Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Replantio de Calliandra Selloi

12
Charles13/09/2006 15:24
Replantio de Calliandra Selloi
Oi pessoal,

Fiz ontem o replantio desta calliandra, que foi obtida por yamadori feito há cerca de 9 anos. Esta planta fazia parte de uma cerca viva da casa-sede do antigo Bonsai-kai, em Atibaia e tinha perto de 2,5m de altura.
Uma parte do torrão original (totalmente argiloso), bem próximo ao nebari, nunca havia sido retirada desde então.
Toda a estrutura deste bonsai vem sendo desenvolvida à partir do pequeno tronco que se subdivide em 3. Originalmente aquele "tridente" se projetava a mais de 1m antes de formar a copa da planta.

Planta no vaso anterior

Massa de raízes, após 2 anos neste vaso

Eliminação total do antigo substrato, poda e lavagem de raízes e inicio da poda das raízes sob o tronco, para aperfeiçoamento do nebari

Concluída a poda de raízes para melhoria do nebari. Aquela "coisinha amarela" no extremo de uma das raízes mais longa parece uma poda, mas é uma folha de um trabalho anterior, que grudou nas raízes... 🙄

Acomodação do novo substrato entre as raízes. A planta já havia sido amarrada ao vaso para se manter na posição até o novo enraizamento. Este hashi curtinho é bom prá trabalhar com plantas de copa baixa! 🙄

Rega do substrato com Superthrive diluído na água. Esta mesma solução de rega será usada por 7 dias, devido à grande retirada de raízes

Replantio concluído.

A planta será mantida em meia-sombra por uma semana.
No final do ano, com o enraizamento restabelecido, pretendo retirar a aramação da planta e prosseguir o trabalho de melhoria da estrutura.

Abraço,
Charles
Marquitus13/09/2006 16:17
Linda planta!

Parabéns!!!
leo.rs13/09/2006 17:58
Charles,

O que são aquelas partículas escuras do substrato novo?

Parecem cascas de árvore moídas.

Gostei da aparência do teu substrato, parece bem "leve".

A qualidade da planta dispensa comentários, né? 😉

Abraço

Léo
darkaso13/09/2006 19:03
Charles,

bela matéria. O nebari ainda demora um pouquinho mas vai ficar muito bom. Para o replantio não podou nada de galhos, isto é comum de você fazer ou apenas com calindras que são bem resistentes?

T+
Cláudio José Teixeira13/09/2006 19:04
Charles,

Ótima demonstração, muito bem explicada. Uma coisa me impressiona nas raízes de suas plantas, é essa densidade de capilares. Você deixa pequenos pedaços de raízes grossas e partindo deles uma imensidade de pequenas raízes de alimentação, não é a toa a qualidade aérea apresentada. A que se deve isto, seria o substrato ou algum enraizador?

Parabéns pela demonstração.

Abraços,

Cláudio.
Charles14/09/2006 10:03
Oi pessoal...

Marquitus... obrigado...valeu 😉

Leo... as partículas pretas são carvão e as marrons mais finas são casca de pinus. Além disso tem pedriscos, cacos de telha e muito pouca terra garnulada... acho que menos de 10%. Com estes compostos o substrato fica bem areado, estimulando um bom enraizamento, além de facilitar muito o futuro trabalho de replantio.

Darkaso... quando eu faço trabalho de estrutura antes do replantio, eu elimino 100% das folhas. Nesta planta a aramação era relativamente recente, portanto, não mexi na estrutura desta vez. Mesmo assim, devido a poda intensa de raízes e, independente da resistência da calliandra, ontem eu fiz uma poda leve, eliminando todas as ponteiras finas de cada galho. Com isso reduzo a exigência das raízes recém podadas... 😉 Ainda assim, é normal as folhas remanescentes acusarem o golpe e, muitas delas, amarelam e caem. Um cuidado adicional deve-se ao substrato que uso, que oferece ótima drenagem e aeração de raízes, mas seca mais rápido, motivo pelo qual vou manter a planta em meia sombra por uma semana no mínimo.

Claudio... agradeço seus comentários!.. 😉 ... sobre o enraizamento apresentado, eu creditaria principalmente ao substrato, seguido da insolação e adubação. Excetuando os períodos de replantio, eu não uso enraizadores.

Abraços,
Charles
Serginho14/09/2006 13:00
Como sempre mais um belo exemplar... 😲 Meu amigo charles não me canso de olhar seus tópicos, pois cada vez que vejo sempre aprendo mais e mais. Vc mudou a frente da planta? gostei muito da primeira frente, é a minha preferida, mas a segunda tbm ficou muito boa.

Muito legal seu substrato, uso um bem paracido só que com um pouco mais de matéria orgânica, pois aqui no nordeste o sol é meio cruel. 😄 Belo trabalho de aramação e excelente nebari da planta, o que só vem a confirmar sua dedicação e trabalho em torno desta arte.

Abraços
Sérgio Barbosa.
Charles15/09/2006 15:23
Oi Sérgio...

