Ficus com Calo??????
Rildo28/01/2005 08:38
Ficus com Calo??????
Olá pessoal, tenho este ficus Boni variegata a 6 meses e de repente começou a crescer 2 bolas no tronco, achei que era algum inseto fazendo ninho e tentei raspar, mas não era, é o próprio tronco que está formando calos, isto é normal no ficus ❓ E continua crescendo.

Lando28/01/2005 12:02
Credo! Que feio, Rildo!
Deve ser alguma doença sim.
Porque você não poda logo abaixo desses calombos?
Orlando (Lando)
Rildo28/01/2005 15:11
Já pensei nisso Lando, mas a dor no coração não deixou 😢 , tentei fazer uma cirurgia( cortar o calo, mas ele continua crescendo.
No final das contas terei que corta-lo 😠
Mário A G Leal28/01/2005 19:33
Fícus boni
Rildo, é mesmo um fícus boni ou seja, é quebradiço e sem lenha? É a primeira vez que vejo a variedade. Também nunca vi esta deformação que você nos apresenta.
Felipe Frango Zappala29/01/2005 00:03
Pessaol, essa deofrmação acontece em praticamente todas as espécies de ficus...
Tenho uns 4 ou 5 com ela... nem tenho certeza, mas acho que foram causadas pela poda em época de muito fluxo de seiva... não sei.
Em algumas usei um estilete cirúrgico e retirei com sucesso... em outras fiz poda abaixo.
Depois diz o que fez e se deu certo.
[]'s
Rildo31/01/2005 07:25
Màrio,
É um Boni sim é bem frágil e as folhas bem pequenas e alongadas.
Felipe,
Não podei ele recentemente então não pode ser a causa, tentei a algumas semanas atráz retirar um dos calos com um estilete e coloquei cola para proteger, só que continuou a crescer.
Lando,
Este final de semana criei coragem e podei os dois galhos com os calos,
não precisou podar toda copa, ficou com dois galhos restantes. Cortei o calo ao meio e é madeira pura, muito estranho.
Outra coisa pessoal, este ficus e outro que tenho estão com as raizes saindo para fora do vaso por cima da terra isto é normal? Um foi replantado a 5 meses(o do calo) e o outro a 10 meses.
Se obtiverem mais informações passem............
Felipe Frango Zappala31/01/2005 16:09
Rildo,
Pois é, foi bom receber essa informação... eu achei que fosse isso, mas não tinha certeza... então, alguém deve dar uma dica...
Reparei hoje e os meus estão com muitas raízes superiores na parte aérea também. Será que existe alguma relação?
[]'s
Rildo31/01/2005 16:48
Mário,
Na hora do almoço fui verificar a fragilidade deste ficus e ele não é tão frágil quanto o outro que tenho, será que não é Boni? Se nã é qual seria?
Felipe,
As raizes aéreas do meu ficus boni está até saindo do vaso, são bem finas, brancas na partenova(pontas) e depois vão escurecendo na parte mais velha. Depois envio foto.
Mário A G Leal31/01/2005 17:56
Fícus
Rildo, tudo indica que seja o benjamina variegado.
Rildo escreveu:
Mário,
Na hora do almoço fui verificar a fragilidade deste ficus e ele não é tão frágil quanto o outro que tenho, será que não é Boni? Se nã é qual seria?
Felipe,
As raizes aéreas do meu ficus boni está até saindo do vaso, são bem finas, brancas na partenova(pontas) e depois vão escurecendo na parte mais velha. Depois envio foto.
Rildo03/02/2005 07:12
Felipe, olha uma foto das raizes do ficus que estão saindo para fora.

Felipe Frango Zappala03/02/2005 07:34
Rildo,
Não são parecidas...
Quantos anos tem essa planta?
[]'s
Baduuuu03/02/2005 11:23
Rildo...
Pela foto das raizes, tenho certeza que seja um boni mesmo...
quase certeza!!!
Mande uma foto das folhas depois
Felipe Frango Zappala03/02/2005 15:46
Rildo,
Hoje fiz o teste em outra muda que tinha esse calo...
Cortei com bisturi e olha só o que achei no mais baixo...
Parece até um tumor... aqui só podando no toco mesmo...
Abração

Rildo04/02/2005 07:05
Felipe,
Esta planta de ter uns 4 anos, na foto do seu realmente tem um "Tumor", porque vc não espera mais um pouco antes de cortar?
Baduu
Este da foto das raizes é um boni sim, ele não é o da foto do calo, tenho foto mas está muito ruim.
Felipe Frango Zappala04/02/2005 07:08
Rildo, vou esperar sim...
Essa planta da foto, é só para experiência mesmo... foi uma estaca que produzi ano passado, mas de qualquer forma, esse ano eu iria fazer nova estaquia, por causa da altura da copa...
Abração
nickyfury05/02/2005 22:58
ficus
A emissão de raízes aereas no Ficus é uma caracteristica da espécie. Há recursos que usamos às vezes apenas para estimular essa emissão. geralmente, ela ocorre na busca das raízes por adubo. noutras vezes, quando caem do tronco, buscam o solo, causando um efeito muito bonito. 😄