Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cipreste-calvo, Taxodium distichum: continuo oferecendo

Ivo29/07/2006 16:16
Cipreste-calvo, Taxodium distichum: continuo oferecendo
Amigos bonsaístas!
Ainda tenho sementes bem guardadas em câmara fria de Taxodium distichum, o cipreste-calvo ou Swap-Cypress dos EUA.
Como intercâmbio, procuro principalmente por espécies de clima temperado, notadamente a avelã (Corylus avellana). Mas aceito outras propostas.
Um abraço!
Ivo
RedOak29/07/2006 16:47
Ola Ivo! 😄
Você sabe informar se as sementes de bald cypress germinam com facilidade?
Grande abraço
Ivo02/08/2006 10:19
Olá, Egon!
Pensei que você já tivesse esta espécie. Você quer algumas sementes?
Elas germinam bem depois de uma estratificação de 1 a 3 meses. Estas estão guardadas desde maio a 3°C, portanto, já em condições de germinação. Se você quiser, posso despachar-lhe algumas.
Te mandei um e-mail sobre os Quercus falcata/Quercus pyrenaica. Você viu?

Até logo!

Ivo
Seisdedos08/12/2006 22:04
taxodium
O Taxodium é o chamado pinheiro do brejo, arvore descídua, coletei muitas sementes na própria árvore aqui em Botucatu, mas não sei se vão germinar, plantei na areia grossa, mas parece que as sementes apodrecem e não germinam, cortei algumas e não tem nada dentro, algumas um fiozinho branco, parece que infértil.
Tem uma dica???
Ivo09/12/2006 14:54
Olás Seis Dedos (!?),
A esta altura do ano elas já devem mesmo estar perdidas. Aproveite o ano que vem: por volta de maio, as sementes amadurecem; recolha-as, deixe uns dois dias na água, até que afundem, e endão escorra-as por uma noite; guarde as sementes num saco plástico bem fechado com uma mistura em partes iguais de areia grossa de rio e humus de minhoca e ponha na geladeira, entre 3°C e 5°C (não congele!). Em 2 ou 3 meses estarão ótimas para germinar, talvez algumas já o farão no saquinho, observe.
Um abraço!
Ivo
Seisdedos09/12/2006 22:04
Agradecimento
Muito obrigado pela dica Ivo, realmente se essa é época correta de coletar, ou seja maio, eu errei bastante coletei da própria árvore mas agora dia 22 de novembro.
Vou tentar neste ano que vem.
Por sinal um Feliz Natal e um ótimo ano novo a todos.
Ivo28/01/2007 23:30
Obrigado aos amigos que desfrutaram e me ofereceram boas trocas. Por enquanto, as sementes acabaram. Provavelmente em maio ou junho eu reanuncio.
Um abraço!
Ivo
Marcelo de Freitas Bitenc26/09/2012 20:02
Re: Cipreste-calvo, Taxodium distichum: continuo oferecendo
Ivo escreveu:
Amigos bonsaístas!
Ainda tenho sementes bem guardadas em câmara fria de Taxodium distichum, o cipreste-calvo ou Swap-Cypress dos EUA.
Como intercâmbio, procuro principalmente por espécies de clima temperado, notadamente a avelã (Corylus avellana). Mas aceito outras propostas.
Um abraço!
Ivo

Você quer qual em troca
Ivo27/09/2012 09:33
Bom dia Marcelo.

No momento não tenho sementes, mas as terei em maio de 2013. Minha preferência de troca recai em espécies de clima temperado ou de altitude, plantas carnívoras ou microorquídeas, não coletadas na natureza, mas de cultivo.

Abraço!

Ivo
Marcelo de Freitas Bitenc27/09/2012 14:11
Ivo escreveu:
Bom dia Marcelo.

No momento não tenho sementes, mas as terei em maio de 2013. Minha preferência de troca recai em espécies de clima temperado ou de altitude, plantas carnívoras ou microorquídeas, não coletadas na natureza, mas de cultivo.

Abraço!

Ivo

Se for de avelã eu posso conseguir
ro.kamla30/10/2012 18:26
Troca
😄
Roger Bell03/02/2013 04:06
Opa, tenho interesse nas sementes de Taxodium distichum tb. Quando estiver disponível avisa ai.