Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Durante escorredor e mamadeira...

Amancio11/02/2005 01:33
Durante escorredor e mamadeira...
Bom pessoal, sou novo no hobbie e novo no fórum! Olá a todos! 😄
Como todo principiante, chego cheio de dúvidas...
Durante o escorredor e mamadeira posso realizar podas? Posso aramar minha planta?
Estava pensando em comprar uma muda de tuia ou ficus, estas são recomendáveis para principiantes? Se não, quais vocês recomendam?
Abraço a todos! E conto com a ajuda (preciosa) de vocês!
gago12/02/2005 08:51
falaee Amancio, eu tambem sou principiante mais to ciente que se voce podar a raiz voce nao poderia coloca-la na terra adubada, quanto aramar ai ja nao sei, é melhor deixar uma pessoa mais experiente falar melhor aqui
Sergivaldo12/02/2005 10:28
Olá Amâncio,

O "mamadeira" é utilizada quando desejamos que a planta cresça com mais intensidade e, conseqüentemente, engrosse mais rapidamente. Segundo informações dos mais experientes nessa técnica, quando as raízes da planta começarem a sair pelos orifícios do escorredor, deve ser colocada sobre uma bacia com bastante matéria orgânica, especialmente esterco bovino.

Podas de raízes não se justificariam pelos motivos já citados pelo nosso colega Gago. Esse tipo de poda também iria provocar um retardamento no crescimento da planta, o que, ao meu ver, seria um contra-senso.

Em relação à da estrutura aérea, não vejo problemas. Ademais, se deixarmos a planta crescer demasiadamente, poderemos ter mais dificuldades em educá-la como bonsai. Da mesma forma, a aramação também pode ser efetuada, lembrando que os cuidados deverão ser redobrados, pois como a planta terá um crescimento mais acelerado, o risco do arame marcar os galhos será bem maior.

Se eu estiver errado, solicito aos mais experientes que me corrijam.

Um abraço,

Sergivaldo
Alexandre S. Coelho12/02/2005 11:51
Olá Amäncio, seja bem vindo ao fórum !!!

Olha, quanto as primeiras perguntas estou com o Sergivaldo.
Em relação as espécies que citou, o ficus a meu ver é o mais indicado, as tuias são plantas muito problemáticas 😂 🙄 ... recomendaria tb espécies como o buxinho, serissa, primavera, caliandra, eugënia, pitangueira... que são de fácio cultivo. Agora se vc quer ter uma conífera de todo jeito (e quem não quer?), acho melhor começar com um jacaré (juníperus horizontalis) ou até mesmo o shinpaku.

um abraço
Sergivaldo12/02/2005 21:58
Ops, esqueci das espécies...

Concordo com o Alexandre e acrecentaria a jaboticabeira.

Um abraço,

Sergivaldo
Amancio13/02/2005 09:57
Muito obrigado pelas respostas.
Tinha pensado na tuia, pois aqui em casa é cercado de coníferas, principalmente tuias, enormes. Então pensei em fazer uma miniatura delas... 😉
Mas acho que vou começar com uma jaboticabeira, que também acho uma planta muito interessante. Alguém tem fotos de bonsai de jaboticabeira para eu dar uma olhada?
Mário A G Leal13/02/2005 10:21
Pitanga
Amancio, não se esqueça da pitanga. É uma árvore muito bonita e suas folhas mudam de cor entre o verde claro e o escuro, amarelam, passam pelo vermelho rubro. É uma árvore que todo o bonsaísta deveria ter pois é muito representativa em nossa flora. Assim como a jabuticaba, de fácil manutenção como todas as nativas.
Sergivaldo13/02/2005 11:28
Amancio escreveu:
Muito obrigado pelas respostas.
Tinha pensado na tuia, pois aqui em casa é cercado de coníferas, principalmente tuias, enormes. Então pensei em fazer uma miniatura delas... 😉
Mas acho que vou começar com uma jaboticabeira, que também acho uma planta muito interessante. Alguém tem fotos de bonsai de jaboticabeira para eu dar uma olhada?

Olá Amâncio,

A jabuticaneira é uma das minhas espécies preferidas. Eis alguns dos meus bonsai:

Um abração,

Sergivaldo
Amancio13/02/2005 13:58
Você saberia me dizer com quantos centímetros estãos estes aí?
Charles13/02/2005 14:56
Oi Amancio.... seja bem vindo...

Estou totalmente de acordo com os comentários do Sergivaldo sobre cuidados no escorredor e mamadeiras. Com voce já tem diversao por um bom tempo, além de dar às suas plantas condições muito boas.

As espécies sugeridas são boas para quem começa e tem resultados bem legais...

Sergivaldo..... devagarinho vou conhecendo suas plantas e estas jaboticabeiras estão demais !!!.... 😲 ... muito bonitas mesmo....!!!

Parabéns cara!!!

Abraço,
Charles
Felipe Frango Zappala13/02/2005 15:32
Sergivaldo, esse segundo vaso foi adquirido aonde?

Outra dúvida: Você começou com essas jaboticabas através de mudas ou sementes?

