Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Vasos de Cimento Airado - mais uma opção

duprat15/06/2006 16:58
Vasos de Cimento Airado - mais uma opção
Ola pessoal,
Uma outra opção para confeccionar vasos para bonsai, que tem a sua bossa, é o cimento airado. Facilmente modelável com serras tico tico, de fita e formões ele se assemelha a pedra sabão (antigamente na escola de belas artes chegavam caminhões de pedra sabão para os alunos de escultura, hoje com a escassez do produto usa-se este material). O material pode ser facilmente colado com cimento e pode-se dar acabamento com diversos materiais como ; massa acrílica, cimento, massa a óleo etc. É extremamente leve e poroso devendo portanto ser reduzida sua absorção na parte interna do vaso com tintas a base de borracha ou silicone ou o que lhe parecer mais adequado. Particularmente gosto do efeito “pedra” sem acabamento externo. Com o tempo o musgo vai aderindo e proporcionando maior naturalidade. Tem também a vantagem de funcionar como um isolante térmico para o composto.
O produto apesar de ser relativamente difícil de ser encontrado é muito barato.
O bloco abaixo veio com 50 x 30 x 30 cm. Dá para ver a textura. O corte foi feito com lamina de serra de ferro. Corta que nem manteiga.

Abaixo uma base para vasos de meu jardim, modelada

Um vaso pequeno imitando pedra

Um arranjo com mais ou menos 1,5 metros

E o vaso comentado que gerou este tópico.

Uma escultura

Grande abraço a todos.
darkaso15/06/2006 17:41
Duprat,

valeu a dica. Acho que sei que cimento é esse. Se nãop me engano é muito usado na construção civil para reformas de locais pequenos. É este mesmo?

T+
leo.rs15/06/2006 18:02
Duprat,

Excelente material. Tem um aspecto muito parecido com aquelas pedras usadas em penjing chineses (pedras, por sinal, caríssimas!)

Também parece facílimo de trabalhar. Se não me engano é o mesmo usado que vi usar na TV para fazer fontes de feng-shui, cortavam os blocos até com estilete!

Só tem um pequeno "porém":

- E pra achar esse material aqui no interior do interior do Brasil? 😢

De qualquer forma, valeu pela dica, espero ver em breve o trabalho dos colegas com este material.

Abraço

Léo
duprat15/06/2006 19:38
Não tenho certeza pois tive contato com o material com pessoal da escultura. Mas se não me engano é usado como substituto do tijolo.
agora é dificil de achar creio. No rio sei que tem no inicio da rio são paulo. O endereço certo só se eu perguntar ao pessoal da escultura.
Werlei Purgatto19/06/2006 08:45
Tudo bom duprat, muito legal a seu trabalho de esculturas.
Aqui na minha regiâo é conhecido como "bloco de sical", e é um material leve e ecelente para esculturas, e os camelôs vendem pedaços como lixadores de pé (por causa da porosidade), e enconterei vários sites falando sobre o produto, talves o pessoal do interior consiga compra-los pela NET.

Taqui um site bem explicativo:
http://www.ceramicaforte.com.br/sical/det.htm

Werlei Purgatto
duprat05/07/2006 20:30
Legal este site werlei
Acabei descobrindo outro que tem um link "onde comprar" que parece abranger todo o territorio. Tem revenda aqui perto e eu nem sabia. quem tiver interesse o link é :

http://www.precon.com.br/Site/Capa/Default.php
bergson05/01/2007 12:25
Caro Duprat,

E eu não tinha visto este tópico, o tempo ocupado por vezes nos faz perder dicas e orientações preciosas.
Alcides Junior21/07/2007 07:49
Mais alguém teve alguma iniciativa quanto ao uso deste material? Alguém comprou algum bloco?
Paulo Roberto Marasca24/07/2007 02:50
Oi Junior...

Fiz alguns vasos com ele... gostei mto de esculpir usando a grosas específicas... ficaram bem leves e as plantas se adequaram bem... Eles ganham um aspecto envelhecido com o tempo...

Valeu...
Alcides Junior24/07/2007 07:35
Puxa vida, ficaram muito bonitos e originais digamos os seus vasos Paulo, vou sair a procura do material. Valeu 😉
darkaso24/07/2007 08:52
Paulo,

ficou muito bom seu trabalho. Ainda variado e com bom gosto. Sabe dizer se o vaso retém muita água nele, ou seja, as paredes do vaso retém água?

