Votação Para o Dia do Bonsai
darkaso12/09/2006 22:48
Votação Para o Dia do Bonsai
Amigos,
por conta da mensagem Postada pelo colega Dilomar estou dando início à idéia de votar na data que representasse o Dia do Bonsai no Brasil. Vão as datas para votar.
Quem tiver o interesse e quiser votar no site que o colega Alecs apresentou seria intreressante.
http://www.bonsaiclub.com.br/dia_bonsai.phpsergioturbo1013/09/2006 07:30
Darkaso, vc limitou a votação. e caso alguem tenha uma outra data?
Cláudio José Teixeira13/09/2006 07:46
Darkaso,
O solstício de inverno não se dá por volta do dia 18 de setembro e sim por volta do dia 21 de junho, ou seja marca o início do nosso inverno. Uma data muito importante para cultura inca, a mais desenvolvida do hemisfério sul por volta do descobrimento do novo mundo.
A data de 18 de setembro foi um equívoco da outra votação onde na verdade foi votada dia 18 de junho, data próxima ao solstício e marca da chegada do navio japonês.
Espero que seja reparado o erro da votação.
Abraços,
Cláudio.
darkaso13/09/2006 19:48
Sergio,
coloquei as datas que surgirão nas mensagens do tópico anterior. Esperei uns dias para que houvesse a manifestação de outras datas, mas não apareceu. Na enquete deve-se ter opções definidas, não dá pra deixar livre.
Claúdio,
sinto muito, mas não consegui editar a data da enquete. Aproveitei a data do outro site do Alecs, pois na sua mensagem não vi referência de data, mas é bem lógico mesmo, inverno começa em junho mesmo, foi um lapso, mas não sei como corrigir.
T+
darkaso13/09/2006 20:08
Cláudio,
consegui corrigir a data.
Amigos,
desculpem a falha. O correto seria não considerar a enquete, mas espero que todos compreendam o erro e entendam que a maioria votou na idéia também, não apenas na data.
abraços.
Claudio14/09/2006 08:48
Olá
Acho que cada um tem uma data especial diferente. E se for posta muitas datas em votação ficará difícil uma ser bem votada.
Mas se quiserem incluir uma nova data poderia ser o dia em que nosso forum entrou no ar. Que tal ?
Abraços
darkaso15/09/2006 08:00
Amigos,
apenas subindo o tópico. Acho que devia ter colocado como fixo. Vivendo e aprendendo.
T+
Cláudio José Teixeira15/09/2006 08:10
Darkaso,
Bom dia,
Acho que a data de 18 e 21 de junho poderiam ser fundidas, os solstícios não são fixos, podem até ter variações de um dia. Na fusão das duas datas, teríamos dois motivos, fortes ao meu ver, para comemorar. Por exemplo, natal é dia 25 de Dezembro, solstício de inverno no hemisfério norte se dá por volta de 22 ou 23 de dezembro, o ritual nórdico de enfeites de árvores se dava por esta data, ou seja foi tudo aglutinado.
Abraços,
Cláudio.
Campolina15/09/2006 08:30
Que dúvida! Ainda não consegui votar.
Realmente parece que temos duas datas apenas, podendo ser agrupadas as duas datas de junho e as duas de setembro.
O inicio da primavera também é uma data variável a cada ano.
Se me permitem, se o objetivo é além de comemorar, divulgar a arte, se esta data fosse variavel e sempre em um final de semana, ficaria mais fácil organizar eventos. Ou como acontece, ou pelo menos acontecia na minha época de escola, eram realizadas atividades na semana da árvore, em torno do dia 21.
Será que não seria conveniente discutirmos um pouco mais antes de definir datas para votação?
darkaso15/09/2006 09:05
Claúdio,
como visto neste site realmente as datas não são fixas.
http://www.observatorio.ufmg.br/pas44.htm
Coincidiu de que nos anos anteriores a 2004fosse sempre 21. Mas parece que muda com os anos bisextos. Complexo isto de difinir uma data.
Campolina,
acho que ainda se faz este tipo de comemoração extendida. Uma mais significativa no dia real e a extensão pelo fim de semana. Ano passado ainda se referiram como semana da árvore e não apenas dia. Acho que aí é o bom senso mesmo, pois, fazer uma comemoração em plena quinta por ex. não é pra qualquer um. Como vamos trabalhar?
