Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Onde acho essas sementes?

whiteknight01/02/2005 20:40
Onde acho essas sementes?
Olá,
Sou novo aqui e com bonsais também. Estou com uma muda de pitangueira (tá só com duas folhas; é muito nova) e gostaria de saber se já posso começar a amarra-la e etc...
Agora, o assunto principal: Onde acho sementes de OLIVEIRA, RED MAPLE e PINHEIRO NEGRO JAPONES?? gostaria de cultivá-las...
[ ]'s
TC01/02/2005 20:43
oi
oliveira eu não sei.
é pn tem na bonsai center e o tomio esta para trazer uma do japao.
e essa red maple não conheço seria um acer?
whiteknight01/02/2005 20:49
Xiii....hehehehe, eu não sei se é uma "acer" ou não...aliás, o que é isso??
procura no google por red maple que acho que você deve achar fotos. é uma árvore parecida com a árvore símbolo do Canadá, com as folhas bem vermelhas (só que não sei se são o ano todo assim...).
Eu não entendo quase nada de bonsai...comecei há muito pouco tempo.
➡️ A minha idéia é começar tentando fazer um, porque se não der certo, ou ele vira uma árvore "normal" ou ele morre...mas se morrer, não terei jogado um dinheirão no lixo (pois bonsais são razoavelmente caros...hehee)
[ ]'s
Felipe Frango Zappala02/02/2005 07:35
Olá whiteknight, como vai?

Vou tentar lhe ajudar um pouco nesse seu começo, que é uma das partes mais gostosas de todo novo projeto...

Aqui no Fórum, na página principal, existe um tópico aonde você tem indicações de Sites sobre Bonsai:

PRODUTORES, EMPRESAS E SITES

Ali você vai encontrar muitas informações úteis para um aprendizado mas ágil.

Caso seu tempo disponível não lhe permita passar por todos eles, tente fazer o seguinte:

Dê uma boa olhada em todos os tópicos do Fórum, nos novos e antigos, desde o começo. Veja alguns por dia, pois em poucos dias você acabará.

Agora, o mais importante, nuca deixe de postar, para esclarecer dúvidas como essa, pois é o modao mais eficaz em qualquer caso.

Bem, eu lhe aconselho, a plantar muitas sementes, mas não tenha isso como projeto imediato... isso seria um projeto com inicio para 3 ou 4 anos à frente, dependendo da espécie...

Se o seu desejo é começar trabalhando uma muda, seja atracés de podas, ou de tratos (ex: adubação, envasamento, etc.), sugiro que você compre mudas já desenvolvidas, como por exemplo Ficus, Pitanga, Romão, etc.
Pois uma muda de Pitanga para trabalho de aramação (não é via de regra!) já deve ter alguns anos...

O Ácer é uma espécie muito desejada, porém que exige cuidados especiais, então acho que não é a mais indicada para o começo...

As sementes de Oliveira, nunca ouvi falar de alguém que tivesse aqui no Brasil...

As de Pinheiro Negro, tente com a D. Ilza Romagnole:

http://www.bonsaicenter.com.br

Ela Também é membro desse Fórum e faz pouco tempo conseguiu uma remessa para o pessoal interessado. Entretanto, antes de semear, não deixe de ler bastante sobre a quebra da dormência dessa espécie de sementes e sobre os cuidados iniciais no plantio, caso contrário, as chances de germinação e desenvolvimento são nulas...

Bem Vindo ao Fórum e mantenha sempre contato!

Abração
whiteknight02/02/2005 08:37
oi,
Felipe e TC, obrigado pelas dicas.
Felipe, já to lendo os tópicos..
Vi uma foto de bonsai de oliveira e ele era muito bonito.
Agora...quanto à "acer" (red male), o que é exatamente uma acer?? O que uma planta tem que ter pra ser considerada como uma??
Não sabia que a red maple era difícil de se cultivar...então vou esperar pra tentar fazer bonsai com ela. Mas se você, ou alguém por aqui souber como encontrar sementes, mudas de uma, me avise...mesmo que não vá fazer bonsai com ela, gostei muito dessa árvore e queria uma ^^
As mudas do bonsai center são meio caras...mas achei umas de 10 ou 15 que achei bem interessantes (por que será?!?! hehe).
Mais uma coisa. Quias as espécies que têm o caule com madeira bem dura?? Dizem que pitanga fica com uma madeira bem dura...quais outras? E o caule grosso, quais ficam assim?
[ ]'s
Felipe Frango Zappala02/02/2005 10:20
Whiteknight, beleza?

