Oi pessoal !
Tentarei responder a todos de uma só vez, mas para tanto, tenho que contar uma história um pouco comprida, ok?
Vamos lá.
Essa espécie foi coletada por um bonsaista do Rio Grande do Sul, o nome dele é Dilomar. Acredito eu que em 2003 ele tenha feito a primeira coleta desta planta, devido a uma foto enviada por ele para um amigo meu também bonsaista, o Wagner Guedes. Pois bem, o Dilomar enviou junto com a foto algumas sementes, que o Wagner pediu para que eu semeasse. Então foi o que eu fiz. Ao mesmo tempo, o Dilomar queria uma possível identificação botânica, pois não sabia qual era a espécie. Então foi o que eu fiz também logo em seguida, pedindo ajuda a um outro amigo meu, que se chama Ruy J. Valka, botânico e atual vice-diretor do Museu Nacional/UFRJ. O Ruy prontamente me atendeu, fazendo a identificação da mesma.
Bem, agora vamos para as respostas......
Este exemplar tem aproximadamente uns três anos. Foi desenvolvido a partir da semente como todos já sabem, por constar no texto principal. È uma espécie bem resistente, que aparentemente resisti a várias latitudes, aturando sol forte do Rio de Janeiro e as geadas do Rio Grande do Sul. Vejam também a distribuição geográfica:
http://207.156.243.8/emuwebnybg/objects/common/emuwebmap.php
Pode ser propagada por estacas e também por alporques. Aceita bem o arame, porém, quando os galhos estão mais desenvoltos, estes se tornam mais duros. Geralmente eu quase que não aramo, pois toda orientação dos galhos e ramos faço através das podas. As flores surgem em abril indo até maio/junho, e junto aparecem também os frutos. O substrato que o Dilomar usa é o de tijolo moído e eu uma mistura de terra preta, akadama e pedrisco. Mas pelo visto, esta espécie atura também qualquer tipo de solo. As regas minhas são abundantes no verão, pois ela gosta de água, desde que o substrato seja bem drenado e que ao mesmo tempo retenha um pouco de água. É uma espécie de pequeno porte. A brotação se dá de forma oposta e aos pares, ou seja, galho e ramo para cada lado, tornando uma dicotomia favorável a modelagem de um bonsai.
Agora respondendo as outras perguntas dos amigos.
Cnarita,
Agora é a estação das flores e frutos das Clusia sim, mas as minhas ainda não fazem parte deste evento. Quanto as folhas, essas se encontram diminutas. Futuramente colocarei mais fotos dela aqui, ok?
Darkaso,
Creio ter uma planta para cada dia do ano. Muitas ainda se encontram desapercebidas, mas sei que tem um potencial enorme como bonsai............só depende do nosso esforço, não é mesmo ?
Então assim que estiverem boas para mostrar, colocarei aqui no fórum, ok?
Agradeço mais uma vez a todos pelos elogios !
Abraços,