Concordo que foi pouco discutido, mas pelo que sei a votação está já está crescendo, então não sei se é viável discutir mais a data. Eu prefieria que fosse melhor discutida e organizada conjuntamente com outras associações para não haver discussões futuras, mas derepente já estava sendo votada. Se for possível organizar o pleito de forma conjunta durante uma semana no maior número de associaçoes possível seira melhor. Para uma data representativa seria necessário pelo menos uns 3000 votos. Assim se teria a convicção de ter uma data aprovada sem margens para discussão.
T+
Cláudio José Teixeira15/09/2006 11:54
Darkaso,
Concordo com o Campolina, existem basicamente duas datas, uma em setembro, dia da ávore/primavera(equinócio) e outra em junho, dia da chegada do navio japonês/inverno(solstício). Se houver uma concordância da maioria, poderíamos fazer uma votação entre estas duas datas.
Em relação ao site que você colocou, mostra bem como ocorrem os solstícios e equinócios no planeta, pena que o pleno entendimento disto ficou perdido nas grandes culturas que já não mais existem. É interessante saber que grande parte da ciência dos antigos, se baseavam nesse conhecimento: As construções, a época do plantio e colheita, bem como, o tratamento do solo eram feitos à partir daí. Não é de se surpreender o grande avanço que antigas civilizações conseguiram na produção de alimentos (agricultura), pena que grande parte realmente foi perdido.
Abraços,
Cláudio.
darkaso15/09/2006 23:30
Amigo Claúdio,
é a dura rotina das cidades. Essas pedaras por todo lado deixam as pessoas insensíveis à natureza.
T+
Ivanil Pimentel Vieira16/09/2006 22:03
Olá,
Apresentei algumas sugestões no Tópico "Dia Nacional do Bonsai".
Abraços,
Ivanil
darkaso16/09/2006 23:46
Ivanil,
li e concordo. Acho que a enquete nem vingou mesmo. Veja que apenas 25 votaram. É muito pouco para um fórum com mais de 1000 participantes. Teria que ser no mínimo uns 200 votos.
Acho que a discussão mais elaborada dará ao processo mais legitimidade. É o mais importante.
T+
Ivanil Pimentel Vieira17/09/2006 00:17
Amigo darkaso,
Foram apenas algumas sugestões apresentadas.
Todos debateram com bom posicionamento.
Quem participou, deu sua opinião pessoal, e isto faz este Fórun,ser na ver
dade, altamente democrático.
Vamos aguardar a opinião dos demais foristas, se acharem que deve con-
tinuar como está, tudo bem, apenas tentei ajudar.Poderão contar comigo
também.
Abraços,
Ivanil
Cláudio José Teixeira17/09/2006 13:31
Olá,
Depois de tanto se debater e questionarmos a melhor forma de se fazer esta votação, tenho a sensação de que a coisa está esfriando e o assunto vai acabar caindo no esquecimento.
Temos que nos posicionarmos para não confirmarmos o que muitos falam em relação a fóruns de bonsai, dizem que falamos, falamos e não fazemos nada. Já que chegamos até aqui em idéias e posicionamentos, seria bom que tivéssemos uma conclusão disto tudo.
Dou força para que consigamos concluir este projeto.
Abraços,
Cláudio.
Ivanil Pimentel Vieira22/09/2006 21:50
É Cláudio, verifiquei agora, o Fórun conta com 1119 Membros!
Ivanil
Marcelo Giovanelli23/09/2006 00:08
Amigo Darkaso.. como faço pra votar??
darkaso24/09/2006 00:08
Marcelo,
coloquei a enquete por apenas seis dias. Por isso os botões para votar sumiram. Acho mesmo que o assunto precisa ser debatido com mais calma. precisamos de uma votação maciça no Brasil todo. Valeu assim mesmo.
T+
Ivanil Pimentel Vieira24/09/2006 11:05
Olá,
darkaso,acho que o caminho a ser percorrido é por ai mesmo.
Com apenas 30 votos não podemos impor uma data a nivel Nacional, nem
mesmo para o Fórun.
Não podemos parar, precisamos colher mais opiniões,
Já existem várias,vamos acrescentar outras, retirar as inviáveis.
Um abraço,
Ivanil