de recuperação fantástica. Com certeza a sua pitanga vai reagir e ainda se tornar um belo bonsai. Aguarde! Bom...neste meio tempo....cuide!

Marileda escreveu:
😕 Parece que faz parte aí do nosso começo dar umas assassinadas...
Ganhei uma mudona de pitanga de minha mãe, na lata e no final da primavera mandei ver... podei raiz... dei um estilo nos galhos e dei uma desfolhada... 😲 caiu tudo quanto é folha... pareceia um cadáver... e assim está até agora! Pra ver se ela está viva, vou lá e dou uma descascadinha no tronco...VERDINHO!! 😂 !!
Estamos assim... eu de olho nela e ela nem aí comigo... 😉 MAS NÃO QUERO NEM SABER... TÁ VIVA!!!! 😛
Dá uma descascadinha... 😉
taffarel09/01/2005 12:39
Re: HELP....AJUDA COM JASMIM !!!!!!
Mário A G Leal"]Taffarel, você está falando de poda de raízes? Conte o que foi feito? Faz quanto tempo?

Podei folhas e galhos.....
Mário A G Leal09/01/2005 21:43
Jasmim
Taffarel, não tenho conhecimento de que o jasmim possa sentir a poda de folhas ou galhos. Não acredito! Acredito que você deva esperar um pouco que, brevemente, ele se recuperará.
taffarel09/01/2005 22:36
Re: Jasmim
Mário A G Leal escreveu:
Taffarel, não tenho conhecimento de que o jasmim possa sentir a poda de folhas ou galhos. Não acredito! Acredito que você deva esperar um pouco que, brevemente, ele se recuperará.

MÁRIO, como posso saber se o bonsai ainda
está vivo ?!?!

obrigado, por hora.......
Mário A G Leal10/01/2005 00:42
Um pouco abaixo de onde você fez o corte para podar, machuque a casca com um canivete e verifique se está verde. Está?! Ótimo. Continue aguardando.
Regra número 1: PACIÊNCIA

taffarel"]
Felipe Frango Zappala10/01/2005 03:32
Quanto à Pitanga, pode aguardar... as vezes elas "dormem" um pouco mesmo...
taffarel11/01/2005 21:38
MÁRIO, fiz que você falou, mas logo a baixo não está
verde, está seco, só um pouco mais afastado da onde
podei está verde, uns 5cm a 6cm,,aí está verde, no
tronco principal bem verde,,,,
O que faço !?!?

Mário A G Leal"]Um pouco abaixo de onde você fez o corte para podar, machuque a casca com um canivete e verifique se está verde. Está?! Ótimo. Continue aguardando.
Regra número 1: PACIÊNCIA

"taffarel"][quote="Mário A G Leal escreveu:</div>Taffarel, não tenho conhecimento de que o jasmim possa sentir a poda de folhas ou galhos. Não acredito! Acredito que você deva esperar um pouco que, brevemente, ele se recuperará.</blockquote>

MÁRIO, como posso saber se o bonsai ainda
está vivo ?!?!

obrigado, por hora.......[/quote escreveu:
Mário A G Leal11/01/2005 21:52
O quê fazer?
Taffarel, use a regra número 1: PACIÊNCIA!
Se estiver muito apressado, use a regra número 2: PACIÊNCIA!
Agora, se for caso de vida ou morte, aconselho a voltar a regra número1.
Charles12/01/2005 08:56
Oi Taffarel... tudo bem?

Acho que as orientações do Mario estão perfeitas.
Entendo bem sua "urgência" porque me lembro perfeitamente quando passei por isso... 😄

Também tenho jasmim e pela sua descrição, a planta parece estar ok, portanto, só te resta ser paciente mesmo. Secar um pouco abaixo da linha de poda é normal.

Para ser ainda mais enfático, diria que se voce fizer algo mais, aí sim poderá colocar seu jasmim em risco.
Ele tem seu ciclo de recuperação de poda e ele deve ser respeitado.
No tempo certo (dele), ele vai te responder, te mostrando umas folhinhas verdinhas!!!!

Boa sorte,
Charles
Marileda12/01/2005 18:33
tá viva!
😂
Vc deu a descascadinha no tronco e viu que está verde... é isso aí!!
Tenho 2 jasmins que estou trabalhando, como ela é trepadeira e dá uns galhões, eu achei que o pessoal não ligasse pra trabalhar Bonsai dela... me enganei!
Vou colocar a fotto delas... estou contente com o resultado, embora os galhos ainda não estejam definidos...

