Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tataré - Pithecellobium tortum

brunodb30/08/2006 11:42
Tataré - Pithecellobium tortum
Chloroleucon tortum (Mart.) Barneby & J.W.Grimes

Família: Fabaceae (=Leguminosae)

Subfamília: Mimosoideae

Nome Científico: Chloroleucon tortum (Mart.) Barneby & J.W.Grimes

Sinonímia: Pithecellobium tortum Mart., Chloroleucon tortum Pittier

Nome Comum: Tataré, Jacaré, Angico-branco, Jurema, Vinhático-de-espinho, Brazilian Rain Tree.

Origem: Brasil

Descrição: Árvore com mais de 5 m de altura, muito ramificada, caule e ramos tortuosos, casca descamante e acinzentada. Copa larga, com mais de 6 m de diâmetro, com folhas compostas, bipinadas, paripinadas, cada folha com 3 pares de pinas e cada pina com 5 a 8 pares de folíolos oblongos, com 10 a 15 cm de largura. Folhas com glândulas na raque e pecíolo. Flores brancas, dispostas em capítulos globulares ou em espigas cilíndricas, solitárias ou fasciculadas, axilares ou terminais. Cálice e corola everdeados, perianto de 5 a 6 peças, com o cálice acampanado e pétalas soldadas. Androceu com numerosos estames, alvos, bem maiores que as flores, que são muito odoríferas. Fruto tipo legume, deiscente, retorcido em espiral.

Uso: Planta ornamental para exterior e muito usada em técnicas de bonsai.

Necessidades: Pouco exigente quanto a solos e umidade.

Propagação: Por sementes colhidas diretamente da árvore ou logo após caírem ao chão.


Bibliografia Consultada

- Bonsai Nativos do Nordeste. Guia de espécies - Plantas Nativas - Pithecellobium tortum Mart.. Disponível em: <http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/guia_de_especie/especies_nativas/tatare.htm>. Acesso em: 18/03/2006.

- Instituto Agronômico - Herbário IAC - Disponível em: <http://www.iac.sp.gov.br/herbario>. Acesso em: 18/03/2006.

- The International Plant Names Index. Disponível em:<http://www.ipni.org/index.html>. Acesso em: 18/03/2006

--------------------------------------------------------------------------------

Reprodução parcial ou total do texto e fotos autorizada desde que citada a fonte com link ao www.infobibos.com. (feel free to use our text content or pictures with our copyright provided linked to www.infobibos.com)


--------------------------------------------------------------------------------

Dados para citação bibliográfica:

Infobibos - Informações Tecnológicas. Chloroleucom tortum (Mart.) Barneby & J.W.Grimes. 2006. Ficha Técnica em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Fichas/Chloroleucon_tortum/>. Acesso em: 30/8/2006


--------------------------------------------------------------------------------

Publicado em 03/04/2006

--------------------------------------------------------------------------------

RETIRADO DO SITE : http://www.infobibos.com/Fichas/Chloroleucon_tortum
darkaso14/01/2007 23:26
Amigos,


aqueles que tiverem foto do tortum bonsai ou/e natural e informações complementares para a ficha seria muito bom. Informações como rega, substrato, poda, alporquia, estaquia e tudo o mais para complementar a espécie. Se possível mais de uma pessoa, já que experiências pessoais são importantes.


T+
brunodb16/01/2007 14:56
Ola Darkaso,

No site onde tirei estas informações há varias fotos da arvore ao
natural.... http://www.infobibos.com/Fichas/Chloroleucon_tortum

Tem também o site do sergivaldo, com as informações que você
esta procurando, rega, adubação, etc:
http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/guia_de_especie/especies_nativas/tatare.htm

Espero ter ajudado,
darkaso16/01/2007 21:10
Valeu Bruno,


só uma pergunta. Pediu permissão ao Sergivaldo para postar aqui o site? Se não peço ao colega que nos permita o uso do site e de seu conteúdo no tópico. Mande a permissão para usarmos por favor Sergivaldo.


T+
EBREO07/02/2007 20:05
jurema
AMIGOS, Nao e nenhuma XPTO, mas e um dos meus PTECOLOBIUMS! ATT. LUCIANO.


darkaso10/02/2007 19:09
Ebreo,


pra mim está ótimo! Está com boa conicidade e estrutura. Mas se não quiser, manda pra BH, lá tem gente que gosta da espécie demais da conta!


T+
duprat11/02/2007 02:26
Meu piteco em formação

Ele caiu muito naturalmente sugerindo o Kengai. Apontado o ramo para baixo não foi necessário arame ou amarrações.

Talvez contribua é a foto do detalhe das folhas.


As folhas são do tipo dormideira e fecham a noite.
Na minha experiência as estacas de ramo fino pegaram todas muito facilmente e estão com ótimo vigor. Fiz também uma estaca com madeira mais antiga da grossura de um lápis. Esta meramente sobreviveu e seu vigor não chega perto das outras estacas.

Ebreo se for possível coloque um detalhe de uma das copas de sua árvore. Estou, para variar, com certa dificuldade de formar copas desenhadas com o piteco e isso me ajudaria bastante.
EBREO11/02/2007 19:41
tamanho
DUPRAT, Certamente colocarei mais fotos! Porque e um processo muito dificil e CHATO! A foto que voce postou , ficou enorme , se puder diminuir a mesma agradeço enormemente! ATT. LUCIANO.
duprat11/02/2007 21:47
Foi erro meu mesmo. Esqueci de fazer o resize. Na hora que vi tentei consertar mas este forum não me oferece opção nem de re-editar nem de apagar.

Se algum moderadorpuder apagar para mim eu posto novamente em tamanho normal.

Desculpem.
darkaso11/02/2007 21:53
Duprat,


ao invés de apagar editei sua mensagem.


T+
flavio bonsai30/08/2007 22:15
luciano ta muito bonito esse seu piteco.