Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bonsai ou Muda de Calliandra Selloi

Dan Brandão25/01/2005 18:55
Bonsai ou Muda de Calliandra Selloi
Estou procurando por bonsai ou muda da espécie calliandra selloi, mas quero uma com a copa mais arredondada, tronco quase reto. Alguém pode me ajudar? Ficaria muito grato...
Mário A G Leal25/01/2005 19:06
Re: Bonsai ou Muda de Calliandra Selloi
Dan, dê uma olhada no tópico linkado abaixo. Se for o caso, coloque ali, também, a sua questão.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=241

Dan Brandão escreveu:
Estou procurando por bonsai ou muda da espécie calliandra selloi, mas quero uma com a copa mais arredondada, tronco quase reto. Alguém pode me ajudar? Ficaria muito grato...
Mário A G Leal31/01/2005 14:07
Caliandra
Meus amigos, alguém pode ajudar o Dan a encontrar este tipo de caliandra?
Charles31/01/2005 21:04
Re: Bonsai ou Muda de Calliandra Selloi
Oi Dan, tudo bem?

Bonsai pronto de caliandra como voce descreve talvez não seja facil encontrar.
Mudas, porém, voce encontra facilmente nas chacaras de jardinagem ou Ceagesp´s....
Essas mudas geralmente são altas e retas. Se voce gosta de bonsai pequenos, não é dificil encontrar mudas com troncos com o diametro de um dedo.
Faça uma poda deixando apenas uns 15cm, coloque num escorredor com bom substrato e aguarde novas brotações. Elas vem com vigor e a partir delas voce define um estilo hokidashi (vassoura).

Tenho 3 que fiz desta forma e estão bem interessantes.
Considerando que paciência é a regra básica, acho que em 2 ou 3 anos voce terá uns bonsai bem legais....

Boa sorte,
Charles
Felipe Frango Zappala31/01/2005 22:53
Dan,

Não tenho conhecimento de São Paulo, mas me parece que em Atibaia existem alguns hortos de bom tamanho e aonde deve ser fácil encontrar mudas...
No estado do Rio de Janeiro, em cidades como Petrópolis, Teresópolis (Região Serrana Fluminense), já vi essa espécie sendo usada como cerca viva frequentemente.

Inclusive, no ano passado visitei um horto em Petrópolis aonde existiam mudas excelentes.

Entretanto, realmente não tenho visto essas mudas on line para venda...

Abração
Felipe Frango Zappala31/01/2005 23:01
Dan, acabei de achar mudas fde caliandra aqui:

Essas mudas são bem jovens mas com o processo do escorredor, elas desenvolvem rápido.

http://www.niponbonsai.com.br/

O preço é bom e o sedex para você não sai caro...

Abração
Charles01/02/2005 07:36
Oi Dan...

Fui dar uma olhada no endereço que o Felipe sugeriu, do Nipon Bonsai.
Entre na opção "Pré-bonsai/Caducifolia/Outros"
As mudas de caliandra custam R$ 6,50 e acho que vale a pena comprar algumas porque os resultados são sempre muito bonitos.
Estas mudas servem para fazer o que te sugeri acima.

Abraço,
Charles