Marileda14/01/2005 10:48
QUÊ ISSO????
QUÊ ISSO?????
Enmaluquci!!!!!
Esta foto é de minha Jabu Sabará... nada a haver com jasmim.... desculpe aí... estou apanhando pra postar fotos aqui... desculpe a nossa falha!!!!
😮ops:
taffarel15/01/2005 19:57
Re: O quê fazer?
Eu sei que a regra principal é paciência, pois
o único medo era a morte da planta,
obrigado por toda ajuda,
sou muito grato ,,,,

Mário A G Leal escreveu:
Taffarel, use a regra número 1: PACIÊNCIA!
Se estiver muito apressado, use a regra número 2: PACIÊNCIA!
Agora, se for caso de vida ou morte, aconselho a voltar a regra número1.
Raijin16/01/2005 18:33
resposta sobre a poda
tafarel quando vc poda os galhos e folhas de uma planta tenha em mente que o alimento que as raizes absorvem do solo seria excessivo, mas a planta afin de evitar isso faz com que parte das raizes se liguinifiquem(aquelas raizes brancas capilares que alimentam a planta podem apodrecer se a rega for excessiva ou substrato for pouco aerado)por isso cuidado com a rega e o sol pois os galhos podem secar um pouco mas se não cuidar pode vir a morrer a planta ao todo! 😈
taffarel23/01/2005 20:06
Re: resposta sobre a poda
Tem alguma técnica para verificar se a planta está
morrendo???
Alguma coisa que eu posso fazer para que isso não
ocorra!?!

Obrigado

mago_encolhedor_de_planta escreveu:
tafarel quando vc poda os galhos e folhas de uma planta tenha em mente que o alimento que as raizes absorvem do solo seria excessivo, mas a planta afin de evitar isso faz com que parte das raizes se liguinifiquem(aquelas raizes brancas capilares que alimentam a planta podem apodrecer se a rega for excessiva ou substrato for pouco aerado)por isso cuidado com a rega e o sol pois os galhos podem secar um pouco mas se não cuidar pode vir a morrer a planta ao todo! 😈
Felipe Frango Zappala08/05/2005 22:35
E aí Taffarel???
A planta voltou?? Como anda esse seu problema?
Fiquei curioso, visto que passou um tempinho...

Abração
taffarel10/05/2005 20:54
Felipe Frango Zappala escreveu:
E aí Taffarel???
A planta voltou?? Como anda esse seu problema?
Fiquei curioso, visto que passou um tempinho...

Abração

A planta acabou morrendo acho que
dei agua demais para ela....

Obrigado, pela ajuda, agora
não deixarei isso acontecer mais....

Obrigado,....
Felipe Frango Zappala10/05/2005 21:53
Que pena Leandro... mas não esquenta. Isso acontece com todo mundo.
Acho difícil alguém aqui ainda não ter perdido alguma.

Abraços.
taffarel12/05/2005 20:38
PERGUNTA
Felipe Frango Zappala escreveu:
Que pena Leandro... mas não esquenta. Isso acontece com todo mundo.
Acho difícil alguém aqui ainda não ter perdido alguma.

Abraços.

DEIXA VER SE EU ENTENDI.
QUANDO FIZEMOS UMA PODA DRÁSTICA, TEMOS
QUER O TER O MÁXIMO DE CUIDADO COM AS REGAS,
ISTO É, REGAR MESNOS, E TAMBÉM DEIXAR A PLANTA
EM PLENA SOMBRA,,
SERÁ QUE ENTENDI CERTO??
CASO CONTRÁRIO EXPLICA MELHOR ???

OBRIGADOOOOOO
Felipe Frango Zappala12/05/2005 21:06
Leandro, não sei se pode ser dito assim...

A verdade é a seguinte, depois de tanto ler nos fóruns, já vi que se chegou a seguinte conclusão:

Substrato Certo = Melhor drenagem e aeração, bastante sol e maior frequência de regas.

No caso do transplante, deixe na sombra por no mínimo 18 dias e use o enraizador nas primeiras regas para ajudar, mas de nada vai adiantar encharcar o substrato.

Abração
Cláudio C. Ratto13/05/2005 09:10
Taffarel,

Eu comprei uma vez com o Hidaka San um jasmim e depois de um tempo ele ficou infestado de conchonila.............Bem, quando eu podei alguns galhos estes secaram....
Então logo de início eu pude observar que era uma planta bem delicada quanto a questão praga x podas e também regas. Ela gosta de sol pleno e de pouca umidade no solo. Mediante a isso, sempre que eu a transplantava, eu tomava muito cuidado com as raízes, podava somente o necessário e nunca fazia tudo de uma só vez. Como substrato, fazia a seguinte composição: 15% terra preta + 15% akadama + 70% pedrisco, granulometria da peneira de arroz pára exemplares de pequeno a médio porte e para shohin, utilizar os grãos que ficam retidos na peneira de fubá.
Quanto as conchonilas, eu fiz algumas aplicações da seguinte solução:
1 litro de água + 10ml óleo vegetal dimy + 5ml inseticida dimy = 1 aplicação por semana.
Depois fiz a extração 1 a 1 das conchonilas com pinça, jogando-as em um pote com álcool.
Feito isso e sem a presença das maldidas, pois elas são responsáveis pelo enfraquecimento da planta, continuei adubando nas épocas certas. Quando o jasmim ficou bem forte novamente, só podava as margens dos galhos para se conseguir uma melhor compactação da copa...........tendo visto que este exemplar já tinha sido trabalhado pelo mestre e tinha perdido um pouco a forma original devido a infestação.
Aprendi muitas coisas com esta espécie. Atualmente ela já não me pertence mais...........foi vendida e sei que está muito bem de saúde....sempre enchendo de flores perfumadas.....o proprietário está todo bobo com ela e fico feliz por isso !

Espero que eu tenha sido claro em minhas explanações e qualquer dúvida a mais estarei por aqui !
Pena que só agora é que eu pude ver este tópico..........

Grande abraço,