Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda! Acerola doente, com fotos!

Felipe Frango Zappala09/02/2005 21:52
Ajuda! Acerola doente, com fotos!
E por falar em doenças da acerola,

Olha o que começou devagarzinho nessa muda minha, e agora tomou conta...
Desculpem pois as fotos ficaram ruins pois a minha Kodak está com flash queimado, então usei outra.

As folhas parecem estar perdendo a pigmentação, e embaixo das mesmas tem um pó marrom (inseto)...
Será ácaro?

Abraços.

doolombo09/02/2005 21:58
Felipe, pela foto, me parece fumagina, aquele fungo que aparece na planta devido a presença de insetos sugadores. Para acabar com o fungo faça o que eu comentei no outro fórum, acho que foi tb sobre acerola. Bom, para quem não leu, lave as folhas e passe o dedo para retirar o fungo, e para matar os insetos jogue todo dia um jato de água forte o suficiente para derrubá-los (se for pulgões) se for cochonilhas pulverize oléo mineral sobre a planta, junto do óleo mineral pode usar um inseticida, eu já usei malathion, mas se tiver como leve para um engenheiro agrônomo para ele passar a receita certa sobre qual inseticida passar.
abraços
Felipe Frango Zappala09/02/2005 22:03
Pois é Fernando, não tenho como levar para nenhum...
Eu estou morando em uma região que não existe nada disso...
Mas creio não ser cochonilhas nem pulgões.
Realmente outro dia alguém tocou no assunto e vc deu a receita.

Abração e obrigado.
doolombo09/02/2005 22:04
esse pó marrom está em círculos? se tiver em círculos pode ser ferrugem, para controlar a ferrugem (doença causada por fungo) use um fungicida a base de enxofre (na escola usávamos KUMULUS)
Tire uma foto usando a luz do sol, se vc tiver tempo durante o dia, daí fica maiis fácil de ver! e tb posso mostrar para um agrônomo que é meu amigo a foto, e com certeza ele vai saber responder!

abraços
Felipe Frango Zappala09/02/2005 22:28
Fernando, não são em círculos... tb havia pensado em ferrugem.
As brotações novas estão começando a ficar enrrugadas.
Será alguma anomalia genética?
Tá meio esquisito isso.

Abração
doolombo10/02/2005 00:09
felipe, se quizer mandar um ramo dessa pra mim tb posso procurar uma solução para o seu problema!
pode ser ácaro né, conforme foi dito, ou então deficiencia de micronutrientes, a deficiencia de Boro que enrgua as folhas!!!
Felipe Frango Zappala10/02/2005 00:12
Pois é, mas não acredito que essas folhas tenham volta...
Deixa antes eu ver se consigo escalar aquele muro de novo qualquer dia.
Te envio sim e agradeço.

Abraço
doolombo10/02/2005 00:25
certo, mas se vc quizer mandar algumas folhas da sua planta doente, posso ver com alguns professores da esalq o problema que está ocorrendo.
abraços
Mizuno11/02/2005 01:21
Pela aparência e descrição parece mais ataque de mosca branca.
É muito comum em azaléas, nunca vi dar em acerola, mas é igualzinho, falhas na pigmentação e na parte de baixo umas bolinhas pretas de cocozinho da mosca.
É só passar um inseticida uma vez por semana, umas 3 ou 4 aplicações.
Mário A G Leal11/02/2005 10:29
Felipe, observe que para os dois sintomas o tratamento é o mesmo:

Pó branco em folhas
Causa: Míldio
Tratamento sugerido: Tratar com fungicida ( Tipo calda bordalesa ).

Folhas com pó cor de ferrugem
Causa: Fungos
Tratamento sugerido: Tratar com fungicida ( Tipo calda bordalesa ).
Felipe Frango Zappala11/02/2005 10:44
OK, vou começar o tratamento.
Obrigado à todos pela ajuda.

Abraços.
Mizuno12/02/2005 09:36
E aí, Panther, identificou o problema? mosca branca? fungo?
Fiquei curioso
Mário A G Leal12/02/2005 09:56
Praga
Felipe relendo a sua questão vi "embaixo tem um pó marrom". Pela folha e pelo pó marrom parece ser a hortensia, é o nome que conheço de uma praga que dá nas laranjeiras. Tive muito nas minhas aqui de casa que erradiquei todas. Só conseguia combater com TEMIK, inseticida sistêmico, bastante perigoso porém, definitivo. Liquida com a praga!
Felipe Frango Zappala12/02/2005 14:30
Eduardo, estou tentando combater, mas a identificação exata ainda está difícil... antes dessas fotos, eu havia feito uma poda aérea e os novos brotos estão surgindo, aparentemente saudáveis... entretanto, eu bem lembro que a falta de pigmentação ocorre sempre com o tempo e bem devagar.
Mário, se realmente for isso, vai ficar difícil... eu não uso produtos tão fortes, por causa de animais domésticos e crinanças... fico até com medo de armazenar algo assim em casa, pois cabeça de criança é imprevisível.

Abraços.
Mário A G Leal12/02/2005 15:17
Tem razão!
Infelizmente, é verdade! Todo cuidado é pouco. Será que não existe um sistêmico tão eficiente quanto o TEMIK e que não seja perigoso?
A pergunta está no ar!

Felipe Frango Zappala escreveu:
Eduardo, estou tentando combater, mas a identificação exata ainda está difícil... antes dessas fotos, eu havia feito uma poda aérea e os novos brotos estão surgindo, aparentemente saudáveis... entretanto, eu bem lembro que a falta de pigmentação ocorre sempre com o tempo e bem devagar.
Mário, se realmente for isso, vai ficar difícil... eu não uso produtos tão fortes, por causa de animais domésticos e crinanças... fico até com medo de armazenar algo assim em casa, pois cabeça de criança é imprevisível.

Abraços.
doolombo12/02/2005 16:50
felipe, manda algumas folhas pra mim, posso tentar identificar o problema pra vc... não será eu que vou identificar, vo mostra prum agronomo amigo meu!
abraços
Felipe Frango Zappala12/02/2005 18:13
OK Fernando,

Depois me passa seu endereço por MP.

Abração
Felipe Frango Zappala18/02/2005 07:00
Bem, após enviar algumas folhas para o Fernando (depois me diz se já chegou?), aproveitei a chegada de novos brotos e fiz a desfolha das folhas antigas e doente...
As novas estão até o momento saudáveis...

Vamos ver se o problema volta.

Abraços.
doolombo18/02/2005 09:59
ainda nao chegou Felipe! quando chegar vou levar para um amigo e identificar seu problema!!!
abraços
Felipe Frango Zappala18/02/2005 17:02
OK Fernando, então já deve estar quase.
Abraços.
Felipe Frango Zappala16/04/2005 22:37
Só para dizer como anda a planta depois do tratamento, que foi somente com Cobre... Se recuperou bem e surgiram mitos brotos novos e desordenados.

Lembrei disso, pois achei uma foto de quando ela era um pouco mais que uma semente... legal.

Abraços.
Sergivaldo24/04/2005 16:05
Olá Felipe,

Muito legal essa idéia de postar uma nova foto da sua acerola. Assim dá para vermos como ela está sadia agora.

Explica melhor como foi esse tratamento com cobre.

Um abraço,

Sergivaldo
Felipe Frango Zappala24/04/2005 20:54
Sergivaldo, usei 3 vezes apenas associado à desfolha completa da planta e resolveu.
Essa muda foi semeada e tenho fotos dela desde que era um galhinho. Por isso, fiquei satisfeito de salvá-la.

Abração