Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Areia de Praia

Felipe Frango Zappala12/02/2005 16:08
Areia de Praia
Gente, hoje me ocorreu uma dúvida...

Em visita à casa de um amigo, o mesmo me deu 3 mudas de acerola, em bom estágio de desenvolvimento e já com alguns anos de vida...
Entretanto, as plantas nasceram embaixo de um grande pé de acerola, por sementes que cairam no chão, e o solo é areia de praia quase pura... no local, existem muitas frutíferas e a adubação que ele usa nelas, é o próprio material orgânico (Galhos folhas, espinha de peixe, etc.) decomposto, também existe um galinheiro no local...

Ocorre que as mudas foram retiradas quase sem o torrão, por ser areia fina, se desmancha e sairam quase que na mão, sem ferramentas.

Será que essas mudas vão se desenvolver bem em terra preta??

Abraços.
Raijin12/02/2005 16:36
resiste sim
Zappala eu tenho ótimas experiências com acerola ela é extremamente resistente a transplante fora de época e mesmo com poucas raizes eu aconselho a usar um substrato com pedrisco 30% terra preta com grãos grandes tipo 4mm 60% e fibra vegetal tipo pó de xaxin 10% faça o transplante sem socar a mistura e deixe a planta na meia sombra por duas a tres semanas depois é sol direto eu uso esse substrato e minha acerolas estão lindas e com muitas folhas, vale lembrar que se suas mudas estiverem com poucas raizes sera necessario diminir as folhas deixe uma quantidade meio balanceada! 😈
Felipe Frango Zappala12/02/2005 18:11
OK Mago, também tive que fazer uma poda, pois estavam já com o ápice bem desenvolvido, então houve a redução das folhas.

Obrigado pela ajuda.

Abração