Suas palavras são motivadoras... 😄 .. muito legal...
Na verdade, quando fotografei, nem me preocupei com a planta ou sua frente... mas sim o processo de replantio. Também prefiro a frente da 1a. foto! 😉
Também concordo que seu substrato deva ter mais matéria orgânica... e ajustes como este valem para cada região do Brasil...
Aramação é um trabalho que curto bastante... mas o nebari... reconheço que tenho uns bons anos ainda pela frente... 🙄 🙄

Abraço,
Charles
Angela Fernandes16/09/2006 15:47
Meu bom GAROTO !!!!! 😉 😉 😉

Bela explanação a sua !!!!!! Fiquei maravilhada pelo seu poder de síntese com qualidade...

A planta já era linda e agora ficou mais bela ainda.....

Quer dizer que você a "descabelou" um pouquinho ????

Quer dizer que você utiliza carvão em todo o substrato ????
Pensei que fosse apenas para azaléa.....

Continue postando fotos do desenvolvimento de sua calliandra.

Quando vejo qualquer postagem sua, corro em abri-la porque com certeza estarei aprendendo.

Abraços
Angela Fernandes
Felipe Frango Zappala16/09/2006 18:59
Ótima planta e ótimo trabalho...

Faz poucos dias estavamos discutindo em outro tópico sobre lavagem ou não de raízes no transplante, e esse tópico veio bem a calhar como exemplo... acho importante aqui utilizar a teoria que eu chamo de "Teoria NickFury", que é aquela que nada esconde do mais novato:
Lavar raízes de plantas como essa, com essa estrutura, ok. Funciona bem. Foi aplicado ainda Superthrive, o que vai garantir um ótimo enraízamento.

Outro ponto é o substrato usado... ótimo em aeração, ótimo por não compactare rapidamente, porém, nem em sonho esquecer de regar 1 dia sequer, porque depois nem Superthrive resolve. Aqui na região em que eu moro, recentemente troquei todo esse tipo de substrato... não aguentava nem 2 horas no sol pleno. Tinha que ser regado 4 vezes ao dia no verão.

Abraços.
Charles18/09/2006 11:24
Oi Ângela...
Agradeço seus comentários menina!.. sempre gentis... 🙄 😂 😂

Sim, eu descabelei um pouco aquela menina, mas pela poda de raíz que fiz, ela poderá perder o que sobrou de folhas, e depois rebrotar...
Sobre o carvão, tenho usado um pouco em todo substrato que preparo. Não que me sejam visíveis ainda suas vantagens, mas li muito a respeito de ser positivo seu uso, desde na absorção de eventuais elementos tóxicos, até no controle de desenvolvimento de bactérias nocivas. Então... tenho usado, algo entre 5 e 10%... 🙄 🙄 🙄

Oi Felipe...

Concordo totalmente e achei bem oportunas suas colocações 🙄 😉
Se, por um lado, é possível lavar as raízes, por outro lado, não pretendo estimular e, menos ainda, recomendar que se faça isto! 🙄

Como voce falou, ao uso de enraizadores, tipo de subsatrato, clima da região, deve-se somar uma série de outros aspectos como o tipo da planta, tamanho e profundidade do vaso, estado e saúde do enraizamento antes da poda, local da planta, insolaçao, etc.. etc.. etc...

Diria que, havendo qualquer dúvida, a recomedação seria exatamente no sentido de fazer podas menos intensas e usar substratos com maior poder de retenção de água... 😉

Abraço,
Charles
Felipe Frango Zappala18/09/2006 12:05
OK Charles, só mesmo alguém com seu nível para mostrar isso aí na prática.
Fora isso, que beleza de caliandra... se você tiver fotos de alguns estágios dessa planta pode me enviar? Acho sempre esse o melhor material de estudo.

Abração
Charles20/09/2006 09:54
Oi Felipe...

Ultimamente tenho me esforçado prá fotografar os estágios de alguns trabalhos, mas confesso qua fotografia não é minha praia!!! 🙄
Dessa calliandra é pouco provavel que eu tenha fotos delas nos estágios iniciais... 😢
Pretendo, a partir de agora, registrar um pouco melhor alguns trabalhos... 😉

Abraço,
Charles
Felipe Frango Zappala20/09/2006 10:04
Legal Charles... até qu enfim encontrei alguém que como eu briga com a máquina de retrato. 🙂 Não tenho nada contra, mas também não é muito comigo. A única pena é que a gente perde os registros de desenvolvimento. Até 1 ano e meio eu fazia, agora deixei, mas acho legal.

Abração
Ivanil Pimentel Vieira21/09/2006 22:06
Charles,

Vi alguns cortes das raízes da planta.
Vc costuma usa pasta em todos os cortes nas raizes mais grossas?

Um abraço,

Ivanil
Charles21/09/2006 22:39
Oi Felipe...
É.. eu me esforço prá fotografar.. gostaria de documentar melhor... mas não tem jeito.. fica pelo mínimo indispensável... 😢 🙄 😂

Oi Ivanil...
Há anos deixei de usar pasta selante nas podas de raízes. Eu nunca consegui notar diferença... 🙄 🙄 Também acho que o fato de aplicar a pasta nas raízes molhadas, replantar o bonsai e manter o subrato sempre úmido, penso que pasta sequer consiga se fixar bem e ser tão eficaz quanto nas podas aéreas... 🙄 😂

Quanto a isso, também gostaria de saber opiniões dos colegas...
Pessoalmente não notei problemas por não mais aplicar pasta nas raízes grossas...

