Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bichinhos branco no meu bonsai...

Rubia28/06/2006 16:37
Bichinhos branco no meu bonsai...
Olá!!
Gente, ontem a noite quando cheguei em casa e fui olhar meu bonsai - "tuia azul" - fiquei assustada, ele já estava ficando com as folhas secas (uma parte) mas observei que na terra havia uns bichinhos branco parecidos com umas minhocas bem pequenininhas, finas e brancas, e se mexiam...
Decidi passar para um escorredor, seguir as instruções que tive aqui anteriormente. Mesmo sabendo que não é uma época apropriada para isso, resolvi fazê-lo, pois fiquei com medo dos bichinhos que pareciam vermes...
Tirei parte da terra que estava por cima e deixei o resto, e completei o escorredor conforme me orientaram..
Segue a foto, o que será isso??
http://img237.imageshack.us/my.php?image=00022240qg.jpg

Um abraço a todos.
Rubia
Felipe28/06/2006 19:48
Rubia,

não consegui ver direito os " vermes" hehehehe

mas vc chegou a colocar algum tipo de terra de jardim? ( aquelas que fazemos com restos de alimentos orgânicos)??

seu substrato me parece estar com pouca drenagem, vejo ele com muita terra.....provavelmente seja isso.....pouca aeração...isso facilita o aparecimento de fungos, vermes. etc.....
na minha opinião vc fez bem em ter trocado para um escorredor, mas não mexeu nas raízes né ?
agora deixe sua planta em quarentena´.....ela vai melhorar sim.
Rubia29/06/2006 08:49
Olá, Felipe!
Obrigada pela resposta
Eu ganhei este bonsai e não havia feito nada, a não ser regar e dar o banho de sol.
Eu coloquei no escorredor, só tirei uma parte da terra de cima pq estava cheia dos bichinhos (esses pontinhos brancos na foto a maioria são eles)
Coloquei primeiro no escorredor uma mistura de terra preta (pura) misturada com granulações..depois coloquei o bonsai praticamente saiu a terra compactada que estava no vaso. Completei com a própria terra que estava no vaso.. Como é a quarentena?
Edmilson03/07/2006 22:05
Ola Rubia !!!

Sou tambem um aluno na arte bonsai, um aluno principiante.
Vi a foto de seu bonsai, concordo com o forista e com vc por ter passado para o escorredor, estes vasos plasticos sempre armazenas agua e isto é fatal para as raizes das plantas. Sugiro paralelamente a isto borrifar com malation. Mas muito cuidado é perigoso, faça isto em ambiente ventilado e voce fica sempre a favor do vento evitando assim respirar o produto e utilize mascara para ficar totalmente segura.
Outra diga é manter sua tuia em pleno sol, é uma caracteristica destas plantas, e fazer uma limpeza em folhas e galhos permitindo assim uma aeração melhor no interior de sua planta. Isto por si só evitar futuras infestações uma vez que a luz solar é um poderoso fungicida

Espero ter ajudado e fico no aguardo de futuras fotos de seus bonsais

Um abraço

Edmilson
Rubia04/07/2006 22:09
Oi, Edimilson!
Obrigada pela dica, Ele está com um aspecto melhor, vou esperar mais um pouco.
Valeu
Rubia
Edmilson05/07/2006 21:20
Persistência
Boa noite Rubia !!!

Espere sua planta se recuperar do reenvazamento.

Persistência é a chave do sucesso. Tudo vale a pena se a alma não é pequena

Abraço

Edmilson