Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jaboticabeira

Paulo Viana01/02/2005 20:05
Jaboticabeira
Olá para todos! Comprei em dezembro uma jaboticabeira sabará com aproximadamente 2,10 metros de altura. Fiz uma poda diminuindo sua altura para 1,40 metros. Esperei aparecerem novas brotações e tornei a podá-la deixado-a com aproximadamente 40 centimetros, alguns ramos e ainda no recipinte em que veio. Pergunto: Devo esperar até a época da dormência(julho) para realizar a poda das raizes? Posso aguardar um pouco por novas brotações e recuperação da planta e efetuar esta poda antes de julho? Como devo proceder?
Obrigado
Um abraço à todos.
Paulo
Felipe Frango Zappala02/02/2005 07:49
Olá Paulo, como vai?

Dizem que a Jaboticabeira é uma érvore muito resistente...
Vamos esperar que algum colega com experi~encia na espécie nos ajude aqui...
Acho que o Mago tem algumas, se não me engano...

Abração
whiteknight02/02/2005 09:17
É.... 😮ops: e jaboticabeira, onde será que acho sementes?? 😲
Acho que já devo tá enchendo o saco...mas é que realmente, eu não tenho idéia de onde achar...
Outra coisa, só por curiosidade: alguém aqui cultiva plantas carnívoras e/ou orquídeas??
[ ]'s
Felipe Frango Zappala02/02/2005 10:25
Olá whiteknight, de jaboticaba não é difícil... localize uma árvore na sua cidade e peça ao dono da casa algumas frutinhas...
Se no mês que vem eu for em Petrópolis RJ, tentarei trazer algumas e enviar para você... não sei ainda se vou.

Entretanto te aconselho à paralelamente comprar umas 3 ou 4 mudas em estado bruto... maids ou menos R$5,00 cada... pois essa espécie demora um bocado para desenvolver.

Abraços.
Mário A G Leal02/02/2005 12:07
Re: Jaboticabeira
Paulo, já fiz podas drásticas de raiz no mês de Janeiro em árvore de 1,20 mt, sem eliminar nenhuma folha e a planta se recuperou muito bem. Sorte! Com certeza diria que você pode e deve esperar o período de Inverno para trabalhar com bastante segurança. Parece que sua árvore tem porte e não seria interessante perdê-la. É possível mostrar uma foto?

Paulo Viana escreveu:
Olá para todos! Comprei em dezembro uma jaboticabeira sabará com aproximadamente 2,10 metros de altura. Fiz uma poda diminuindo sua altura para 1,40 metros. Esperei aparecerem novas brotações e tornei a podá-la deixado-a com aproximadamente 40 centimetros, alguns ramos e ainda no recipinte em que veio. Pergunto: Devo esperar até a época da dormência(julho) para realizar a poda das raizes? Posso aguardar um pouco por novas brotações e recuperação da planta e efetuar esta poda antes de julho? Como devo proceder?
Obrigado
Um abraço à todos.
Paulo
whiteknight02/02/2005 14:31
Felipe, valeu pela resposta...vou ver se acho umas por aqui.
José Ramiro dos Santos Fi02/02/2005 16:54
Uma boa tarde para todos, 😂

Adquiri também uma jaboticabeira com 1.45 m. aproximadam., como pretendo podá-la, pergunto: Paulo Viana, a brotação de folhas da sua está intença e saudável? um detalhe: como da base da minha planta bifurca um galho bastante desenvolvido, pergunto a você e aos demais colegas se é possível praticar a alporquia (enraizamento) nesse galho para um posterior transplante?

Whiteknight, na safra do fruto da jaboticaba, (me parece que é em outubro/novembro) por aqui tem demais, se fosse nesse período te mandaria mas o que adquiri no mês passado (janeiro) foi frutos da
MAÇARANDUBA, plantei duas sementes e guardei as demais (umas 100 unidades) para quem tiver interesse.

Um abraço

Ramiro.
Mário A G Leal02/02/2005 18:28
Sementes
José Ramiro, ainda não verifiquei mas você poderia dispor desta informação no Fórum "BANCO DE SEMENTES"

José Ramiro dos Santos Fi escreveu:
Uma boa tarde para todos, 😂

Adquiri também uma jaboticabeira com 1.45 m. aproximadam., como pretendo podá-la, pergunto: Paulo Viana, a brotação de folhas da sua está intença e saudável? um detalhe: como da base da minha planta bifurca um galho bastante desenvolvido, pergunto a você e aos demais colegas se é possível praticar a alporquia (enraizamento) nesse galho para um posterior transplante?

Whiteknight, na safra do fruto da jaboticaba, (me parece que é em outubro/novembro) por aqui tem demais, se fosse nesse período te mandaria mas o que adquiri no mês passado (janeiro) foi frutos da
MAÇARANDUBA, plantei duas sementes e guardei as demais (umas 100 unidades) para quem tiver interesse.

Um abraço

Ramiro.