Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Forno de Alta temperatura Artesanal - Como fazer

12
Jorge Ribas21/04/2007 18:36
Darkaso

Tomando os cuidados com a segurança, dá pra brincar um pouquinho com fogo sim.

João

Eu uso um pirômetro para saber a temperatura durante toda a queima. Antigamente usava cones pirométricos, bastante baratos, mas tem a desvantagem de só dar a temperatura num dado momento, ficando difícil controlar a subida durante todo o processo.
joaoporto23/04/2007 09:37
esse pirômetro é ótico ou você coloca algum sensor dentro do forno ?
Edu_Dagostim27/04/2007 21:23
Pessoal,

Muito interessante os comentarios de vcs, quando me mudar para um local com mais espaco, irei contruir meu forno. Sou eng. mecanico e montar essas coisas eh hobby. Mes que vem terei um curso sobre o assunto.
Mas enquanto nao tenho forno, minha noiva faz os vasos e levamos para queimar em lugares onde tem aula de ceramica. Sai bem mais barato que comprar um vaso de qualidade parecida e alem disso vc faz o vaso que bem intende.
Abracos!
Edu_Dagostim27/04/2007 21:26
Corrigindo: entende no lugar de intende
Engenheiro escreve mal, mas intende jah eh demais...

Edu_Dagostim escreveu:
Pessoal,

Muito interessante os comentarios de vcs, quando me mudar para um local com mais espaco, irei contruir meu forno. Sou eng. mecanico e montar essas coisas eh hobby. Mes que vem terei um curso sobre o assunto.
Mas enquanto nao tenho forno, minha noiva faz os vasos e levamos para queimar em lugares onde tem aula de ceramica. Sai bem mais barato que comprar um vaso de qualidade parecida e alem disso vc faz o vaso que bem intende.
Abracos!
Jorge Ribas29/04/2007 19:42
João

O pirômetro é do tipo termopar, que vai dentro do forno.
marina marins03/06/2007 17:50
Infelizmente , não há forno de alta temperatura "artesanal' , alta temperatura para queima é superior a 1200 graus C, mas há uma opção o forno "primitivo" , Como fazer um :
Com uma lata de + de 20 litros , (tipo lata de manteiga de padaria) , abrisse
um buraco do tamanho apropriado para a lata , forrasse o fundo com serragem (mercenária) e colocasse a peça de argila (é claro) e + serragem , outra peça + serragem , sempre com cuidado para que as peças fiquem firmes, para não caírem durante a queima (dentro uma da outra elas não grudarão se estiverem bem seca em ponto de couro) e + serragem , papel para ajudar na queima , álcool e telhas para cobrir tendo a preocupação de deixar passagem de ar (fumaça) elas permanecerão nesta queima até o dia seguinte quando poderão ser retiradas , limpas e encerradas, para impermeabilização. Tenho foto , mas não sei como inserir. então coloco o endereço onde podem ver o vaso pronto.
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/maribaz2003/detail?.dir=ede1&.dnm=2c06.jpg&.src=ph
Marina
marina marins03/06/2007 17:57
dica
Jorge uma dica forre o seu forno com manta cerâmica e terás uma temperatura mais elevada, meu marido cobriu o meu com manta e fez uma grade de ferro com tela ficou muito bom, por fora e por dentro.

Veja foto.
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/maribaz2003/detail?.dir=ba22scd&.dnm=d53escd.jpg&.src=ph

Por favor alguém pode me ensinar a inserir fotos nas mensagens.
Marina
marina marins03/06/2007 18:07
leo.rs escreveu:
Oi!

A matéria que eu vi foi da lusobonsai, onde o bonsaísta Fernando, de Aveiro, mostra como fazer um forno de tonél (destes de diesel) e mostra todo o processo de queima:

Apenas não entendi uma coisa: Ele diz que Em cima do tijolo assenta uma placa ceramica c/ passagens laterais p/ o fogo , mas não vi nas fotos.
Acho na minha ignorância que as peças e a lã de rocha não podem ficar em contato com a chama, né?

