Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Qual a melhor época???

Fabio Cristiano16/05/2006 19:14
Qual a melhor época???
Pessoal,,,

Adquiri algumas sementes de pinheiro negro da nipon bonsai e algumas de resedá roxo e rosa do amigo pedro joel, gostaria de saber qual é a época mais indicada para o plantio, pois será a primeira experiência com as sementes desses exemplares...

Abraços,,,

Fábio cristiano
Fabio Cristiano17/05/2006 18:50
Pessoal,,,

Será que algem poderá opinar ❓ ❓ ❓

Abraços,,

Fábio Cristiano
leandro Spagiari19/05/2006 13:04
Fábio,

posso falar apenas do PN, que recebi a duas semanas atrás e semeei, já estão começando a brotar, não tive problemas com eles,

quanto ao resedá terá que esperar informações de alguém que já tenha semeado destes.

abraços.
Fabio Cristiano19/05/2006 20:54
oi Leandro,,,

Muioto obrigado pela informação!!!

Abraços,,,

Fábio Cristiano
darkaso23/05/2006 19:38
Fabio,

não sei se ainda ajuda a informação, mas como está na época de sementes a melhor é esta mesmo. Mas se quiser adiantar o processo e conseguir uma árvore maior, basta pegar uns galhos e fazer estacas, a resedá pega bem fácil com galhos de bom calibre.

T+
Fabio Cristiano23/05/2006 23:37
Oi Darkaso,,

Muito obrigado pela informação!!!!

Vou fazer agora de sementes, quando der vou lá no sitio do Kadan que tem umas legais lá. Aki por perto é um pouco dificil!!!
Vc sabe me dizer se as sementes de resedá precisa fucar na agua por umas horas como o pinheiro negro, ou posso plantar direto???

Sobre resedá não encontrei nada!!!! 😉

Abraços,,

Fábio Cristiano
Cnarita24/05/2006 13:48
Fábio Cristiano,

Resedás pegam por galhos tão fácil...

Principalmente os Resedás Gigantes... Galhos na bitola de um dedo, no mínimo... Desfolhe tudo... Espete na terra e espere... Ás vezes os primeiros brotos secam, mas se os talinhos ainda estiverem verdes esqueça e deixe... Depois de uns meses eles rebrotam... As raízes demoram um pouco mais para fortificarem... Deixe pelo menos um ano no vaso sem mexer...

Agora é uma ótima época para a multiplicação das estacas de Resedás... Escolha aquelas que já perderam as folhas... Prefira aquelas que já estão com as gemas bem grandes, prontas para abrirem na primavera... Às vezes você consegue que esses brotos sobrevivam ao processo de estaquia e já darão flores na próxima estação... Já pensou uma estaquinha já florida?

20 centímetros é perfeito! Talvez até menos! Ao cortar as estacas deixe que uma gema seja a ponta da estaca! As suas mudas ficam mais estéticas... Enterre pelo menos 3/4 na terra! Esta proporção é ótima para não causar desidratação na estaca... Os primeiros 1/4 da base faça um monte de risquinhos bem de leve... Ou então faça uns machucadinhos com a ponta de uma faca... Ajuda a criar um sistema radicular excelente... Dá um ótimo nebari... Nunca encoste a estaca no fundo do vaso! Deixe um pouquinho para cima! Coloque pedras britadas no fundo! Assim evita apodrecimento da estaca no caso de acúmulo de água no fundo do vaso!

Só transplante depois de pelo menos um ano... Quando os primeiros brotos surgirem deixe crescerem à vontade... Quando tiverem com sete ou mais gemas (entrenós) corte deixando uma ou duas gemas! As gemas restantes brotarão e você terá novos galhos...

Aí é só ir modelando... Terá uma copa densa... uma árvore baixinha...

Abraços,

Cnarita
Cnarita24/05/2006 13:59
Fábio Cristiano,

Esqueci de completar!

Os Resedás tem gemas duplas! Isto é as gemas e as folhas aparecem em lados opostos dos galhos aos pares! Se você for habilidoso com manejo das suas plantinhas você consegue conduzir os ramos apenas trabalhando com as gemas que você quer que brotem! Basta eliminar a gema do lado oposto! Assim se você quer que um galho vá para fora da copa elimine a gema de dentro... Quer um galho para esquerda? Elimine a gema da direita... Assim por diante... Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena...

Abraços,

Cnarita
darkaso24/05/2006 21:06
Amigos,

fiz estacas de uns 7cm da resedá, não tinha galhos maiores da poda que fiz e foram esses mesmos. Já apontaram todos. Muito boa para estacas.

T+
Fabio Cristiano24/05/2006 23:01
Pessoal,,

Só pra tirar uma dúvida, resedás tem outras nomenclaturas??? possui outro nome???
Pois com o nome de resedá, por aki naum conheço, só se tiver outro nome!!!! 😉 😉

E muito obrigado amigos pela ajuda!!!

Ha!!!

Estava esquecendo!!! 😄 😄

Darkaso,,

Plantei as sementes de pinheiro negro hj!!! segui os passos que mostra na niponbonsai!!! Depois posto fotos

Abraços,,

Fábio Cristiano

Valeu pela dica
Cnarita24/05/2006 23:08
Fábio,

Como nome popular só conheço este!

Na verdade são suas espécies...

A que dá flores pequenas são as Resedás! As que dão flores maiores para distinguir das pequenas o pessoal fala Resedá Gigante!

Amanhão eu posto os nomes científicos! O Arquivo ficou no serviço...

Abraços,

Cnarita
Ivanil Pimentel Vieira24/05/2006 23:19
Olá a todos!

Gente, grande coincidência!

Acabei se semear sementes de rosedá conseguidas com o Pedro Joel e também de Pinheiro Negro, adquiridas da NiponBonsai.

Acontece que não fui orientado ref. as de pn, semeei sem québra de
dormência, será que puz tudo a perder?

Alguém poderia me orientar...

Abraços,

Ivanil
Cnarita26/05/2006 14:04
Fábio Cristiano,

Eis a identificação das espécies:

Resedá Lagerstroemia indica

Resedá Gigante Lagerstroemia speciosa

procure por este nomes que irá encontrar muitas informações...

Abraços,

Cnarita
darkaso26/05/2006 18:38
Fabio,

se tiver sucesso depois de estarem germinando busque informações dos procedimentos posteriores, não me recordo o nome, mas, mestre hidaka faz com os dele todos os anos.

CNarita,

já li outro nome para ela, mas como só uso o mais comum esqueci.

Abraços.
Fabio Cristiano26/05/2006 18:48
Pessoal,,,

Muito obrigado pela a ajuda de vcs!!! 😄 😄 😄

Abraços,,

Fábio Cristiano
RodrigoFraga27/05/2006 19:03
olá!

A reseda tb eh conhecida como Extremosa, Julieta e Escumilha!
Mas o mais popular eh reseda mesmo!
darkaso28/05/2006 17:59
Grande Digó,

era isto mesmo. Já tinha visto esses mesmos. Valeu a informação.

T+
Cnarita28/05/2006 21:55
Digó,

Realmente! Não me lembrava mais deste nomes! Extremosa e Julieta! Já a Escumilha não sabia...

Valeu...

Vou acrescentar este nomes na minha lista de árvores...

Muito obrigado,

Cnarita
Fabio Cristiano29/05/2006 00:12
Pessola,,,

Muito obrigado pela a ajuda de vcs!!!!

Abraços,,

Fábio Cristiano