Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

bonsai de uva

Chris Roger Pires31/01/2005 20:09
bonsai de uva
Ola pessoal

Tenho uma muda de uma parreira de uva Italia apartir de semente,
de 1 ano gostaria de saber se alguem ja trabalhou com esta especie,e quais os rsultados?
aguardo respostas.
Abraços
Charles01/02/2005 07:45
Re: bonsai de uva
Oi Chris... tudo bem?

Nunca vi ou soube de bonsai de parreira de uva Italia. Pode até ser que funcione, porém, minha duvida é quanto ao tamanho das folhas, que são bem grandes.
Vi há anos numa revista importada, uma foto de um bonsai de parreira feito pelo John Naka, simplesmente maravilhoso.
Pelo porte, ele com certeza usou uma parreira já bem "idosa". Também não sei a espécie de uva, mas as folhas eram pequnas e tinha um cacho de uvas, também bem pequeno. Com certeza não era uva Italia.

Acho que voce deve tentar com a sua e ver no que dá. Caso tenha particular interesse por uva, sugiro procurar em viveiros de arvores futiferas mudas já desenvolvidas de parreiras, com tronca já mais grosso.

Abraç,
Charles
Chris Roger Pires02/02/2005 19:12
Caro amigo Charles

As folhas desta pequena muda estão pequenas mas não sei te dizer se continuarão assim. porem tomei uma decisão, irei planta-la no chão e daqui alguns anos se ver que é possivel farei um yamadori.

Brigadão por sua RESPOSTA E DAQUI ALGUN TEMPO COMENTAREMOS SOBRE ESTA PLANTA
Felipe Frango Zappala02/02/2005 19:32
Olá Chris, como vai?

Seria interessante você arquivar uma foto agora para daqui à algum tempo comparar...

Acho que foi uma decisão acertada.

Lembro que eu tinha uma figueira que no recipiente nem dava sinal... no final do ano passado transplantei para o solo na casa da minha Mãe, em Petrópolis/Rj.... bastou isso e o danado já começou a produzir.

Abração
Illex03/02/2005 00:29
Re: bonsai de uva
Chris Roger Pires escreveu:
Ola pessoal

Tenho uma muda de uma parreira de uva Italia apartir de semente,
de 1 ano gostaria de saber se alguem ja trabalhou com esta especie,e quais os rsultados?
aguardo respostas.
Abraços

Olá Amigo Chris,

A muito tempo tentei fazer algumas experiencias com esse tipo de Uva, as folhas dela tambem eram muito pequenas, nem me lembro qto tempo faz, so sei q foi a muito. Nao obtive resultados com ela e acabei por deixa-la morrer, acredito que por falta de experiencia, mais atualmetne nao possuo mais nenhuma, entao nao sei dizer como me sairia hoje e nem como você irá se sair. Cara pesquise, estude, faça experiencias e conte para nós. T+ ver cara!

Abraços:

Illex
Chris Roger Pires03/02/2005 13:24
E ai pessoal

Tambem acho que tomei a decisão certa e ja tirei uma foto dela ,
não sei se terei bons resultados porem vou tentar. quando tiver resultados
darei noticias

Brigadão
Illex04/02/2005 00:56
Chris Roger Pires escreveu:
E ai pessoal

Tambem acho que tomei a decisão certa e ja tirei uma foto dela ,
não sei se terei bons resultados porem vou tentar. quando tiver resultados
darei noticias

Brigadão

Amigo Chris,

Beleza cara, esperaremos os resultados ansiosos. T+ ver cara!!!

Abraços:

Illex
guila15/09/2005 16:53
Illex15/09/2005 17:22
Olá Chris,

Vixe, a qto tempo amigo, 7 meses? Uhauaehae 😄. Que plantas mais belas, aquele Knegai cehio de Uvas esta magnifico. E fotos das suas ja tem em maos para nós vermos os resultados? T+ amigo.

Abraços:

Illex
Rafael Grecca15/09/2005 20:11
guila...

Fiquei impressionado com aquela parrerinha de uva, apesar de parecer ter pouca idade mas fiquei adimirado pela quantidade de frutos, vou até tentar cultivar uma.........
adriano paes06/12/2005 22:30
Bonsai Parrerira(Uva)
Tbm imagino que seja um tamanho excessivo pelo o que conheco da uva italia.....ja vi tbm um bonsai de parreira mas nao me lembro a especie com certeza, mas pela vaga lembranca me parece ser da especia Niagara ou porpularmente chamada de "rosada" queseria esta da foto abaixo.
Illex06/12/2005 23:45
Re: Bonsai Parrerira(Uva)
Olá Amigos,

Ja psotei essa foto aqui, porem em outro Forum, aqui vai ela denovo:

Uva

Espero que gostem da foto. T+ amigos.

Abraços:

Illex
Angela Fernandes08/12/2005 00:25
Amigo Illex !!!! 😂 😂 😂

Este bonsai é tudo de bom e já falei que eu o queria para mim e mais ainda, queria saborear as uvinhas.......

QUE COISA LINDINHA !!!!!

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Nuhumnaion09/12/2005 17:07
Acho que essas uvinhas sairiam meio amargas, né? pelo tamanho da planta, sei lá...

eu imaginava uma parreira só como Kengai, mas essa que o Illex postou realmente me surpreendeu... num sabia que elas formavam bases fortes assim!

muito legal mesmo!
jackson10/12/2005 05:36
nuhum,

para se conseguir bases largas são necessárias podas sucessivas, num vaso de trinamento:

Quando o tronco atingiu a grossura desejada vc corta-o bem baixo, aplica-se pasta selante,

depois que brotar vc escolhe um dos brotos e corta o resto, quando este broto estiver da grossura desejada, vc corta novamente um pouco acima do corte anterior, e a ssim por diante,

isso vai fazer com que o tronco vá ficando curto e afunilado. É trabalho paa vários anos, mas recompensador.

[]s