Bom,d e qualquer forma. o link:

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=2144&highlight=forno

Hummmm deixa eu ver...pátio e muita lenha eu tenho, tonél e tijolo refratário eu compro, mas onde diabos acho lã de rocha? 🙄

Abraço

Léo

Léo é muito fácil fazer um forno para raku , tenho um e te digo , vais fazer muita cerâmica ??
Se não não vale a pena !!
é melhor usar o método primitivo , as paneleiras do Espírito Santo usa , eu já fiz e digo é mais indicado para quem vai queimar uma ou outra peça .Deixei a explicação do método em outro tópico Aqui vai o endereço onde podes ver o meu forno de latão com manta cerâmica .
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/maribaz2003/detail?.dir=ba22scd&.dnm=e0acre2.jpg&.src=ph
Marina
marina marins03/06/2007 18:08
marina marins"]
kotta04/06/2007 20:21
joaoporto08/06/2007 00:41
Olá Jorge,

Eu notei que alguns tijolos são de uma coloração mais escura, eles são de um tipo diferente ou não ?

um abraço

p.s. minha esposa achou seus vasos lindos.
Jorge Ribas08/06/2007 10:52
Caro João

Os tijolos mais escuros são mais densos e agüentam mais o fogo direto, por isso são usados na boca onde estão os queimadores. São bastante pesados e mais baratos, mas são menos isolantes que os outros.

Que bom que sua esposa também gostou.

Marina

As técnicas de queima mais artesanais, como o tonél com serragem e a queima das paneleiras são muito boas para cerâmica artística pois dão um aspécto estético muito interessante, como na peça que você mostrou (muito bonia por sinal), mas para bonsai não seriam muito indicadas, por causa da baixa temperatura. As peças não completam a sinterização e por isso são porosas e pouco resistentes. Com a rega constante, a matriz se expande e o vaso vai "desmanchando" com o tempo. Para vasos orgânicos seriam mais apropriadas, para quem gosta do visual mais natural dos vasos cobertos de musgo.

Sobre o forno, esse que eu mostrei é meu primeiro, e eu não queria gastar muito. A manta cerâmica é um pouco cara. Mesmo assim ele alcançava 1250ºC.
Seu marido revestiu por dentro e por fora?
joaoporto11/06/2007 00:11
Olá Jorge,

E qual o nome destes tijolos mais escuros e onde encontro ? Eu só conheço os refratários comuns.

um abraço
Jorge Ribas13/06/2007 13:31
João

Esses é que são os refratários comuns. Os outros mais brancos e leves são refratários isolantes e todos são encontrados no mesmo lugar.
joaoporto13/06/2007 16:08
Olá Jorge,

Fiz dois vasos com a argila preta do paschoal mas eu descobri que ela queima até 1050 °C ee queimei a 1000° e ficou muito porosa mas pelo menos não explodiu dentro do forno, já encomendei 10 kilos da massa creme com chamote e também um pouco de oxido de ferro essa massa vai até 1300°C depoiis mando uma foto em mp para não passar vergonha junto aos colegaspara você analisar.

um abraço
Jorge Ribas14/06/2007 19:34
Caro João

Que MP que nada. Coloca aqui pra todo mundo ver!!!
Sobre a massa creme, você terá que queimar até pelo menos 1200ºC, senão ficará porosa também. O óxido de ferro baixa um pouco a temperatura, dependendo da quantidade. Na minha opinião é a melhor masa da Pascoal.
joaoporto15/06/2007 00:41
Olá Jorge,

vou ver se esmalto o vaso ~por fora para não ficar tão poroso.
joaoporto25/06/2007 10:37
Olá Ribas,

Mwe diga uma coisa se eu colocar um pouco do oxido de ferro naquela massa preta com chamote do pascoal (1050°C) vai melhorar a porosidade dela na queima, ainda tenho massa para um vaso pequeno e não vou perde-lo.

um abraço
Jorge Ribas25/06/2007 14:41
João

A massa preta da Pascoal já contém bastante ferro e manganês. O que você precisa mesmo é subir um pouco a temperatura de queima.
joaoporto26/06/2007 09:22
Olá Jorge,

Você acha que haverá algum problema se eu pedir para queimar a 1100 °C com essa massa ?
Jorge Ribas26/06/2007 09:40
João

Se o vaso for pequeno e a massa com chamote, provavelmente não haverá problema. Pode empenar um pouco e certamente vai ficar bem escuro, quese preto.
joaoporto26/06/2007 14:38
Olá Jorge,

Obrigado pela dica, vou tentar.

obrigado
12