Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Elio Luis Secchi

SEKI - Elio Luis Secchi24/08/2006 18:56
Elio Luis Secchi

Bom gente! Vou tentar me apresentar:
Sou Elio Luís Secchi (a gente lê sequi), coisa de descendente de italiano, tenho 46 anos, casado, 2 filhos, um moço de 16 anos e uma moça de 14.
Moro num sítio no interior do município de Igrejinha, mas já no Alto da Serra, próximo de Gramado - RS. Nasci e me criei no interior, lidando com bichos e plantas. Depois fui estudar e tentar ganhar a vida na cidade de Novo Hamburgo (capital do calçado), onde me tornei Representante Comercial, uma profissão que exerço até hoje e que gosto muito.
Cultivo orqídeas como hobbie há 23 anos, foi quando morei em apartamento e precisava manter contato com as plantas. Fui presidente do Núcleo de Orquidófilos de Novo Hamburgo e Vice-presidente da Federeção Gaúcha de Orquidófilos. Neste período aprendi a conviver com outros que gostam do mesmo hobbie e através de inúmeras exposições aperfeiçoar as técnicas de cultivo.
Também tenho uma coleção de cactus e suculentas.
Com o cultivo de plantas nunca tive dificuldades, dominando técnicas de plantio, replantio, enxertia, alporquia, estaquia e outros "ias".
Sempre gostei de bonsai, mas não aparecia aquela oportunidade de começar. Fui em uma exposição há cerca de um ano onde alguns colegas orquidófilos aderiram a arte que comecei a ver a possibilidade. Comprei algumas revistas onde encontrei o site do Fórum. Depois que comecei a navegar pelo Fórum este negócio fez minha cabeça. Comecei a passar horas do dia e da noite pensando em bonsais, como fazer, o que fazer, etc
Ainda tenho muita dificuldade na questão de saber como modelar uma planta pois apesar da criatividade, não gostaria de ferir conceitos já estabelecidos.
Bem, acho que já chega. Fui repórter de jornal, mas isto aqui não é um jornal.... então paramos por aqui.

Abraços

Elio
darkaso24/08/2006 20:18
Elio,

acho que bem vindo você já foi, então prazer em conhecer mais um pouco de você e saber de suas preferências. Espero que todos possamos contribuir com sua nova coleção, fazendo dela uma bela coleção.

Abraços.
Jakson24/08/2006 20:28
Olá Elio,
Prazer em conhecê-lo, eu sou mais novo que você aqui no Fórum e também estou começando com o cultivo de Bonsai. Espero podermos trocar idéias por aqui

Abraços
Mário A G Leal25/08/2006 14:09
Caro Élio, é um prazer conhecê-lo. Quero aproveitar a sua paixão por orquídeas que é também a paixão de muitos outros bonsaístas, para perguntar se poderei contar com a sua ajuda com nesta área. Faz muito tempo que penso em colocar um Fórum para órquidófilos neste nosso espaço, contar com alguém com muito conhecimento é importante. Parece que já temos. Você!
Vou colocar no Fórum Central esta pergunta: "Abrir um Fórum específico para orquúdeas, sim ou não?". Caso nossos amigos achem interessante, e tenha aceitação de sua parte, poderia colocá-lo como moderador do referido Fórum.
Charles25/08/2006 15:40
Re: Elio Luis Secchi
Oi Elio, tudo bem?

Benvindo a este fórum! Acertou na escolha! 😉
Parabéns por seu trabalho com orquídeas... e por sua escolha pelos bonsai! 😂
Estou certo que seu histórico com as orquídeas é um ótimo indicador de que, as dificuldades que voce alega ter hoje com os bonsai, serão bem transitórias!...

O pessoal daqui com certeza te apoiará em tudo que for possível!

Abraço,
Charles
Fabio Cristiano27/08/2006 15:48
Elio,,,

Seja muito bem vindo!!!

Fábio Cristiano
SEKI - Elio Luis Secchi28/08/2006 12:29
Amigos

Agradeço de coração as boas-vindas após minha apresentação.
Caro Mário, quanto a abrir um Fórum para Orquídeas acho que seria interessante. Sinceramente não me sinto em condições de ser mediador de um fórum destes. Apesar da experiência com o cultivo, que é uma coisa, nas orquídeas há muitos aspectos técnicos de avaliação da qualidade das plantas, especialmente dos gêneros Catléias e Laelias, mas também dos outros, nos quais nunca quis me aprofundar e por isso não angariei muito conhecimento, pois tenho uma carcatrística própria de valorizar mais a beleza do que a técnica. Outro detalhe é que como moro num sítio e lá não tem internet, dependo de "roubar" alguns minutos no meu escritório para navegar no Fórum.
Mas com certeza apoio a idéia e serei um participante contribuindo com tudo o que posso pois para mim é um prrazer compartilhar com os outros o que aprendi de alguém.
Aqui, no bonsai continuo aprendiz de principiante e estou tentando aprender com as lições dos demais.

Abraços

Elio Luis Secchi
Angela Fernandes06/09/2006 12:31
Oi Elio Luis !!!!

