Praga de Acerola
Brainner16/01/2005 19:00
Praga de Acerola
E ai amigos estou no meu primeiro Forum sobre bonsai, sou iniciante comprei uma acerola a um ano, fiz podas de raizes e envasei... porem agora ela pegou uma praga, que deixa as folhas escuras, com um tipo de fuligem por cima das folhas e os gralhos estao com uma cor escura, ainda nao tenho fotos dela doente, porem tenho uma dela boa estou mandando pra melhor avalição, agradeço qualquer sugestão..
Obrigado
http://broger.gigafoto.com.br/?id_foto=681145Felipe Frango Zappala16/01/2005 23:01
Prezado Brainner, como vai?
Agradecemos a sua preferência aqui neste fórum.
Aqui existem muitos usuários com conhecimento avançado sobre essa arte e com certeza vão lhe ajudar bastante.
Entretanto não consegui visualizar sua foto.
Abraços.
Brainner17/01/2005 12:05
acerola
Caro Felipe
Agradeço a sua resposta ao meu forum ter vindo tao rapidamente, quanto a abrir a foto eu vou colocar o link novamente e peço que tente novamente por favor, essa foto como ja disse a planta esta em boas condições, hoje ainda tentarei colocar a foto dela doente para uma melhor analise.
Desde já agradeço a sua ajuda..
Obrigado
Brainner Roger
http://broger.gigafoto.com.br/?id_foto=681145Chris Roger Pires17/01/2005 12:51
acerola
Tive o prazer de ver esta aceroleira em otimo estado tive tambem o prazer de tabalhar junta a o meu irmão , apesar da praga ela esta se desenvolvendo com novos brotos e engroçando troncos e galhos assim que possivel enviaremos mais fotos
Alexandre S. Coelho17/01/2005 20:51
Sejam bem vindos irmãos Roger !!!
Gente, isso não é fungo não ???... se for, um bom fungicida (tipo calda bordalesa) vai ajudar !!!
um abraço
Brainner17/01/2005 21:38
Bordacal
Ola, Alexandre, valeu mesmo sua ajuda, hoje mesmo ja apliquei o Bordacal da sempre verde, espero ter resultados positivos, ja apliquei alguns remedios contra pulgoes e cochonilho, sem resultado....
Manterei informado sobre os resultados e vou postar uma foto da planta doente pra vc ver e depois espero tb postar uma dela boa também...
Obrigado a todos
E quero também aproveitar e Agradecer a todos do fórum que me receberam muito bem apesar de nao conhecer bem as tecnicas...
Valeu mesmo pessoal
Brainner18/01/2005 07:59
Acerola doente
Esta e minha planta doente o foto nao ficou muito legal pois tirei anoite...

Brainner24/01/2005 18:09
Acerola
Ola caro amigos, apliquei o Bordacal, sem muito sucesso, como eu falei para um outro amigo meu aqui do forum mesmo, esse veneno ate parece comida para os pugoes, que se multiplicaram de um jeito que nunca vi, pois bem..
Já num ato de desespero em querer salva-lá fiz o seguinte, tirei todas as folhas e brotos que ela tinha, dei um banho nela literalmente, lavei toda a minha planta, seu tronco e galhos, e vou esperar ela começar a brotar novamente e se a praga voltar tentar controla-lá no começo.....
Agora e so esperar....
Obrigado a ajuda de todos...
GroZNI26/01/2005 01:54
essa fuligem pode ser fumagina... é um fungo... nao sei o que se deve aplicar para resolver o problema... quase de certeza que é fumagina...
abraço!!
RafaelRodrigues03/02/2005 16:53
Oi Brainner!
é a fumagina mesmo pelas caracteristicas descritas por vc, a fumagina e combatida com óleo mineral aplicando com um pano sobre as folhas e partes afetadas. observe as indicações de uso descritas pelo fabricante. o óleo mineral é encontrado em floriculturas ou em casa especializadas para agricultura. Obs: cuidado com a aplicação esseciva do fungicida que vc está usando. Um abraço! Ate mais!
RafaelRodrigues
RafaelRodrigues03/02/2005 16:59
Fumagina
Oi Brainner!