Olha, não é que se torne impossível de cultivar uma espécie de Ácer... é que na verdade algumas são um pouco mais sensíveis, principalmente quanto à clima...
Tem um camarada aqui nesse fórum que é louco por essa espécie... não é mesmo, Grande André??? Tá sumido cara...
Ele pode te dar mais informações, pois ele tem pesquizado muito sobre o assunto.
Ali no Tópico "QUE ESPÉCIES CLTIVAS", se não me engano foi o Sergivaldo que postou, você pode ver o que o pessoal costuma usar com mais frequência.

Se você procura por mudas em estado bruto ou Pré-Bonsai, tenha em mente que o envio é necessariamente por sedex...

Aqui tem preços bons e segurança:

http://www.bonsaimizuno.com.br/produtos2/produtos.htm

http://www.niponbonsai.com.br/

Espero ter ajudado.

Abração
Felipe Frango Zappala02/02/2005 10:21
Whiteknight, beleza?

Olha, não é que se torne impossível de cultivar uma espécie de Ácer... é que na verdade algumas são um pouco mais sensíveis, principalmente quanto à clima...
Tem um camarada aqui nesse fórum que é louco por essa espécie... não é mesmo, Grande André??? Tá sumido cara...
Ele pode te dar mais informações, pois ele tem pesquizado muito sobre o assunto.
Ali no Tópico "QUE ESPÉCIES CLTIVAS", se não me engano foi o Sergivaldo que postou, você pode ver o que o pessoal costuma usar com mais frequência.

Se você procura por mudas em estado bruto ou Pré-Bonsai, tenha em mente que o envio é necessariamente por sedex...

Aqui tem preços bons e segurança:

http://www.bonsaimizuno.com.br/produtos2/produtos.htm

http://www.niponbonsai.com.br/

Espero ter ajudado.

Abração
Raijin03/02/2005 15:23
La vai a dica!
Caro amigo Cavaleiro branco é quase impossivel ter paciência para fazer um bonsai de oliveira apartir de semente pois demora muuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiittttttttttttttto pra crescer só pra vc ter idéia te oliveira do tempo de cristo que ainda esta viva e produzindo, estas plantas mediterraneas tem um metabolismo bem diferente das plantas subtropicais e tropicais, eu ja achei mudas aqui em sorocaba mas desanimei depois de conversar com um amigo que é biológo.

Red Maple é sim uma espécie de acer (Acer Rubrum) tem as folhas caducas e brotam e crescem e amadurecem sempre vermelhas folhas de cinco pontas simbolo do Canadá.

Pinheiro negro compensa pois cresce numa velocidade legal e é razoavelmente facil de cuidar mas as sementes dificilmente germinam mais que 80% tem um pinheiro o nishiki matsu que de cada 200 semente vc consegue que germine umas cinco! quem tiver sementes de nishiki matsu pode mandar o valor que eu quero umas 😉
whiteknight03/02/2005 16:29
Pois é...demora muito...já me falaram isso hehehehe. Mas gosto muito de oliveira. Mesmo que demore, não tem problema.
Todo mundo fala da germinação de PN...afinal, o que é tão difícil assim??
Antonio Castro03/02/2005 18:45
Olá whiteknight

Citação:
"Todo mundo fala da germinação de PN...afinal, o que é tão difícil assim??"
a Paciência e Perseverança e mais alguns anos de cuidados sem termos a certeza que ele vai reunir todas as condições para ser um "bonsai" digno desse nome.
A maioria dos Bonsai que possuimos, podemos classificá-los como estando numa fase de "Potensai", o que para chegar a "bonsai" ainda falta um grande passo, não chega apenas estarem envasados um vaso tradicional asiático é muito mais que isso.
Na minha opinião e conforme já referi anteriormente noutro "post", nenhum dos meus me dá mais prazer, do que as que sairam desse processo.