Abração
doolombo14/02/2005 01:20
Felipe, tenho um vaso igual ao da segunda foto do sergivaldo e comprei ele da ceramica petrópolis, o único problema são os trincos que ele apresentou com o tempo (igual ao da foto)
Felipe Frango Zappala14/02/2005 01:28
Fernando, mas justamente esse aspecto "craquelado" (como louça antiga) é que me chamou a atenção...
Obrigado pela informação.
Estou indo descansar um pouco, amanhã é dia...

Abraços.
Sergivaldo14/02/2005 09:24
Amâncio,

Essas plantas têm, aproximandamente, 50 cm de altura.

Felipe,

O Fernando está certo: trata-se do famoso 😮ops: 😮ops: 😮ops: vaso Petrópolis.
Todas essas plantas foram cultivadas a partir mudas adquiridas em viveiro. Tinham em média 2 m de altura e estavam em latões de 20 l.

Charles,

Legal que tenha gostado dessas jabuticabeiras. Obrigado pelo elogio.

Um abração,

Sergivaldo
quarte21/02/2005 02:59
Sergivaldo escreveu:
Amâncio,

Essas plantas têm, aproximandamente, 50 cm de altura.
(...)
Todas essas plantas foram cultivadas a partir mudas adquiridas em viveiro. Tinham em média 2 m de altura e estavam em latões de 20 l.

Sergivaldo

Sergivaldo,
Fiquei curioso em relaçao ao q vc disse sobre a sua jaboticabeira. Como vc transformou uma muda de 2 m de altura em um bonsai com 50 cm? Eu achava q eu teria q encontrar mudas bem pequenas para conseguir mantê-las pequenas dentro de um vaso de bonsai ...
Quer dizer que eu posso pegar uma muda já mais "madura" e depois diminuí-la? Qual é a vantagem de se fazer isso?

Abraco,

Daniel
Felipe Frango Zappala21/02/2005 03:13
Fala Daniel,

você pode, e até deve, mas eu particularmente acho um tanto complicado...
pense que nesse caso, você vai ter que usar algumas técnicas avançadas.
Podas em troncos (quase sempre) e galhos mais grossos... Raiz pivotante mais longa (Principalmente frutíferas) e dependendo da formação, pode até ser que demore mais (esteticamente falando) a se tornar um Bonsai do que uma muda adquirida menor...

Entretanto, eu já vi colegas conseguirem mudas bem desenvolvidas e com galhos de calibres harmoniosos com o tronco... aí é bem rápido e bacana o resultado.

Acho que quando você for comprar uma muda dessas, é bom estar com algum colega experiente, para examinar bem o potencial dela.

Analogamente, é comum a gente ver prés, bem mais caros do que Bonsai, isso porque muitas vezes esse pré tem mais potencial à curto e médio prazo do que o próprio Bonsai.

Mas acho que como experiência, é muito válido.

Sergivaldo, quando você responder, me por favor me corrige caso eu tenha dito alguma besteira.

Abraços.
quarte21/02/2005 03:50
Fala Felipe,

Imaginei q a tecnica fosse avançada, tanto q eu, totalmente novato na área, nem conseguia imaginar como essa diminuição seria feita ...
O interessante foi que eu vi essa mensagem do Sergivaldo horas depois de ter voltado do supermercado aonde eu vi um ficus a venda com mais ou menos 60 cm de altura. A minha esposa sugeriu que eu o comprasse para transforma-lo em bonsai, mas eu respondi q achava q era impossível transformar uma planta daquele tamanho em um bonsai. Agora já sei q é possível, mas ainda é muito avançado pra mim ... vou ficar de olho nas mudas menores.

T+

Daniel
Felipe Frango Zappala21/02/2005 04:02
Daniel, para mim também, mas no entanto, outro dia compreo 2 mudas de jaboticaba com mais de 1,5m... pensei bastante quando podei as copas e agora vou observar bem a planta daqui para frente... no inverno, vou reduzir a massa radicular, e depois esperar as novas brotações para definir um pouco a nova copa e o estilo. Mas tenho certeza de que isso vai çevar ainda alguns anos, para ficar com uma boa aparência.

O ficus é uma espécie que eu acho bem simples de se trabalhar e se adapta à qualquer clima. Eu tenho um pré, que compre como muda (1,35m)já faz algum tempo e dele eu já fiz entre estacas e alporquias umas 12 outras mudas e só agora cheguei a definir um pouco o trabalho. Daniel, aonde vc mora? Não consta no seu perfil...

Cara, quer um conselho? Volta lá e compra ele. mesmo que ele não tenha sinuosidade no tronco ou nenhuma boa ramificação na perte inferior, faz estaquia, pois é muito fácil.

P.S. Estou sentino falta do Illex nesses papos noturnos...

Abração
Sergivaldo21/02/2005 11:10

Sergivaldo,
Fiquei curioso em relaçao ao q vc disse sobre a sua jaboticabeira. Como vc transformou uma muda de 2 m de altura em um bonsai com 50 cm? Eu achava q eu teria q encontrar mudas bem pequenas para conseguir mantê-las pequenas dentro de um vaso de bonsai ...
Quer dizer que eu posso pegar uma muda já mais "madura" e depois diminuí-la? Qual é a vantagem de se fazer isso?

