Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

bambu negro

nickyfury12/08/2006 16:14
bambu negro
Nombre vulgar: Bambú negro

Nombre latino: Phyllostachys nigra

Familia: Poaceae

Categoría: bambú mediano

Porte: esbelto

Follaje: persistente, glabro, de márgenes denticulados y con 4-6 nervios secundarios

Floración: espiguillas en la axila de las hojas; se produce raramente

Color: el color verde de la caña se convierte en negro en el tercer año

Crecimiento: rápido

Altura: 7-8 m

Plantación: enterrar profundamente el cepellón y sujetar con tirantes si fuera necesario

Multiplicación: división de mata o de rizomas reproductores, en primavera

Sustrato: cualquiera que sea rico y bien drenado

Situación: sol o semisombra, resguardado del viento frío

Zona: 6

Mantenimiento: regar regularmente y cortar las cañas muertas al ras del suelo

Observaciones: Phyllostachys es originario de China. Puede cultivarse en maceta.

Otras variedades:

Ph. nigra Henonis: caña de color verde oliva glauco si está a la sombra, amarilla al sol.

Ph. nigra Henonis 'Boryana': 6-20 m de altura, caña con manchas marrones si está a la sombra, parecido a la piel de la pantera si está al sol.

Ph. nigra Henonis 'Hanchiku': 3-4 m de altura, caña amarillo-verdosa con manchas marrones.

Ph. nigra Henonis 'Megurochiku': caña amarillo-verdosa, entrenudos negros.

http://plantencyclo.free.fr/sp/nmauric._phyllo_nigra_gg.html
Raimundo Sinval07/12/2006 21:35
Re: bambu negro
Ei, pessoal, !!!

O meiu avatar, por acaso, é de um NIGRA!!
Já está com uns 30 cm de altura, e uns 3 mm de espessura. E está ficando escurinho, mesmo. Mandei vir de Visconde de Mauá, uma fazenda de cultivo de bambus, de todos ou tipos . Neste fim de semana eu tiro umas fotos pra voces, falou?

abraços
mrnepomuceno03/01/2007 23:48
Posta foto do seu quando tiver oportunidade!
Raimundo Sinval04/01/2007 17:17
nigra
mrnepomuceno escreveu:
Posta foto do seu quando tiver oportunidade!

Tá certo, vou tirar uma foto dle, com detalhe para o tronco. Está fino, mas já dá prá ver que vai bem escuro.

Abraços, aguarde a foto,
mrnepomuceno07/01/2007 11:23
Onde você conseguiu o bambu negro?
Para retirar uma muda de bambu só pegar um galho que está nascendo e botar na terra?
Raimundo Sinval07/01/2007 23:05
nigra
mrnepomuceno escreveu:
Para retirar uma muda de bambu só pegar um galho que está nascendo e botar na terra?

Oi, amigo,

Consegui, depois de muito pesquisar, com a Celina, do Bambu Brasil. Não sei se ela terá mais, foi uma dificuldade pra ela trazer de Mauá, eu pedi o Nigra e uma de Mosso. Estão com a mesma terra ainda, não mexi, ponho adubo, rego, podei de leve, deixando os principais, pra dar mais força.
Ela falou que, qdo ficar com uma muda com 2 galhos ou mais, e dá umas touceiras, pode tirar a muda. Ainda não tirei nenhuma.
O Ratto conseguiu umas mudas de nigra com o Luciano, de Teresópolis, vc conhece? Ele tem várias. Vc pode tentar ir lá, é um bom passeio, estou pra ir também.
To devendo a foto ainda, não esqueci.

abraços,
Raimundo Sinval13/01/2007 18:24
Re: nigra
"Raimundo Sinval"][quote="mrnepomuceno escreveu:

Oi, amigo,

Consegui, depois de muito pesquisar, com a Celina, do Bambu Brasil. Não sei se ela terá mais, foi uma dificuldade pra ela trazer de Mauá, eu pedi o Nigra e uma de Mosso. Estão com a mesma terra ainda, não mexi, ponho adubo, rego, podei de leve, deixando os principais, pra dar mais força.
Ela falou que, qdo ficar com uma muda com 2 galhos ou mais, e dá umas touceiras, pode tirar a muda. Ainda não tirei nenhuma.
O Ratto conseguiu umas mudas de nigra com o Luciano, de Teresópolis, vc conhece? Ele tem várias. Vc pode tentar ir lá, é um bom passeio, estou pra ir também.
To devendo a foto ainda, não esqueci.

Aproveitei esse post e vou colocar as fotos que tirei hoje:

EBREO14/01/2007 09:57
bambu negro
AMIGOS,Possuo a miniatura dele, no maximo 150 cms., adulto. ATT. LUCIANO.
Raimundo Sinval14/01/2007 20:59
Re: bambu negro
EBREO escreveu:
AMIGOS,Possuo a miniatura dele, no maximo 150 cms., adulto. ATT. LUCIANO.

Oi, Luciano!!

O Ratto tem ido no seu sítio? Foi com vc que le pegou as mudas dele? Eu vi na casa dele, muito legais. QQ dia , apareço, um abraço,
EBREO15/01/2007 18:01
bambu negro
SINVAL, E o proprio, a diferenca e que ele , no vaso , nao passa de 15cms.. E fica com o caule preto precocemente! O negro comum , fica muito mais alto! ATT. LUCIANO.
nickyfury01/04/2007 20:29
bonsai
Tendo espaço e plantado no chão, o bambu negro se desenvolve rapidamente, alastrando-se em diversas touceiras, o que auxilia enormemente a obtenção de novas mudas. 😄

Os japoneses, principalmente os mais velhos, têm uma predileção toda especial por essa qualidade de bambu. Se quiser fazer um feliz é só presenteá-lo com uma mudinha. Não precisa nem ser bonsai, pode estar plantado numa lata velha qualquer. 😄