A semente da Oliveira é a vulgar Azeitona, como é uma especie que pega bem pode ser tentada a estaquia

Boa sorte 🙂 .

Cptos.

Castro
whiteknight03/02/2005 19:57
Antonio Castro escreveu:
Olá whiteknight

Citação:
"Todo mundo fala da germinação de PN...afinal, o que é tão difícil assim??"
a Paciência e Perseverança e mais alguns anos de cuidados sem termos a certeza que ele vai reunir todas as condições para ser um "bonsai" digno desse nome.
A maioria dos Bonsai que possuimos, podemos classificá-los como estando numa fase de "Potensai", o que para chegar a "bonsai" ainda falta um grande passo, não chega apenas estarem envasados um vaso tradicional asiático é muito mais que isso.
Na minha opinião e conforme já referi anteriormente noutro "post", nenhum dos meus me dá mais prazer, do que as que sairam desse processo.

A semente da Oliveira é a vulgar Azeitona, como é uma especie que pega bem pode ser tentada a estaquia

Boa sorte 🙂 .

Cptos.

Castro

Olá,

Quando falei "afinal, o que é tão difícil", não estava falando que acho fácil cultivar o pinheiro negro, estava me referinto principalmente ao fato de todo mundo falar que a germinação do PN é meio complicada...e queria saber o porque de dizerem isso (se é difícil a quebra da dormência, se poucas são "viáveis", se têm vida muito curta...enfim, qual a razão de ser tão difícil).
Pois é, também acho que é só fazer estaquia na oliveira...só que no Brasil acho que não tem; eu nunca vi uma...

[ ]'s
Raijin04/02/2005 14:11
pinheiro
Como eu ja lhe disse tem muda de oliveira aqui na cidade com +ou-5 anos tem muda mais velha mais dai custa mais caro uns R30,00.
Pinheiro negro ja é dificil de pegar a capacidade germinativa não é tão grande e tem o clima que não ajuda é o mesmo caso na Europa o povo acha o máximo os bonsai de plantas tropicais e vivem reclamando das dificuldades(coisa do clima), lembre-se amigo white que o pinheiro negro foi adaptado para o clima brasileiro mas não é o clima mais indicado eu mesmo ja tentei ter um pinheiro branco e o coitado morreu não resistiu ao calor de sorocaba! 😂
Illex05/02/2005 03:48
Amigo Felipe,

Por um acaso esse Red Maple seria o Acer palmatum ´Seigen´???
Se por um acaso for, gostaria de saber tambem aqui quem possue sementes dessa planta. Obrigado.

Abraços:

Illex
Felipe Frango Zappala05/02/2005 10:22
Grande Illex,

Não tenho muito conhecimento em Ácer... até que eu gostaria, mas o clima aqui não permite.
Até onde sei, o Red Maple é o Acer rubrum, não é?
Semenets de Ácer geralmente são "disputadas à tapa", mas quem sabe o pessoal do Sul não consegue algumas?

Abraços.
TC05/02/2005 12:24
oi pelo que eu sei( não tenho certeza) red maple é red maple é uma especie nativa do canada(que com a seiva se faz aquela geleia que o americanos adoram) não é o acer rubrum( que é da america do norte tambem, e só é vermelho nas brotações depois fica verde)
quanto as sementes ainda tenho umas 30 de acer, estou vendo o que vou fazer com elas, pois tem gente que pediu ja, e agora termino a epoca dos acers da sementes, ( aqui ainda tem uns com sementes mas são pouco)
a e pouca gente parece ter se interessado pelas sementes de acer bua bua bua então para os que pediram mandei em grande quantidade
andre05/02/2005 18:59
maple é o nome que se da nos estados unidos aos Acers e red maple é o acer vermelho. deve ser o rubrum mesmo.
TC05/02/2005 19:06
mas o rubrum só brota vermelho depois fica verde não é assim?
clemelo29/06/2008 06:06
sementes de red maple
Pessoal, bom dia!

Comprei umas sementes de Acer Rubrum, que segundo o mago encolhedor de plantas seria o red maple.

No site www.ilhabonsai.com.br vc´s podem encontrar para comprar e é seguro.

Um abraço do amador,
Cleber Melo.