Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Manacá de Cheiro, Vinha e Serissa!

12
Elio23/08/2006 15:00
Manacá de Cheiro, Vinha e Serissa!
Olá pessoal!

Alguns trabalhos que me deram satisfação de iniciante!

Manacá de Cheiro

Manacá de Cheiro

Vinha

Serissa

Jakson23/08/2006 18:27
Elio
Suas plantas dispensam comentários!!! Lindos seus trabalhos 😄
É muito legal ver a evolução de cada planta. Continue nos mostrando suas obras 😄

p.s. Em qual bairro você mora Elio?? Eu também sou de Curitiba, mas atualmente estou morando em Barra Velha, litoral norte de SC, sempre estou indo para Curitiba e, quem sabe, dou uma passadinha para gente conversar e apreciar seus trabalhos 🙂

Abraços
Sergivaldo23/08/2006 18:30
Grande Elio!!!

Adorei suas plantas, meu amigo... em especial a Vinha e os Manacás-de-cheiro.

E, por falar em Vinha, poderia nos dar algumas informações sobre essa espécie???

Parabéns e um grande abraço,

Sergivaldo

PS.: Os vasos também são muito bonitos e a base de madeira 😂 😂 😂 dá um destaque especial ao conjunto.
Cláudio José Teixeira23/08/2006 18:58
Elio,

Embora só conheça a serissa das três mostradas, devo dizer que o caminho que você está percorrendo com elas é inspirador, continue nos mostrando a evolução.

Parabéns!!!

Abraços,

Cláudio.
darkaso23/08/2006 20:13
Elio,

parabéns pelas plantas. O manacá estou atrás de um para fazer bonsai, acho muito boa, responde rápido. A vinha está bem interessante, bem tortuosa e com uma coloração invernal muito bonita. Essa serissa está uma escovinha, bem legal.

T+
Angela Fernandes23/08/2006 20:42
Oi amigo Elio !!!!

Bela exposição de suas plantas..... todas estão divinas.... PARABÉNS !!!!

Meu genro fez um yamadori e trouxe 2 manacás bem grossinhos, ele não tinha ferramentas adequadas e por este motivo as plantas sofreram um pouco.

A mais grossa já está brotando toda, estou doida para ver como ficará, a outra teremos paciência...

Coloque mais fotos de suas plantas para admirarmos....

Abraços
Angela Fernandes
Elio23/08/2006 21:25
Sergivaldo escreveu:
Grande Elio!!!

Adorei suas plantas, meu amigo... em especial a Vinha e os Manacás-de-cheiro.

E, por falar em Vinha, poderia nos dar algumas informações sobre essa espécie???

Parabéns e um grande abraço,

Sergivaldo

PS.: Os vasos também são muito bonitos e a base de madeira 😂 😂 😂 dá um destaque especial ao conjunto.

Grande Sergivaldo!
Obrigado pelos comentários. Eles nos incentivam. São modestos meus trabalhos pois faço bonsai a apenas 3 anos e sempre de mudas. Só no último ano que comecei a fazer alguns Yamadori. Assim, bonsai maiores só daqui alguns anos.

Quanato à Vinha é a Partenocyssus Tricuspidata uma trepadeira idêntica a Ficus Pumila ( Unha de Gato). É de tratamento rudimentar. As folhas nascem verdes e adquirem esse vermelho invernal. Agora as folhas já estão meio queimadas. Devia ter tirado a foto antes.

Sergivaldo, a base de madeira, aquela de tronco, ganhei do Nicky no nosso encontro em Ribeirão Preto, em maio.

Um abraço
Elio23/08/2006 21:30
Ângela, Darkaso e Claudio!

Obrigado pelo incentivo. Todo bonsaísta é um artista, seja iniciante ou experiente e como tal gosta de ver seus trabalhos avaliados, mesmo quando ainda estão longe, muito longe da perfeição, como os meus.
Abraço
flaviano storani24/08/2006 01:45
Amigo Elio, sua modéstia é algo q tb passo a apreciar, suas plantas estão muito belas, demonstram vida (vigor, saúde, felicidade).
Estão agradabilíssimas aos olhos de quem as observa!
A evolução delas tb, em qto tempo vc atingiu estes resultados?
Parabéns e abraços.
Flaviano.
Zorer24/08/2006 09:46
Oi Elio

gostei muito dos seus bonsai especialmente dos dois Manacas de Cheiro a floração e a forma estão muito bonitas, é uma espécie nativa com muito potencial para bonsai , parabéns.

Abraços,

Zorer
Elio24/08/2006 14:28
Zorer e Flaviano - Grato pela consideração! Obrigado pelo incentivo.

Flaviano, o tempo de trabalho dessas que expus está em torno de 18 meses.

