Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Durante escorredor e mamadeira...

Amancio11/02/2005 01:33
Durante escorredor e mamadeira...
Bom pessoal, sou novo no hobbie e novo no fórum! Olá a todos! 😄
Como todo principiante, chego cheio de dúvidas...
Durante o escorredor e mamadeira posso realizar podas? Posso aramar minha planta?
Estava pensando em comprar uma muda de tuia ou ficus, estas são recomendáveis para principiantes? Se não, quais vocês recomendam?
Abraço a todos! E conto com a ajuda (preciosa) de vocês!
gago12/02/2005 08:51
falaee Amancio, eu tambem sou principiante mais to ciente que se voce podar a raiz voce nao poderia coloca-la na terra adubada, quanto aramar ai ja nao sei, é melhor deixar uma pessoa mais experiente falar melhor aqui
Sergivaldo12/02/2005 10:28
Olá Amâncio,

O "mamadeira" é utilizada quando desejamos que a planta cresça com mais intensidade e, conseqüentemente, engrosse mais rapidamente. Segundo informações dos mais experientes nessa técnica, quando as raízes da planta começarem a sair pelos orifícios do escorredor, deve ser colocada sobre uma bacia com bastante matéria orgânica, especialmente esterco bovino.

Podas de raízes não se justificariam pelos motivos já citados pelo nosso colega Gago. Esse tipo de poda também iria provocar um retardamento no crescimento da planta, o que, ao meu ver, seria um contra-senso.

Em relação à da estrutura aérea, não vejo problemas. Ademais, se deixarmos a planta crescer demasiadamente, poderemos ter mais dificuldades em educá-la como bonsai. Da mesma forma, a aramação também pode ser efetuada, lembrando que os cuidados deverão ser redobrados, pois como a planta terá um crescimento mais acelerado, o risco do arame marcar os galhos será bem maior.

Se eu estiver errado, solicito aos mais experientes que me corrijam.

Um abraço,

Sergivaldo
Alexandre S. Coelho12/02/2005 11:51
Olá Amäncio, seja bem vindo ao fórum !!!

Olha, quanto as primeiras perguntas estou com o Sergivaldo.