Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Semente desconhecida para mim

Astolpho Coelho Bicalho30/08/2006 15:45
Semente desconhecida para mim
Olá galera, estava eu andando pela rua, e me deparei com esta semente. Não sei qual é a especie, e tambem não tinha nenhuma arvore por perto com esta semente, alguem conhece? Obrigado

Cláudio José Teixeira30/08/2006 17:17
Astolpho,

Sua foto não está aparecendo, deve ter ocorrido algum erro na digitação.

Abraços,
RedOak30/08/2006 19:19
Também não vejo a foto, amigo.
Astolpho Coelho Bicalho31/08/2006 09:06
Foto
Cláudio José Teixeira31/08/2006 13:21
Astolpho,

Veja esta foto,

As sementes são idênticas a esta que você mostrou, é uma árvore imensa e a que eu peguei era do aterro do Flamengo. Quando cortamos, na cicatriz forma-se um visgo de cor vermelho vivo.

Bem, é que sei por enquanto.

Abraços,

Cláudio.
Astolpho Coelho Bicalho31/08/2006 15:39
Semente
Olá Cláudio, hoje fui no local onde peguei a semente, e viu uma árvore gigantesca com essas mesmas folhas pode ser dela mesmo. Agora so falta descobrir o nome, pq a planta ja sabemos... hehe

obrigado
Cláudio José Teixeira31/08/2006 16:45
Astolpho,

Segundo um amigo, essa árvore seria uma Tipuana.

Abraços,

Cláudio.
RedOak31/08/2006 20:55
Trata-se de Tipuana tipu com toda certeza. Temos muitas dessas árvores aqui, que alcançam grandes alturas. Elas são belas árvores decíduas, e produzem centenas dessas samaras que são dispersas pelo vento durante todo o outono e inverno.
Algumas imagens:

Astolpho Coelho Bicalho01/09/2006 08:32
Tipuana
É isso ai galera, obrigado pela ajuda. gostei , seria viável fazer um bonsai desta árvore? o que acha?

Obrigado red,

abraços a todos que participaram do topico....

valew
darkaso02/09/2006 21:44
Astolpho,

dá pra fazer, mas depende do estilo e do tamanho. Acho que muito pequena pode não dar boa impressão para bonsai. Um médio pode ser melhor por conta do tamanho das folhas. Até porque a planta tem um crescimento muito bom e não precisaria esperar muito pra crescer e engrossar o tronco. Manda ver.

T+
Felipe Frango Zappala11/09/2006 23:27
Cláudio, como é a brotação pós poda drástica em galhos nessa espécie??

Abração
Cláudio José Teixeira12/09/2006 08:08
Felipe,

Interessante essa pergunta, nunca tinha parado para pensar sobre isto. Reveja a foto que postei acima, a cada bifurcação, seja de caule ou galhos, surgem dois novos ramos. Ou seja, rebrota em dupla, bem próximo a cicatriz.

Abraços,

Cláudio.
Felipe Frango Zappala12/09/2006 08:37
Interessante Cláudio. e olha que boa conicidadde essa tua planta tá pegando.

Abração