Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Urina de V A C A: Fertilizante e repelente

bergson12/02/2005 21:13
Urina de V A C A: Fertilizante e repelente
Pessoal,

Repasso para vocês um fertilizante e repelente natural que venho utilizando em minhas plantas. O custo é baixo, a duração é longa, o resultado é muito bom. Apenas uma observação, a urina a ser coletada é apenas das vacas que procriaram, pois nelas é que possuem os hormônios e nutrientes que devemos utilizar.

Espero ter ajudado

[]s

bergson

Urina de vacas: A substância é rica em nutrientes e pode ser usada como fertilizante e até como repelente de insetos.

A urina, além de fornecer nutrientes e substâncias benéficas às plantas, não custa dinheiro, não é marca registrada de empresa, não causa risco à saúde e é tão ou mais fácil de aplicar que agrotóxicos.

Na urina de vacas encontram-se vários nutrientes. Entre eles, nitrogênio, fósforo, manganês, boro, cobre, zinco, sódio, cloro, cobalto, molibdênio, alumínio (abaixo de 0,1 ppm) e os fenóis, que são substâncias que aumentam a resistência das plantas.

Também encontra-se o ácido indolacético, que é um hormônio natural de crescimento das plantas. Portanto, o uso da urina sobre os cultivos tem efeito fertilizante, fortificante (estimulante de crescimento) e também efeito repelente devido ao cheiro forte.

Como preparar: A urina deve ser colhida e logo após envasada em recipiente fechado por, no mínimo, três dias antes de usar. Bem vedada, a urina poderá ser guardada por até um ano.

Como usar: Diluir a 1% (um litro de urina em 100 litros de água). Fazer pulverizações semanais em hortaliças, em frutíferas e demais plantas a cada 15 dias. Para utilizar no solo, junto ao pé da planta, diluir a 5% (5 litros de urina em 100 litros de água) a cada 15 dias.
Sergivaldo12/02/2005 21:54
Fala Bergson!!!

Quem diria, hein? Até a urina das vacas são aproveitadas.

Um abração,

SErgivaldo
bergson12/02/2005 22:16
Sergivaldo,

Inicialmente tomei conhecimento em um curso que fiz no SEBRAE sobre cultivo de flores em 1998, e essa informação consta também na página de Mário.

Minha peocupação ao produzir plantas é baratear o custo, que seja na adubação ou no substrato. Sempre uso o que está disponível. Não adianta inventar formulações se não conseguirmos manter os gastos em um patamar viável.

[]s

bergson
Sergivaldo12/02/2005 22:22
É verdade, Bergson.

Fico muito feliz quando vejo o conhecimento ser partilhado com todos, sem interesse econômico. Isto aumenta ainda mais os laços de amizade entre os foristas.

Confesso que nunca usei a urina de vacas mas, qualquer dia desses vou fazer um teste para analisar os resultados. Vou encomendar alguns ml do produto. 😂 😂 😂

Um abração,

Sergivaldo
doolombo12/02/2005 23:24
como fazer pra coletar a urina das vacas????
eh melhor aproveitar qndo vai tirar o leite??? pois ela ja vai estar amarrada?

abraços
bergson13/02/2005 08:53
Fernando,

A coleta deve ser feita no momento da ordenha, que é quando o animal expele a urina. Use um balde grande. Este produto é realmente bom. Teste e confirme.

Sei que nem todos terão acesso a esse produto, e outros acharão loucura. Mas todo bonsaísta de cientista e louco tem um pouco.

[]s

bergson
Mário A G Leal13/02/2005 09:45
Embrapa
Bergson, importante a sua lembrança de mais esta possibilidade na administração de nossas árvores.
bergson25/02/2005 06:16
Apenas para complementar, coloco a urina em recipiente de dois litros e em saco escuro (de três a cinco dias), para ocorrer a transformação em uréia.

Não confundam com Guaraná!!!!

[]s

bergson
Analucia27/02/2005 10:48
Cuidado!!
Achei este topico interessante... pensei em fazer a pergunta que o Fernando fez... me foi respondida... Mas depois de ver a urina em garrafa PET, devo dar minha opinião:
Realmente parece guaraná... então, vale rotular e bem rotulada, principalmente pra criançada (que na maioria é curiosa!!) e pras pessoas distraidas (aki em casa tinha uma garrafinha de coca de 600 ml com tinta automotiva cinza escura, e minha mãe deu uma golada pensando q era coca-cola light lemon... ainda bem q ela não engoliu, mas experimentou a tinta.... nem preciso dizer q minha mae é distraida!!!!)

Mas tenho uma pergunta:
O cheiro é muito forte?? é que varias pessoas colocam seus bonsai dentro de casa por alguns dias pra decorar.... e com cheiro de urina de v a c a num seria legal!!

abraços!!
bergson27/02/2005 11:20
Cara Ana,

A questão do cheiro é mínima, pois a diluição é grande: quando nas folhas é a 1% (um litro para 100 de água) e no solo 5% (05 litros para 100 de água), mas por precaução deixe a planta fora por 24 horas (apesar de nunca ter sentido cheiro forte após a aplicação).

Espero ter ajudado.

[]s

bergson