Abraço,
Charles
Ivanil Pimentel Vieira22/09/2006 13:25
Olà Charles,

embora em poucas oportunidades,por ser ainda iniciante, mas sempre usei pasta cicatrizante para evitar contaminação por fungos.

Mas se vc nunca teve problema, por que não proceder da mesma maneira
já que estou usando uma importada que não é muito baratinha não!

Agradeço pela sua atenção,

Um abraço,

Ivanil
Charles24/09/2006 14:07
Oi Ivanil...

As vezes é meio complicado mostrar algumas coisas questionáveis que fazemos, principalmente aquelas que conflitam com as recomedações usuais... 🙄 🙄 🙄
Seja como for, eu apenas coloco aqui o que faço e os resultados que consigo!... Daí a recomendar fazer igual... é muita responsabilidade!... 😲 😲 😂 Vai que não funciona em outras situações?!!... 😲 😂
De qualquer forma, não consegui associar nenhuma perda de bonsai, ao fato de não ter usado pasta nas podas de raízes grossas... 🙄 .... fica a seu critério... 😉

Abraço,
Charles
Ivanil Pimentel Vieira24/09/2006 18:30
Olá Charles,Td.Bem!

Concordo plenamente com tuas colocações.Experiências pessoais devem
ser divulgadas, mas, se aceitas ou não, fica a critério de cada um.

A responsabilidade de dar certo ou não, no meu entender, não é de quem
efetuou os procedimentos, mas sim de quem irá usar o mesmo método.

Sabemos que existe no mundo da arte, muitos fatores que influenciam
de uma região para outra, como temperatura, calor ou frio e uma gama de imprevistos.

Sou da opinião que tudo que deu certo precisa ser passado adiante, para
que outros também se beneficiem.

Agradeço pela atenção recebida!

Um abraço,

Ivanil
Marquitus25/09/2006 11:58
Olá Charles,

Você teria uma foto dela florida?

Pode ser foto antiga!

Gostaria de saber se é a branca, rosa ou vermelha!

Um abraço!
Charles25/09/2006 13:37
Oi Ivanil...
É isso... partilhar o que fazemos, apenas para abrir o leque de opções... que por sua vez... é decisão de cada um... 😉

Oi Marquitus...
Infelizmente não tenho fotos dela florida, mas adianto que as flores são rosa... Quem sabe na próxima floração me lembro de fotografar... 😮ops: 😂

Abraço,
Charles
Marquitus25/09/2006 13:46
Valeu!

Estarei esperando anciosamente!!!

Um abraço!
EBREO08/11/2006 20:28
replantio de calliandra selloi
CARO AMIGO CHARLES, saudacoes ,me felicita muito ver uma planta que eu amo ,sendo tratada desta maneira. como um bonsai de primeira linha. admiro muito o seu trabalho, ja me falavam que voce trabalhava a caliandra muito bem. temos um amigo em comum, VALLENTINI,o cara conhece tudo e todos no bonsai. voltando a caliandra,sempre fiz miserias com ela,florestas,cascatas,tanuky,jin e shari,raiz sobre pedras etc... e a planta brasileira de 1001 utilidades. fico grato se for vizualisado e meus mais sinceros parabens. att. luciano.
Angela Fernandes20/11/2006 12:39
OI GAROTO Charles !!!!! 😂 😂 😂

Tenho paixão por calliandras e as suas então...... 😉 😉 😉

Creio serem poucas as pessoas que trabalham com esta planta, me desculpem se estiver errada.

O Luciano - EBREO - trabalha como ninguém, igual a você.

As calliandras dele são fantásticas... só vendo ao vivo e a cores.

No mais...
Abraços
Angela Fernandes
Charles02/01/2007 22:02
Oi pessoal...

Infelizmente tenho más notícias sobre esta caliandra... 😢
Numa forte chuva de dezembro, o vento derrubou um vaso com um buxinho alto, sobre esta calliandra e ambas foram ao chão... 😢
Isto aconteceu numa noite e só me dei conta do ocorrido no final do dia seguinte, que foi um dia de muito sol, quando fui regar as plantas...
A calliandra estava caída, ainda amarrada ao vaso, porém, todo o substrato havia caído na queda...
Assim, a planta passou quase o dia todo com as raízes expostas ao sol, sem substrato!!! 😢 😢 😢
Tentei recuperá-la, colocando de novo em meia sombra, usando Superthrive e HB-101, mas sem sucesso!

O buxinho, como estava com substrato antigo e mais compactado, sobreviveu sem danos! Os vasos nao se quebraram, pois cairam numa camada grossa de predriscos...

Enfim... é uma pena... mas faz parte do nosso hobby...

Abraços,
Charles
12