brunodb09/07/2006 13:19
Liquidambar
Ola amigos,
Consegui algumas sementes de liquidambar, mas não sei como é o processo de germinação dela?? sera que tem alguma quebra de dormencia ?? estratificação??
Abraços,
RedOak09/07/2006 22:53
Quando colho as sementes há pouco tempo (até 3 meses) eu as semeio sem nenhum tratamento frio. O que eu faço com a grande maioria das minhas sementes é o teste de "viabilidade" das sementes que consiste em deixá-las de molho por 24 horas; após esse período, as que afundam são viáveis e as que continuam a boiar não são boas e bem provavelmente não germinarão.
Sempre tive ótimo sucesso com sementes de liquidambar e acredito que são fáceis de germinar.
brunodb10/07/2006 13:13
Ola Redoak,
Valew pela resposta....
Você saberia me dizer a melhor época para o plantio???
Abraços,
RedOak11/07/2006 12:28
Bruno,
Se você tiver uma janela com face norte, pode colocar as sementes no substrato e começar agora mesmo dentro de casa. Fora de casa a planta crescerá bem mais devagar devido ao frio.
Eu havia dito do teste das 24 horas na água, mas é melhor deixar mais tempo pois algumas sementes demoram um pouco mais para absorver a água. Se preferir, semeie as que mesmo ao fim de todo o periodo na agua continuaram boiando.
Abraços
PINO12/07/2006 13:17
e ai pessoal desculpa a forma descarada, de chegar pedindo mas tem alguma semente sobrando?
to procurando a tempo esta espécie...
obrigado...
vitor_barao12/07/2006 22:18
Será??
Aproveitando a deixa, será que além das dele não sobram mais algumas?? 🙄
tenho algumas para troca... é que aqui em são paulo há poucas árvores desta espécie...
obrigado, abraço
Vitor
brunodb13/07/2006 08:38
Ola Amigos,
Não tenho muitas sementes! mas vou tentar enviar-lhes algumas!! me enviem um e-mail ou MP com os endereços e se vocês tiverem alguma espécie para troca 🙂....
Vou tentar conseguir mais sementes ai posto aqui!!
Abraços,