Muito prazer e seja muito bem vindo a nossa casa !!!!

Gostei da sua história. Amo orquídeas !!!!!

Abraços
Angela Fernandes
SEKI - Elio Luis Secchi14/11/2008 11:48
Como faz mais de 2 anos que me apresentei neste fórum, estou me re-apresentando, uma vez que neste 2 anos muita gente passou a participar.
Confesso que muita coisa mudou também para mim de lá para cá. Foi muitas horas de pesquisa e aprendizado, e cada vez mais vejo que tenho quase tudo a aprender. Quanto ao fórum da orquídea que foi citado acima, acabei acatando a sugestão do Mário e fui o primeiro mediador, me mantendo por cerca de um ano. Depois por absoluta falta de tempo, pedi ao Mário que me dispensasse da função.
Além disso, confesso, atualmente minha grande paixão é o bonsai.

abraços
afonso Fengler14/11/2008 17:54
Olá Élio como está?

Muitas horas e encontros, Pois nos dois encontros que eu participei você também participou. Um em Lageado e o outro em Porto Alegre.

Um abraço
Afonso
SEKI - Elio Luis Secchi16/11/2008 21:59
Beleza Afonso, satisfação enorme pelo seu post.
Afinal a gente se conheceu primeiro aqui no Fórum, e depois pessoalmente em encontros muito produtivos. Espero que no ano que vem tenhamos outros e voltemos a nos encontrar.

abraços
Ivanil Pimentel Vieira23/11/2008 09:53
Olá Amigo Elio,

participo de tua reapresentação enviando meus parabéns pela tua maneira participativa aki no Fórun.Mão só os bonsaistas antigos devem opinar, mas nós os iniciantes ou intermediários precisamos postar exercendo o nosso dever de participar.

Um ab rfaço - Ivanil
SEKI - Elio Luis Secchi24/11/2008 15:00
Legal Ivanil, agradeço a receptividade. Afinal faz algum tempo que a gente se vê por aqui. Só não participo mais por falta de tempo, mas concordo contigo. Tem muita coisa que a gente pode ajudar aqui, não por ser conhecedor, mas por muitos e muitos tópicos que já passaram pelos nossos olhos nestes anos. Podemos repassar o que vimos e ouvimos e asim ajudar a difusão da arte.

abarços

Elio
Ivanil Pimentel Vieira25/11/2008 11:51
É isso mesmo amigo, quando existe um sincronismo de receber e retribuir, a gente verifica que na arte-bonsai, nada é escondido, pelo contrário: sentimos uma satisfação gratificante em poder ajudar até mesmo com o pouco que sabemos.

Abração - Ivanil
Alexandre S. Coelho25/11/2008 12:23
Amigo Elio

Não poderia deixar de agradecer pela tua participação neste grande espaço que é o fórum do Atelier ❗
A troca de conhecimento e amizade, mesmo virtual, são pontos fortes e ficam por toda vida!
Rogério14/12/2008 20:38
Olá Elio
Seja muito bem vindo.
Abraços
Rogério.
edson060515/12/2008 11:06
Élio,
na tua apresentação não pude lhe dar as boas vindas pois ainda não participava do Fórum, mas desta vez vai daqui o meu abraço e mais uma vez seja bem-vindo.
Até mais.
Edson.
SEKI - Elio Luis Secchi16/12/2008 16:17
Obrigado Rogério, Edson.
Por fazer tanto tempo resolvi me reapresentar.
Agradeço a atenção.

abraços
Scherer19/12/2008 09:14
Amigo Élio,

Já trocamos algumas idéias e sementes, que tive o prazer e a satisfação de conhecer a pouco tempo, através deste Fórum,( embora minha experiência com Bonsai é incipiente), que tudo isto, graças a rede mundial de computadores, encurta distâncias e aproxima pessoas, idéias, propósitos e sentimentos muitos dos quais em comum.

Olha, eu acho que você não deve ser mais benvindo neste Fórum, nem com reapresentação e tudo o mais, se assim o permite,........................
explico, você deve ser muito mais que benvindo, devido a sua pessoa, sua caminhada, suas atitudes, suas experiências, erros e acertos no contato com a natureza e plantas em especial, sempre pesquizando e aprendendo, na medida do possível, buscando informações e disponibilizando conhecimentos e corrigindo rumos.

Seja muito mais que benvindo, para mim, é uma satisfação ter entrado em contato contigo, lhe conhecido e uma satisfação em compartilhar em espaço.

Um cordial abraço,

JOÃO MIGUEL P. SCHERER

PALMEIRA DAS MISSÕES-RS
Arzivenko23/08/2013 07:53
Em uma comunidade onde o ego muitas vezes afasta as pessoas, o amigo Élio se destaca por sua simpatia! É um dos caras mais receptivos com quem tive a oportunidade de conversar. Participamos do encontro em Novo Hamburgo e agora novamente em Rolante!
SEKI - Elio Luis Secchi26/08/2013 23:37
Obrigado Arzivenko, foi muito bom estar contigo novamente. Espero nos vermos em breve. Abraço