T+
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA24/07/2007 11:53
Concreto celular
Olá para todos.

Alguém já fez '' fontes'' com esta pedra,pois tenho algunas pedras em casa mas me falta a técnica de corte e envasamento da mesma.
Rogério.
JUSTO VERÍSSIMO24/07/2007 12:27
COMO?
RAPAZ, QUE VASOS EM! LEMBRA OS DO WALTER PALL.
COMO FEZ PARA CAVAR A PARTE DE DENTRO? QUE GROSAS SÃO ESSAS? VC APROVEITOU O MATERIAL RETIRADO DE DENTRO? CORTOU COM OUTRA COISA? MUITAS E MUITAS PERGUNTAS, POIS FICOU MUITO BOM, QUERO PRA MIM TAMBÉM! ESTOU NA DUVIDA DESTE E O COM CIMENTO E VERMICULITA. MOSTRA ALGUMAS FERRAMENTAS QUE CV USOU. SE TIVER UM PASSOAPASSO SERÁ MUITO SHOW DE BOLA.
OBRIGADO PELAS FOTOS
duprat24/07/2007 14:16
Uma coruja.
Material para trabalhar? serra de ferro. lima, canivete, formão. É macio como pedra pome. Absorve água em seus poros mas dá selar a superfície se preferir.

duprat24/07/2007 14:20
Muito bons seus vasos pedro. Ficaram com um clima de antiqüíssimos. Belíssimo.
Paulo Roberto Marasca25/07/2007 02:39
Valeu Junior... Vc vai gostar mto de trabalhar com eles...

Oi Darkaso, valeu... As paredes retem umidade pq eu passei borracha de silicone na parte externa... Preferi assim do q na interna... Meu clima fica bastante seco com frequência...

Obrigado Justo... Primeiramente eu fiz a forma geral cortando tipo um formato de caixa com serrote de mão (pra deixar paralelismo entre as faces e ângulos corretos)... depois trabalhei com as grosas formando os sulcos gerais e arredondando onde nescessário...

A parte interna retirei com uma faca de serra comum (tipo de churrasco) ao final (não deu pra aproveitar pq retirei aos pedaços salvando a parede q fica fina e meio frágil)...

Valeu mesmo Duprat... Apesar de ter trocado meu nome (Pedro por Paulo)... Paulo Roberto é meu nome de batismo... Mto obrigado.

Abração pra todos.
JUSTO VERÍSSIMO25/07/2007 13:26
q iço
que ferramentas são essas? são as grosas? pensei que fosse daquelas de madeira, agora to confuso!¿¿¿! ela são originalmente de que?onde vc conseguiu-as? muiiiiiitas perguntas/dúvidas!!!!
Paulo Roberto Marasca25/07/2007 19:38
São grosas mto parecidas com as de madeira... O nome do conjunto é
Corarse Riffler File Set... Fabricadas na china... Eu comprei neste endereço...
http://www.koralle.com.br/... É em Porto Alegre, comprei pessoalmente assim como o concreto celular.

Acho q as de madeira servem mto bem... A diferença são os diversos tipos de pontas q essas tem, o q ajuda no acabamento das ranhuras...

foto q peguei na net.
JUSTO VERÍSSIMO26/07/2007 12:03
LEGAL
RAPAZ!!!!! ELES VENDEM Á DISTANCIA? QUANTO VC PAGOU? HÁ OPÇÃO DE MENOS NÚMEROS DE PEÇAS? ACHEI MUITO LEGAL, UM ACHADO!
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA26/07/2007 13:30
Concreto Celular
Olá Para todos.

Em Belo Horizonte(MG) local de fácil acesso tem uma empresa que vende as pedras em diversos tamanhos.
Acessem o link abaixo para maiores informações pois não sei os preços e se eles entregam.
www.superbloco.com.br
Espero ter ajudado.
Rogério.
Djalma28/07/2007 10:39
O que é a criatividade heim........

Duprat, sua idéia é ótima, bela e com certeza econômica.....
O dificil será eu encontrar um bloco de cimento desse tipo....

Me diz uma coisa, com esse material, posso modelar uma pequena pedra, pra colokar um bonsai na pedra.......
A pergunta é? pode ser feito com esse tipo de pedra porosa? não fará mal a raíz ????????

Obrigado e abraços.....