mago_encolhedor_de_planta escreveu:
Uvaia é uma coisa e Ubaia (ubjai-ibajai-ivai-pessego selvagem-pessego do mato é outra)
Uvaia é reta cresce reto quenem bambu fica com até 13m a semente é lisa com +ou- 2cm da normalmente 3 sementes por fruta
Ubaia é tortuosa cresce no maximo até 6m semente aspera de até 3cm e não mais de duas sementes por fruto.
o aspecto das folhas e frutos (externamente) é bem parecido a brotação tambem.
As fotos do seu site são sem duvida de ubaia azeda.
mas mudando de assunto eu to começando a concordar com o povo que vc é ótimo pra estilizar suas plantas eu presciso de umas dicas pra minha primavera pois é velha pra dedeu e eu vi o trabalho que vc fez na sua a minha tem o diametro de 12cm e altura de 20cm eu consegui por yamadori de uma floreira da prefeitura, a planta tava tomada por cupim e com o nucleo do tronco totalmente podre, manda as dicas de shari kan que vc fez na sua (aquela da foto do forum) a minha ta bem saudavel mas da pra melhorar a aparencia! 😈
Mago,
É possível que na região onde você more exista uma planta com o nome de Ubaia e que seja diferente de Uvaia.
Aqui, no nordeste, chamamos de Ubaia-doce à
Eugenia uvalha. Não encontrei nenhuma referência que considere a Ubaia como sendo pêssego-do-mato, ubajaí ou ivaí.
No livro do Henri Lorenzi (pág. 263, vol I) cita esta espécie como
Hexachlamys edulis (pêssego-do-mato, pessegueiro-do-mato, ivaí, ubajaí,
cereja-do-rio-grande, cerejeira-do-rio-grande, com características um pouco diferentes da Ubaia ou Uvalha.
No livro "Plantas do Nordeste, Especialmente do Ceará" (Prof. Renato Braga), pág. 467, ele cita:
"
UBAIA. - Eugenia Uvalha (sic) Camb., da família das Mirtáceas.
Arbusto. Folhas opostas, lanceoladas, glabras, 2-4 cm. de comprimento por 1 de largura. Flores alvas, pétalas, solitárias. Baga pequena, piriforme, de casca amarelo-avermelhada ou alaranjada, com 1-2 sementes grandes, cobertas por polpa aquosa, doce e um tanto ácida, comestível.
Nos tabuleiros da região litorânea. Quase todo o Brasil. Conhecida ainda por Uvaia, Uvalha.
Corr. de ybá-aia, fruto azedo, na lição de Batista Caetano (8,184)."
Abaixo, um link com algumas informações sobre a Ubaia:
http://umbuzeiro.cnip.org.br/db/medic/taxa/495.shtml
Coloco essas informações pois tenho grande interesse nessa espécie, que pesquiso há alguns anos, e qualquer novidade será muito bem vinda.
Em relação à primavera, apenas esculpi todo o "miolo da planta" com o auxílio de alicates e formões. Não o fiz de uma única vez, mas gradativamente até atingir o estágio atual.
Seria interessante postar um nóvo tópico e colocar uma foto da sua planta para opinarmos.
Um abração,
Sergivaldo