Abraco,

Daniel
Sergivaldo21/02/2005 11:10

Sergivaldo,

Abraco,

Daniel

Olá Daniel,

O cultivo a partir de grandes mudas é só mais uma das opções para se fazer um bonsai.

Assim como o cultivo a partir de sementes tem seus encantos, como por exemplo, permite que o cultivador modele totalmente sua planta acompanhando-a deste a germinação, esse método também fascina pela possibilidade que nos oferece em transformar uma planta já bem desenvolvida em um bonsai. Eh semelhante ao que se faz com as plantas coletadas diretamente na natureza (yamadori), com a vantagem de já termos uma planta com as raízes bem desenvolvidas, onde o risco de perda é mínimo.

Qual a vantagem nisto? A maior vantagem é ter uma planta com uma estrutura muito mais antiga que outra cultivada a partir de sementes. Por exemplo, esses meus exemplares de jabuticabeiras têm mais de quinze anos de idade e estou cultivando bonsai a pouco mais dez anos. Há cinco anos adquiri essas plantas. Eu não teria a mínima condição de ter um bonsai nesse porte se tivesse iniciado por sementes.

Há muitas pessoas que não gostam desse método, preferem iniciar por sementes. Tudo é questão de gosto pessoal. Na minha opinião, o que importa é sentir-se bem com o que faz, estar realizado.

Particularmente, gosto de todos os métodos.

Felipe, você está certo, só não acho que sejam necessárias apenas técnicas avançadas para isto. Se, como você mesmo diz, soubermos selecionar uma boa muda para bonsai, isto já será meio caminho andado. Considero uma boa muda aquela que tenha galhos bem distribuídos ao longo do tronco, principalmente se forem baixos, uma curvatura interessante, um bom nebari e galhos não muito grossos.

A escolha da planta vai depender sempre do gosto pessoal. E preciso ver o bonsai que está escondido dentro de cada planta.

Se encontrarem uma planta com uma boa estrutura, não pensem duas vezes antes de comprá-la. Vejam como são feitos os bonsai dos grandes mestres japoneses, em especial Masahiko Kimura e Takeo Kawabe.

Um abração,

Sergivaldo
Felipe Frango Zappala21/02/2005 12:54
OK Sergivaldo,

Sei lá, o que eu penso é que isso é muito particular em cada espécie... uma planta adulta, é bem difícil de se encontar com bom desenho de raízes e com boa sinuosidade... a estética e diametro entre galhos e tronco podado é quase sempre um desafio... Igualar isso, além de paciência e tempo, acho que requer bastante experiência.
Como alguém já disse aqui, você é um escultor de plantas! O seu trabalho é realmente maravilhoso (posso falar sem pudor).

Abração
quarte21/02/2005 22:28
Felipe Frango Zappala escreveu:

O ficus é uma espécie que eu acho bem simples de se trabalhar e se adapta à qualquer clima. Eu tenho um pré, que compre como muda (1,35m)já faz algum tempo e dele eu já fiz entre estacas e alporquias umas 12 outras mudas e só agora cheguei a definir um pouco o trabalho. Daniel, aonde vc mora? Não consta no seu perfil...
Abração

Felipe,

Gostaria q vc me explicasse o q são estacas e alporquias e como produzi-las. Descobri q no meu condominio existem várias espécies de ficus e q se for só um caso de arrancar um galho e plantar, poderei em breve exportar mudas ... hehehaha
Quanto a localização, moro no Rio.

T+
Felipe Frango Zappala21/02/2005 22:50
Daniel, o ficus particularmente é uma espécie que pega muiro bem por estaquia... se você possui materia prima com facilidade, não será necessário se preocupar com alporquia então... mas é sempre bom saber o que é e para que serve.

Aqui nesse endereço você encontra ótimos textos sobre os 2 assuntos.

http://www.bonsai.vserver.com.br/bonsai.html

Abração.
Sergivaldo22/02/2005 08:16
Felipe Frango Zappala escreveu:
OK Sergivaldo,

Sei lá, o que eu penso é que isso é muito particular em cada espécie... uma planta adulta, é bem difícil de se encontar com bom desenho de raízes e com boa sinuosidade... a estética e diametro entre galhos e tronco podado é quase sempre um desafio... Igualar isso, além de paciência e tempo, acho que requer bastante experiência.
Como alguém já disse aqui, você é um escultor de plantas! O seu trabalho é realmente maravilhoso (posso falar sem pudor).

Abração

Fala Felipe!!!

Eu vou estar sempre afirmando que não é tão difícil quanto parece, da mesma forma que não é tão fácil transformar uma muda, a partir de uma semente, em bonsai.

É claro que, além do conhecimento das técnicas fundamentais, a criatividade e habilidade individual é que fará a diferença.

Quisera ser um escultor!!! - sou apenas um obstinado.

Um abração,

Sergivaldo