Abração
Alexandre S. Coelho25/08/2006 08:33
Oi Élio

Se em menos de 2 anos, seus trabalhos nos mostram este resultado, fico imaginando as transformações que virão nos próximos anos... PARABÉNS ❗

abraços
afonso Fengler25/08/2006 11:22
Olá Elio

Aqui o pessoal chama os manacas de cheiro de primavera. Será que é a mesma planta? Eu tenho três que estou trabalhando, um deles já esta com flores.
Charles25/08/2006 11:25
Re: Manacá de Cheiro, Vinha e Serissa!
Oi Elio...

Puxa... é muito bom ver a evolução das suas plantas! 😲
Todas muuito bonitas e com resultados bem rápidos pelo tempo de trabalho.
Não apenas suas plantas, mas também o cuidado nas suas fotos, nos evidencia seu capricho e dedicação ao bonsai! 😉

Parabéns e um abraço,
Charles
Elio25/08/2006 16:30
Charles e Alexandre, aquele abraço!

Afonso, pra nós Primavera é a Bougainvíllea.

O Manacá-de-Cheiro, o Manacá da Serra, bem como a Quaresmeira tem a particularidade das flores nascerem em tons de rosa e de azul-violeta e passarem para o branco total após 5 ou 6 dias.

Abraço
Átila03/09/2006 15:52
😄 Parabéns pelas plantas Élio. Esse manacá cheioroso como também é conhecido aqui no sudeste realmente é uma belíssima espécie, e ainda muito pouco explorada. Descobri um lugar aqui perto que tem várias delas para yamadori num pedaço de mata nativa. inclusive coletei duas espécies quase sem raízes que se recuperaram muito bem. A sua floração é linda nessa época do ano!
Elídio26/09/2006 01:17
Manacá de cheiro
Olá Elio, estou com um manacá que estou cultivando a quase 2 anos, com a
intenção de fazer um bonsai, acontece que as folhas sempre nascem
muito grandes. Qual é o segredo para conseguir a diminuição das
folhas?
A Muda continua em um vaso normal.
Elio26/09/2006 13:35
Olá Elídio!

Realmente, as primeiras folhas de um ramo são grandes. O macete é vc podá-las pois as folhas que nascem em seguida, oriundas das gemas latentes das axilas das folhas, ficam menores. Assim, eu vou podando-as. Simples, não!?

Abraço
Elídio26/09/2006 14:34
Obrigado pelas informações.

Por exemplo, minha muda no mês de julho, perdeu todas as folhas
devido as borboletas de uma espécie que só depositam ovos nela.
Até deixei as lagartas devoraram para ver se iria vir com folhas
menores. Mas não ocorreu. Acho que vou transplantá-la para um
vaso de treinamento.
Isaias26/09/2006 15:45
manaca de cheiro
amigos manaca de cheiro suporta bem uma poda drastica e a brotação é boa..

grato

um abraço.
Elio26/09/2006 18:30
Elídio, lembre-se tbém de que ela pede pleno sol, o que tbém faz as folhas diminuirem. Contudo, as folhas apenas diminuem um pouco. Não ficam pequenas.

Isaias, obrigado pelas informações.

Abraço
Isaias26/09/2006 21:03
correção
Elio corrigindo ,manaca de cheiro suporta bem a poda drastica? e a brotação é boa,segundo um florista onde adquiri um exemplar me disse
que se eu o podasse muito baixo o mesmo morreria!

Grato
leandro Spagiari26/09/2006 23:06
Olá Élio,

muito bonitas as plantas, não esquece de atualizar as fotos, se em 18 meses já estão assim em breve teremos novas fotos a ver,

só para esclarecer ao amigo Afonso, é a nossa primavera sim, tem várias plantas que são chamadas por este nome pelo Brasil,aqui é o manacá de cheiro (brunfelsia pausiflora calycina), sei dizer porque tive esta mesma dúvida estes dias e fui atras de informações, se alguem tiver mais algo a acrescentar, fique a vontade.

abraços.
Elio28/09/2006 11:52
Re: correção
isaias escreveu:
Elio corrigindo ,manaca de cheiro suporta bem a poda drastica? e a brotação é boa,segundo um florista onde adquiri um exemplar me disse
que se eu o podasse muito baixo o mesmo morreria!

Grato

Isaias!

Desculpe, entendi que vc estava fazendo uma afirmação. Ainda bem que vc corrigiu!! Até porque, como nunca fiz poda radical em Manacá de Cheiro, não saberia te dizer se pode ou não.
Valeu!

Grande Leandro!

Como vai o vento minuano, tchê?
Senti na carne quando morei aí!!

Leandro, Sempre que elas tiverem uma evolução significativa, postarei fotos, contudo, não será em breve pois, além de estarem em vasos de bonsai, todas são de crescimento lento, principalmente o Manacá e a Vinha.

Abraços
darkaso28/09/2006 22:39
Amigos,

consegui recentemente um manacá já bem grosso e grande. Cortei no toco. Se não puder cortar vou poder dizer daqui um tempo.

T+
12