Átila05/02/2005 23:58
Alporque em bougainvilea
Olá amigos alguém pode me dizer se é possível fazer um alporque no tronco de uma bougainvilea? A árvore em questão tem 55cm de altura e 3cm de grossura de tronco e o problema é que p primeiro galho brota muito alto a uns 20cm aprox. distante do nebari por isso eu queria encurtá-lo, seria possível? A árvore emitirá novas raízes, em quanto tempo?
Felipe Frango Zappala06/02/2005 00:19
Olá Átila, como vai?
Até onde conheço, essa espécie pega fácil pelo processo de estaquia (principalmente na primavera)...
Então, porque você não tenta encurtar e usar a estaca para produzir mais uma muda?
Na hora que você for produzir uma estaca, te aconselho usar enraizador, mas já fiz estacas sem enraízador e em 3 semanas estavam com muitas raízes...
Neste exato momento, tenho 3 estacas de uma variedade "mini", e não usei enraizador, vamos ver se vão adiante nessa época, pois até hoje só tinha feito no finalzinho do inverno...
Abração
TC06/02/2005 09:36
é tente por estaquia, a bougainvilea pega de qualque jeito até tronco grosso ela pega!nem precisa de enraizador só. mas espere a primavera
Illex06/02/2005 13:04
Re: Alporque em bougainvilea
Átila escreveu:
Olá amigos alguém pode me dizer se é possível fazer um alporque no tronco de uma bougainvilea? A árvore em questão tem 55cm de altura e 3cm de grossura de tronco e o problema é que p primeiro galho brota muito alto a uns 20cm aprox. distante do nebari por isso eu queria encurtá-lo, seria possível? A árvore emitirá novas raízes, em quanto tempo?
Amigo Átila (o Uno??? Uhuauhehaeu Zuera mano),
Ou velho falo o seguinte, taca a faca nesse galho ai (mais tem q estar fora da floração) e planta direto na areia, pedrisco e algum material organico (utilizo humus). Plantei a algumas semanas uma Bougainvilea de aproximadamente 20cm de tronco e os brotos ja estao aparecendo de todas as partes da árvore, ela é uma planta muito resistente. Mais nao deixe a estaca no sol forte diretamente, a minha deixei na meia sombra, e os resultados foram ótimos, nao sei como seria o resultado sem enraizante, mais o Felipe obteve bons resultados sem tambem funciona e tambem um colega meu aqui de Uberaba o Baduuuu (do Forum), conseguiu tambem ótimos resultados sem. Eu utilizei o enraizante a base de Tiririca, so uso este, estou fazeno testes, e pelos resultados q obtive é muito bom mesmo. Espero ter ajudado. T+ ver amigao!
Abraços:
Illex
Átila06/02/2005 23:03
Alporque em bougainvilea
😎 Valeu galera, pelos toques, as bougainvileas assim como os fícus são plantas realmente exepcionais; com elas não tem tempo ruim né? Como vocês me aconselharam vou fazer a estaquia no final do inverno. AH! Mais uma coisa, como é que é mesmo esse negócio da calda de tiririca? Quais as proporções de água e de mato?
TC06/02/2005 23:32
na minha opinião não precisa de nem um tipo de enraizador, o importante é a epoca o substrato e a iluminação.
mas se quize tem que deixa a estaca de molho de 12 a 24 horas para ser mais efetivo
Illex07/02/2005 00:35
Re: Alporque em bougainvilea
Amigo Átila,
Cara a proporção que eu uso é a de base, ou seja, eu pego um tanto de Tiririca até ncher minha mao, ai coloco no liquidificador e coloco agua até cobrir as ervas cerca de 1 cm e depois bato, muito bem, em seguida filtro o caldo tirando somente as folhas picotadas (podem servir de adubo) e aplico diretamente na terra (estou fazeno essa experiencia agora e deu melhor resultado), ou deixa elas mergulhadas uma noite. Mais como eu disse atras eu obtive melhores resultados aplicando diretamente na terra. Átila ainda tem mais uma coisa, a minha estaquia fiz agora no verão, é indicado essa época apenas para estacas até 15cm de diametro, porém como sou teimoso, peguei uma mais grossa e o resultado foi que ela ja esta cheia de brotos, agora nao sei ai na sua regiao, aqui acredito ser essa a melhor epoca, pois foram melhores os resultados. Espero ter ajudado.
Abraços:
Illex
leandro afonso10/03/2008 13:10
uma duvida pessoal, primeiramente, prazer , sou um iniciante nessa arte.
estou fazendo meu caldo de tiririca.
vi em algum lugar, q quando se faz o caldo tem q colocar num recipiente escuro e guardar por 2 meses.
procede?
obrigado
Illex11/03/2008 20:35
Olá Leandro,
Atualmente eu abandonei o uso da Tiririca, pois não possuo mais area de quintal sem cimento, porque ela crescia em abundancia por aqui, mas como disse não tem mais.
Agora utilizo vitamina b1 e um outro enrraizante vindo de holambra que não recordo o nome agora. Depois posto sobre.
Mas se quiser utilizar mesmo a Tiririca, não precisa esperar 2 meses para usar não, o recipiente escuro é justamente para que proteja a substancia do sol e ela não perca suas propriedades enrraizadoras (ácido indolbutírico).
É isto ou não entendi corretamente? Abraços amigo.
Illex
leandro afonso11/03/2008 22:28
e isso mesmo. obrigado.
vou comecar a usar nas estacas
abs