nabase12/09/2006 11:14
Sementes de Acer Palmatum
Comprei algumas sementes de Acer Palmatum, via internet e estou em dúvidas quanto ao processo de plantio das mesmas. Alguém pode me passar um "passo à passo", quanto ao procedimento de plantio / germinação?
Um abraço à todos.
Natalino Sampaio 😂
Ivanil Pimentel Vieira14/09/2006 22:39
Olá nebase,
eu devo ter registrado mas como houve problema com vírus no computa
dor, desapareceu muita matéria depois do conserto. Assim que resgatar
se ainda não tiver recebido ajuda te comunicarei por mp.
Um abraço,
Ivanil
nabase17/09/2006 00:42
Obrigado Ivanil...
Fico no aguardo...
Um abraço.
Natalino
nabase20/09/2006 23:49
Acer Palmatum
Alguém pode me ajudar com um "passo à passo"?
Obrigado...
RedOak21/09/2006 09:32
Amigo, estou na universidade agora, e não tenho muito tempo para traduzir, mas espero que entenda Ingles! 🙂
Acer palmatum seed is notorious for germinating sporadically. Germination of Japanese maple seeds (Acer palmatum) is not difficult, but it can be a bit tricky if your wife or husband doesn't let you take over part of the refrigerator!
First of all we soak the seeds in lukewarm (not hot!) water for 48 hours. This softens the seed coat a little. Next we mix the seed with a little damp (not too wet) sphagnum moss or peat and put it in a plastic zipper bag. Leave the seeds in this humid atmosphere for 4-6 weeks at room temperature.
Now comes the tough part - leave the zipper bag in the refrigerator for 60 to 90 days. This is to mimic the natural action of seeds going through a winter season. Technically it is called 'stratification'.
After the 90 days sow in trays or pots filled with a good seed compost. If you have a seed propagator use it or find a warm place to maintain a steady temperature of 65-70F (18-20C)
Cover the seeds to their own depth: ¼ Inch (6 mm) with seed compost.
Transplant seedlings when large enough to handle into 2-3 inch pots.
Fonte:
http://experts.about.com/q/Trees-739/Maple-seed-germination.htmbrunodb21/09/2006 13:01
Segundo o site
http://www.treehelp.com/shopping/product-detail.asp?Product_ID=1629
o Procedimento é:
Scarification: Soak in water, let stand in water for 24 hours
Stratification: Warm stratify for 120 days, cold stratify for 120 days
Germination: Sow seed 3/4" deep, tamp the soil, mulch the seed bed
RedOak21/09/2006 16:20
Lembrando que as sementes muito provavelmente vão atrasar o processo de germinação (acontece naturalmente com Acer palmatum) e pode levar áté alguns anos. Mas não desista, amigo!
Jakson21/09/2006 23:12
Olá Natalino
Tenho sementes de Acer plantadas aqui.
Fiz o seguinte com elas:
1 - Deixar em água morna por 24hs (esquente a água coloque as sementes e deixe esfriar)
2 - Semear (eu usei potinhos de filme fotográfico) em substrato estéril sendo: 50% areia grossa, 50% terra preta (usei Plantimax). Eu "assei" meu substrato no forno por 20 minutos para esterelizar. Deixar de 30 a 60 dias em ambiente claro, mas não diretamene no sol. Mantenha o substrato um pouco úmido (120 ml de água para cada "litro" de substrato)
3 - Depois deste período coloque na geladeira por mais 45 dias. Lembre de tampar a sementeira, pois os gases da geladeira poderão matar as sementes. Abra o pote uma vez por semana para renovar o ar. As sementes deverão germinar nesta parte do processo.
Dependendo da espécie poderá germinar até mesmo na segunda etapa.
Vou colocar as minhas na geladeira esta semana 😄
Abraços
nabase21/09/2006 23:46
Jackson... e demais foristas...
Obrigado pela ajuda... estou colocando minhas sementes de "molho".
Quando germinarem posto aqui.
Um abraço.
Natalino
Felipe Frango Zappala21/09/2006 23:53
Já recebeu o procedimento perfeito do jakson.
Só lembrando:
- Nada de esquentar muito a água, pois não precisa cozinhar as sementes (apenas morna mesmo).
- (Importantíssimo) Se você ainda não tem um substrato padronizado e nem muita prática, faça antes um teste com uma pequena parcela do substrato, para ver se não vai segurar muito a água e se não vai ficar compactado! Isso é básico e faz toda a diferença.
Abração