é a fumagina mesmo pelas caracteristicas descritas por vc, a fumagina e combatida com óleo mineral aplicando com um pano sobre as folhas e partes afetadas. observe as indicações de uso descritas pelo fabricante. o óleo mineral é encontrado em floriculturas ou em casa especializadas para agricultura. Obs: cuidado com a aplicação excessiva do fungicida que vc está usando. Um abraço! Ate mais!
RafaelRodrigues
doolombo05/02/2005 23:49
isso que tem nas folhas da sua acerola eh fumagina, é um fungo que se desenvolve nas folhas devido a presença de um inseto sugador. O fungo se desenvolve mais precisamente por causa da solução açucarada que os insetos produzem (honey dew), vc tb vai notar a presença de formigas na planta, uma vez que essas tb se beneficiam com essa solução secretada pelos insetos (que podem ser pulgão, cochonilhas, mosca branca ou cigarrinhas) para acabar com isso vc precisa primeiro controlar os insetos sugadores. A fumagina é muito comum eh citros, e existem prodotos para controlar os pulgões, tem tanto produttos bioloógicos (orgânicos) como produtos quimicos. Acredito que o melhor jeito de controlar isso é com um jato de água nas folhas afetadas, e para remover a parte escura ( a fumagina) da folha passe o dedo que o fungo sai. O jato de água vai fazer com que os insetos caiam no chão e acabam morrendo.
espero ter ajudado
doolombo05/02/2005 23:53
eu li as respostas depois de ter respondido, porisso estou aqui denovo...
pela foto quase certeza eh fumagina, identifiquei pelas partes escuras nas folhas no canto esquerdo...
nao use fungicida pra isso não, como eu disse acima, use água, pois é grátis e não e tóxico nem pra planta nem pra nós.
Felipe Frango Zappala06/02/2005 00:24
Gente, não seria mais eficiente uma desfolha??
Abraços.
doolombo07/02/2005 12:29
Felipe, acredito que nao seja uma boa idéia desfolhar a planta, pois vai fazer com que ocorra brotações novas (um prato cheio para os insetos sugadores, como pulgões e cochonilhas) uma vez que esses insetos preferem brotações novas. Acredito que a melhor coisa a se fazer é jogar um jato de água nas folhas todo dia pra arrancar os insetos que estão (no caso dos pulgões) já para o controle de cochonihas o melhor é usar óleo mineral, que mata a cochonilha por asfixia. E para tirar o fungo, a parte preta que está nas folhas, só esregar o dedo junto com água que o fungo sai, fiz isso num pé de limão (nao um bonsai, mas uma muda que plantei no meu quintal) e deu certo.
abraços 😄
Felipe Frango Zappala07/02/2005 15:13
Fernando,
Na prática acho que você tem razão... pois penso que isso ocorreu com uma planta minha (acerola)... dessa maneira, por isso provoquei a pergunta...
Abração
Brainner11/02/2005 15:12
Acerola
Caros amigos li todas as suas sugestoes nao consegui responder a tento pois meu modem queimou mais ja estou providenciando outro, utilizei quase todos os metodos descritos por vc´s por fim sem ter muito sucesso fiz o seguinte, dei um banho na minha planta literalmente, desfolhei ela totalmente, e tive bom resultado, esta quase totalmente tomada de brotinhos novos, os pulgoes voltaram junto, mas agora sao em menor numero consigo controlar, eu tiro eles todos dos dias, mas acho que foi melhor pois minha planta ja estava infestada de incetos, posteriormente postarei a foto dela com os novo brotos, obrigado a ajuda de todos....
Gostarei que me sugerinsem algo pra evitar o aparecimento de tais insetos, alguem pode ajudar quanto a isso???
doolombo12/02/2005 01:06
olha, os pulgões se dispersam pelo vento, então fica meio complicado evitar o aparecimento desses insetos, a nao ser que seja uma estufa com uma tela anti afídeos! as joaninhas são predadores de pulgões, é bom nao matar esses insetos (as joaninhas) pois ajudam a controlar os pulgoes!