Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Metasequoia

Denis Freitas06/02/2005 12:10
Metasequoia
Já ouvi várias respostas sobre esta pergunta e até agora não sei o certo, uns dizem que sim e outros não.
Metasequoia e pinheiro do brejo(taxodium) são a mema planta ❓
Felipe Frango Zappala06/02/2005 13:26
Ihh Dennis,

Também vou aguardar uma luz.

Abração.
andre06/02/2005 23:18
segue algumas fotos, as folhas se aparentam bastante...

metasequia

taxodium

taxodium

agora parece ter algumas diferenças tbm, agora tbm temos que olhar que existem varios taxodium, como: Taxodium distichum, Taxodium Mucrunatum

alguns taxodiuns são conhecidos como ciprestes
Mizuno07/02/2005 22:35
Denis
Se os livros de classificação botânica trazem como espécies diferentes, acho que não tem dúvida, certo?
Denis Freitas08/02/2005 10:13
Andei pesquisando e notei que as folhas do pinheiro do brejo, são bem mais parecidas com o tal do baldcypress(taxodium distichum), do a metasequoia, sera esse e o nosso amigo P.B.
doolombo08/02/2005 10:46
se vcs quizerem pode mandar um ramo de cada exemplar que eu levo no herbário da ESALQ para ser identificado. mandem email pra mim que posso ajudálos
Mário A G Leal09/02/2005 09:56
Re: Metasequoia
Denis, quanto tempo meu amigo. Bom vê-lo de volta. Parece que a questão está sendo resolvida. O Doolombo, tem uma solução bastante definitiva, enviar para a ESALQ para identificação. Aproveite a oportunidade!

Denis Freitas escreveu:
Já ouvi várias respostas sobre esta pergunta e até agora não sei o certo, uns dizem que sim e outros não.
Metasequoia e pinheiro do brejo(taxodium) são a mema planta ❓
Chaddad10/08/2007 21:27
Diferença entre Metasequoia e Taxodium
Caros colegas,

Não sei se ainda interessa a questão, mas basicamente a metasequoia tem folhas de cerca de 2 cm de comprimento, e os Taxodium tem cerca de 1 cm.
O Taxodium distichum tem folhas iguais ao do T. mucronatum, mas o T. distichum perde estas no inverno, e o T. mucronatum raramente o faz.
Quando plantado no chão as pontas dos ramos do T. mucronatum são pendentes, e do T. distichum não. Mas há uma variedade de T. distichum pendens muito rara que pode confundir.
Os frutos do T. distichum tem de 3 a 5 cm(sementes de 1 cm), e do T. mucronatum até 1,5 cm (sementes 0,5 cm). As Metasequoias tem frutos com menos de 1 cm, e sementes de 0,3 em forma de chapa.

Tenho sementes das 3.

Um grande abraço a todos

Chaddad
EBREO11/08/2007 14:00
taxodium
Amigos, E uma honra postar apos o Sr. Chaddad! Eu sou fa do Taxodium,Por causa da sua rusticidade e adaptaçao a climas quentes! Aqui no Rio Temos um imenso no Jardim Botanico , a beira do lago , proximo ao Cactario! Tenho Sequoias e Meta -Sequoias, porem o Taxodium ganha deles por apresentar uma saude exemplar . Se nao me engano , sao da mesma familia: Taxodeos! E conhecido nos Eua. , como Bald Cipress. Att. Luciano.
macjames11/08/2007 15:24
So tentando complementar:
Taxodium distichum = Pinheiro do brejo (swamp cypress) = Pinheiro calvo (bald cypress). Correto?

Meu pai tem vários formando uma cerca viva. Aqui no sul eles entram em dormência e tem uma capacidade de brotação absurda, pois um deles quebrou e rebrotou rapidamente.. Como não tive autorização para alporquia ( hehehe), comprei uma muda, fiz uma poda radical e a danada já tá cheia de gemas no tronco. Show...
PS: Tb fiz mudas de estaca de sequoia num curso ha 2 meses com o Tramujas e realmente são plantas diferentes.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6197
EBREO11/08/2007 15:53
cerca viva
Macjames, Cerca viva!!! Fotografa para vermos!!! O mais lindo dele e o estagio de cores, na Primavera-Verao aquele verde lindo, entrando em dormencia , amarelo ferrugem , vermelho e finalmente a fase invernal que o deixa totalmente sem folhas!!! Show de planta! Pega por estaquia, sementes, alporquia e raizes! Att. Luciano.
RedOak11/08/2007 15:57
Facil identificar.
Pegue uma folha-composta de cada especie e observe: Taxodium distichum (Cipreste-calvo) tem as folhinhas alternadas no raminho, enquanto Metasequoia glyptostroboides ("Dawn Redwood"😉 tem as folhinhas opostas no raminho. Pronto!
Chaddad11/08/2007 18:14
Bald cypress
Caro Ebreo,

Aqui na ESALQ temos o bald cypress e o swampy cypress,

O primeiro mais alto e mais difundido, parece crescer em brejos de clima mais quente, com proximidades do mar. O segundo, ocorre no interior, em solos ácidos, crescendo menorem altura, aqui ele tem cerca de 70 anos, uma base em forma se sapata com cerca de 1,5 m de diâmetro, e apenas 6 metros de altura, possuindo os ramos de crescimento mais vertical, ficando a planta nova parecendo um cipreste de verdade.

Vou tirar uma fotos pra que todos possam ver a diferença. E coletarei sementes, pois estão maduras na árvora.

Um abraço.
EBREO12/08/2007 20:09
esclarecimento
Sr, Chaddad, Agora compreendo porque quando navegando por sites de bonsai do Sul dos EUA. , eu via a coleta de plantas na natureza deles e alguns eram denominados : Bald. E outros : Swanpy!!! Me esclareceu uma duvida de anos. Eu achava que era um erro regional! Porem os Swanpy, vem de pantanos mesmo! Agora compreendo. Att. Luciano.
Ivo14/08/2007 10:20
Taxodium distichum e Metasequoya glyptostroboides absolutamente não são a mesma espécie. As diferenças, ao compará-los, são tão claras quanto diferenciar um Beagle e um Basset, ou, mais apropriado ao universo bonsai, um Acer palmatum e um Acer buergerianum. Geograficamente também são muito diferentes: O Taxodium distichum é nativo da bacia do Mississipi, no sudeste dos EUA, ocorrendo nas terras baixas alagadas ou alagáveis, não chegando a subir os Apalaches; já a Metasequoya é nativa das províncias chinesas de Szechwan e Hunan, onde forma florestas em solo úmidos das médias altitudes (é muito conhecida no registro fóssil em várias partes do mundo, como o achado noticiado, por acaso, ontem na Hungria, mas os exemplares modernos, descobertos pela ciência em 1941 na aldeia chinesa de Mo-tao-chi, se restringem à China, nas partes já mencionadas). O Taxodium mucronatum é nativo do México.
Um abraço!
Ivo
EBREO14/08/2007 11:20
esclarecedora
Amigos, Materia muito boa e esclarededora!!! Show!!!! Att. Luciano.
Chaddad19/08/2007 22:37
Taxodium
Tirei umas fotos dos Taxodium seculares.

http://bonsai-esalq-usp.spaces.live.com/default.aspx

Um abraço
nickyfury20/08/2007 05:32
bonsai
Beleza de apresentação, Chaddad. Obrigado pela oportunidade proporcionada de vislumbrarmos tão magnifica espécie. 😄